terça-feira, 16 de março de 2010

O político mais votado do Estado

Um número que impressiona: 3.885.424. Essa é a quantidade de votos que o senador Garibaldi Alves Filho acumula nas 10 eleições que participou; e que garante a ele o título de político potiguar que mais recebeu votos na história do Rio Grande do Norte. A descoberta desta marca vem em boa hora. Este ano Garibaldi Filho está comemorando suas ‘bodas de esmeralda’ com a política, segunda paixão com a qual sua mulher, Denise Alves, sempre teve de dividi-lo.

A carreira política dele começou há 40 anos, quando elegeu-se para a Assembleia Legislativa, ainda pelo MDB. Desde então, além de ser deputado estadual, Garibaldi Filho foi prefeito de Natal, senador (está no segundo mandato) e governador do Estado por duas vezes. Recentemente, em 2008, o político obteve mais uma marca de exclusividade: tornou-se o único potiguar eleito por votação direta para presidir o Congresso Nacional.
Everton DantasGaribaldi Filho: 40 anos de política; 3,8 milhões de votos e diversas obras duradouras como a barragem de Umari, em UpanemaGaribaldi Filho: 40 anos de política; 3,8 milhões de votos e diversas obras duradouras como a barragem de Umari, em Upanema

O namoro de Garibaldi Filho com a política começou quando ele ainda era criança e participou da campanha ‘Cruzada da Esperança’, que levou seu tio, Aluízio Alves, ao governo do Estado. Adolescente, atuou no jornalismo político, trabalhando no rádio e em jornal impresso. Depois, com 18 anos, Garibaldi Filho foi nomeado chefe da Gabinete Civil do prefeito de Natal eleito Agnelo Alves.

A cassação dos direitos políticos de seu pai, Garibaldi Alves; e de seus tios, Aluízio e Agnelo Alves em 1969, sacramentou a relação que Garibaldi Filho já nutria com a política. Em 1970, veio o casamento de fato: ele candidatou-se a uma vaga na Assembleia Legislativa e elegeu-se com 22.266 votos (o mais votado da época). O ex-deputado estadual Antônio Câmara foi seu companheiro de parlamento naquela época. E destaca que Garibaldi Filho “sempre foi um homem que se identificou com o povo”. “Ele honra o Rio Grande do Norte. Pela seriedade, pela vocação política e pela consciência que possui de sempre querer ajudar os mais necessitados”, afirmou.

Outro que conhece o senador desde o início de sua carreira política é o ex-deputado estadual Roberto Furtado, que também foi vice-prefeito de Natal na gestão Garibaldi Filho, de 1986 a 1988. De acordo com ele, o político sempre foi muito ligado às classes sociais mais necessitadas. “Ele é um político sério, correto e honesto”, afirmou.

Nesses 40 anos de vida política, uma das pessoas que também acompanha a trajetória de Garibaldi Filho é o padre Pio Hengsens, da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Morro Branco. Ele recorda que conheceu Garibaldi Filho ainda nos tempos da Ditadura, quando o senador era contrário ao Regime. Segundo o padre, Garibaldi nunca mudou seu jeito de ser, mesmo depois de tantas eleições. “É uma pessoa muito humilde e simples. E sempre visa o bem comum”, afirma. E acrescenta: “Acho que ele é um político de verdade. É íntegro, exemplar e ouve os mais humildes. A gente nota isso com a convivência”.

O jornalista Woden Madruga - que foi auxiliar de Garibaldi Filho quando ele foi prefeito (secretário de Turismo) e governador (presidente da Fundação José Augusto) - observa que o sucesso do senador, em grande medida, se deve ao fato dele possuir vocação para a política. “Ele nasceu nesse ambiente, cresceu e se tornou líder porque gosta e sabe fazer política. Sabe servir a seu povo. E tem essas características que lhe diferenciam: é humilde e sabe ouvir o povo”.

Mais um que está ao lado de Garibaldi Filho desde os anos 1970 é o deputado federal Henrique Eduardo Alves, que também completa 40 anos de vida política em 2010. “Garibaldi é uma das vidas públicas mais honradas, mas dignas, mais respeitadas e das mais vitoriosas”, disse. E acrescentou: “É um cidadão, homem público e chefe de família exemplar. Me honra muito estar ao lado dele nesses 40 anos”, afirmou.

Exemplo

Durante sua passagem pela presidência do Senado, em 2008, sua postura independente foi muito elogiada. Exemplo disso foi o editorial publicado pelo jornal Estado de São Paulo enaltecendo a medida que proibiu a contratação de servidores sem concurso público. E o depoimento dado pelo presidente do Conselho de Administração da Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter: “Há pessoas que, mesmo sob a maior pressão, não perdem o humor nem a criatividade. Sempre com um estado de espírito leve, o senador Garibaldi Filho consegue conduzir os mais variados temas sem perder a profundidade nas soluções de questões complexas e a contundência necessária para posicionar-se politicamente. Este perfil humano diferenciado, de uma simplicidade cativante, faz com que pessoas tenham respeito e um enorme apreço de conviver e ouvir Garibaldi Alves Filho”

Esta semana que passou, Garibaldi Filho recebeu mais uma demonstração de reconhecimento de seu trabalho em prol das prefeituras do Brasil. Em reunião da Confederação Nacional dos Municípios, o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, afirmou que “se todos os parlamentares do Congresso tivessem o comprometimento que o senador Garibaldi Filho sempre teve com as causas municipalistas, nossas reivindicações seriam agilizadas e os projetos não ficariam parados”. E acrescentou: “Garibaldi sempre foi um defensor das causas municipais”.

Obras marcantes permeiam vida política

“O senador é um político de credibilidade e que nunca se cansou de trabalhar pelo Rio Grande do Norte. Em todas as funções que ocupou, ele demonstrou credibilidade e disposição para trabalhar”. A declaração é do atual prefeito de Currais Novos, Geraldo Gomes (DEM), que conhece Garibaldi Filho desde os tempos do MDB. A história política do senador comprova o que ele diz. De acordo com o jornalista João Batista Machado, no livro “Resgate da Memória Política”, foi Garibaldi Filho prefeito quem “introduziu a campanha do leite para as famílias carentes”; duplicou a avenida João Medeiros Filho; e enfrentou o problema das lagoas de estabilização; entre outras obras, como escolas e hospitais.

Como governador, anos depois, novamente ele priorizou a área social “levando o programa do leite a todos os municípios do Estado”. Foi o governo Garibaldi Filho também que criou as Centrais do Cidadão e construiu o Complexo Viário do 4º Centenário. Contanto, de todas as obras, a que mais marcou foi o Programa de Recursos Hídricos, que promoveu a construção de sete adutoras. Esse conjunto promoveu a distribuição de água para 46 cidades (Mossoró, por exemplo) e 145 pequenas comunidades, beneficiando uma população de 544.249 habitantes. As adutoras, as Centrais do Cidadão e o Programa do Leite até hoje são continuados pelo governo que sucedeu Garibaldi Filho.

Além de distribuir, o programa de recursos hídricos também desenvolveu obras voltadas à reserva de água. Exemplos disso são as barragens de Santa Cruz (em Apodi), de Umari (em Upanema) e de Carnaúba (entre os municípios de Caicó e São João do Sabugi). Juntas, as três acumulam 918.524.550 de metros cúbicos. Quando foi presidente do Congresso, contando com o apoio do deputado Henrique Eduardo, Garibaldi Filho conseguiu empenhar R$ 102 milhões em emendas para os municípios do RN. E incluir no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a reforma do terminal salineiro de Areia Branca e o projeto de irrigação da barragem em Apodi.

No Senado, Garibaldi Filho aprovou recentemente a anistia para 5 mil policiais, impedindo que eles perdessem o emprego. Por meio de outros projetos que tramitam no Senado, ele propõe ainda a criação de um seguro-desemprego para os agricultores vitimados pela seca; a regularização trabalhista para as trabalhadoras domésticas; e ainda a destinação para asilos e orfanatos de produtos apreendidos em operações de repressão à pirataria e ao contrabando.

Nenhum comentário: