terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Partidos já articulam proporcional


Se de um lado os candidatos da majoritária fecham as chapas, do outro as legendas já começam a articular para compor as alianças proporcionais para deputados federal e estadual. Nessas discussões políticas, um dos fatores observados é o quociente eleitoral. As alianças fechadas com legendas maiores exigirão mais votos de cada candidato para ganhar uma vaga no Legislativo.

E nesse foco há partidos com dificuldades para compor aliança na proporcional. O PSB é um exemplo disso. Com três deputados candidatos a reeleição, Gustavo Carvalho, Larissa Rosado e Márcia Maia, e o filho da governadora Wilma de Faria, advogado Lauro Maia, já declarado na disputa, os peessebistas poderão sair sem aliança na disputa para proporcional.

“O PSB se preparou para várias alternativas. O nosso desejo é fazer aliança porque temos a compreensão de que hoje o mundo é de parcerias e o partido tem pautado a agenda política com alianças”, comentou o secretário geral do PSB, Genildo Pereira.

Ele observou que os partidos pequenos estão buscando se aliar na proporcional com outras legendas menores. “Alguns partidos não querem se unir com quem já tem uma chapa proporcional com número expressivo”, frisou Pereira. Ele adiantou que o PSB tem uma lista de 21 pré-candidatos a deputado estadual e de 6 a deputado federal.

Na disputa para Câmara dos Deputados, além da deputada federal Sandra Rosado, a única representante da ala potiguar do partido naquela Casa, entre os candidatos a federal estão o vereador Adenúbio Melo e há possibilidade também da vereadora Júlia Arruda entrar na disputa.

Nenhum comentário: