sexta-feira, 19 de março de 2010

Iberê faz cirurgia para retirar nódulo do pulmão

O vice-governador Iberê Ferreira se submeteu na noite de ontem a uma cirurgia para retirada de um nódulo no pulmão. O procedimento foi realizado pelo médico Roberto Kalil, o mesmo que trata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A cirurgia começou às 20h30 e até o fechamento desta edição, às 23h, ele ainda não havia saído do centro cirúrgico. A previsão era de que a cirurgia seria concluída na madrugada. O primeiro boletim médico sai hoje entre 10h e 12h.

Júnior SantosIberê Ferreira:  videotorascoscopia não deve atrapalhar posse nem campanha pela reeleiçãoIberê Ferreira: videotorascoscopia não deve atrapalhar posse nem campanha pela reeleição




















O nódulo foi diagnosticado durante checape no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, mesma unidade hospitalar onde foi realizada a cirurgia. O nódulo foi considerado pela equipe médica como sendo “de origem desconhecida”, mas com um tamanho muito pequeno.

No início da tarde de ontem, a direção do Hospital Sírio Libanês emitiu o primeiro boletim médico. No comunicado, é informado que desde o dia 16 Iberê Ferreira estava na unidade se submetendo a uma avaliação médica de rotina, foi quando a equipe diagnosticou um “nódulo pulmonar de origem indeterminada”. Além do médico Roberto Kalil, também tratam do vice-governador os médicos Paulo Hoff e Riad Younes.

A cirurgia realizada ontem foi por “videotorascoscopia”, que tem como característica ser usada em diagnósticos e terapêuticos minimamente invasivos.

A expectativa é que o vice-governador receba alta em quatro dias. No entanto, o retorno para Natal ainda não foi agendado porque ele deverá permanecer, em repouso, na capital paulista por mais alguns dias após deixar o hospital Sírio Libanês.

O vice-governador Iberê Ferreira se submeteu a cirurgia a exatos 13 dias de assumir a titularidade do Executivo. No dia 31 de março está confirmada a renúncia da governadora Wilma de Faria, que se desincompatibilizará para disputar uma vaga no Senado Federal.

Já Iberê Ferreira assume o Governo para uma administração de oito meses. Ele tentará a reeleição, sendo candidato pelo PSB. Quando assumir no dia 31 de março, o vice-governador dará posse aos novos secretários. Entre eles, estão confirmados o engenheiro Leopoldo Rosado para a Secretaria chefe da Casa Civil, o desembargador Cristóvam Praxedes para a Secretaria de Segurança e Defesa Social e o engenheiro Lázaro Mangabeira para Secretaria de Recursos Hídricos.

“Voltarei em breve para continuar minha luta”

A pouco mais de dez horas de se submeter a uma cirurgia para retirada do nódulo no pulmão, o vice-governador Iberê Ferreira concedeu, por telefone, entrevista a TRIBUNA DO NORTE. Ele se mostrou otimista e disse que está se preparando para retornar ao Rio Grande do Norte “com todo gás”.

Qual o seu sentimento nesse momento, horas antes do procedimento cirúrgico?
Sou uma pessoa que tenho uma capacidade... Ontem (quarta-feira) quando o médico disse da intervenção, evidente que levei um choque, foi o primeiro choque. Logo depois, ao invés de ficar pensando, fui pragmático: se estava com problema, teria que resolver e procurei logo resolver. O médico ainda disse que eu poderia voltar para Natal, tomar posse (no Governo) e um mês depois voltar para fazer a cirurgia. Mas quando a gente está no trabalho se envolve muito e aí essa cirurgia seria muito adiada. Não tinha sentido ficar com isso na cabeça, sem saber o que é. Passei todas as minhas energias para resolver (o problema). Conversei com os meninos (os filhos) e decidi que seria o mais breve possível. Estou muito animado. Aqui (em São Paulo, onde fazia o checape) eu estava cheio de caderno (com projetos políticos). Mas desliguei tudo. A minha prioridade é a saúde. Só posso governar bem se estiver bem de saúde.

O médico disse que a cirurgia não precisava fazer logo de imediato.
É verdade. Mas eu decidi tirar logo e quero chegar com todo gás ao Rio Grande do Norte. Não se sabe a natureza desse nódulo, é desconhecida. Mas está muito precoce, muito pequeno e é melhor ver logo. Mesmo que seja a pior hipótese já estaremos em vantagem por ele (o nódulo) ser muito pequeno e ter sido diagnosticado precocemente.

O senhor está ansioso para assumir o Governo?
Não sei se a palavra seria ansioso. Sei do peso da responsabilidade, isso é uma grande responsabilidade e há uma expectativa que se cria em torno d e você.

O senhor parou toda articulação política mesmo?
Parei tudo. Parei mesmo. Deletei aqui e vou cuidar da saúde.

O que dizer nesse momento em que está a poucas horas da cirurgia?
Estou confiante. Espero ser bem sucedido e em breve voltarei para continuar minha luta e o trabalho em favor do Rio Grande do Norte.

Sua luta eleitoral?
Minha luta política eleitoral.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: