quarta-feira, 31 de março de 2010

China é o país que mais investiu em energia verde em 2009


Estudo promovido pela empresa Pew Environment Group mostra que a China foi o país que mais investiu em “energias verdes” no ano passado. A pesquisa provocou espanto, por conta da política chinesa de crescimento econômico desenfreado e sem critérios ambientais definidos. Foram levadas em consideração a geração de energia eólica e solar, por exemplo.

Ainda de acordo com o estudo, todos os países que formam o G-20 (o grupo dos países mais ricos do mundo) foram responsáveis por 90% de todo o investimento no setor, que foi de US$ 110 bilhões. No ranking, o Brasil ficou na sexta posição.

Ao listar os planos de crescimento, o Brasil também se destaca: quer aumentar o volume de investimentos em 148%; está atrás apenas da Turquia, que prevê ampliar seus desembolsos em 178%, e da China, com mais de 200% de ampliação.

Em 2009 a capacidade instalada de energia reutilizável cresceu para 250 gigawats, o bastante para iluminar cerca de 75 milhões de casas. É o equivalente a 6% de toda a energia do mundo.

Nenhum comentário: