domingo, 10 de janeiro de 2010

Após ordem de premiê, jogadores do Togo decidem abandonar torneio

Depois de jogadores da seleção do Togo terem confirmado a participação , o primeiro-ministro do país, Gilbert Houngbo, disse que a equipe deveria abandonar a Copa das Nações Africanas. O capitão Emmanuel Adebayor, anunciou que os atletas voltariam para casa sem jogar.

Segundo ele, os jogadores haviam decidido participar do torneio como homenagem aos mortos no ataque sofrido na província angolana de Cabinda quando viajavam de ônibus rumo ao torneio. "Infelizmente o chefe de Estado e as autoridades do país tomaram uma decisão diferente, então vamos fazer as malas e voltar para casa", disse Adebayor.

O primeiro-ministro do Togo, Gilbert Houngbo, se declarou contra a decisão de jogadores da seleção de futebol do seu país e disse que o grupo deveria voltar para casa. "Se um time ou algumas pessoas se apresentarem sob a bandeira togolesa, vai ser uma falsa representação", disse o premiê. No ataque, o assessor de imprensa do time, o auxiliar técnico e o motorista do veículo morreram.

Mapa mostra a localização da região angolana de Cabinda (Foto: Ilustração/G1)

Mais cedo, a equipe de futebol do Togo havia decidido jogar na Copa Africana de Nações, segundo jogadores.

A equipe chegou a declarar que abandonaria o torneio, mas o meio-campista, Alaixys Romão, afirmou ao jornal francês "L'Equipe", no fim da noite de sábado (9), que o time concordou em permanecer na Copa e ficar na província angolana de Cabinda para o primeiro jogo da equipe do Grupo B contra Gana, na próxima segunda-feira (11). "A decisão foi tomada por unanimidade", disse Romão.

Ameaça de violência

O grupo separatista angolano que fez o ataque ameaçou neste domingo (10) realizar novas ações violentas contra a Copa Africana das Nações.

Em entrevista à agência de notícias France Presse, Rodrigues Mingas, responsável pelo grupo, disse que ataques são contra a realização de partidas da competição na região de Cabinda. "Isto vai continuar porque a nação está em guerra", disse. "As armas continuarão falando."

A declaração foi feita dois dias após o ataque de sexta-feira (8) do grupo separatista Forças de Libertação do Estado de Cabinda (FLEC) contra o ônibus em que viajava a delegação de futebol para disputar o campeonato.

Além das três mortes já foram confirmadas, o goleiro Kodjovi Obilalé, que atua pelo GSI Pontivy (FRA), sofreu uma lesão neurológica e ficará internado sob tratamento intensivo. O jogador corre o risco de ficar paraplégico.

Alerta e ataque

Segundo uma autoridade ligada ao futebol africano, a seleção do Togo foi advertida a não viajar de ônibus para a província angolana de Cabinda.

O ataque ocorreu cinco meses antes de a vizinha África do Sul sediar a Copa do Mundo, tornando-se o primeiro país do continente a organizar o evento.

Virgilio Santos, uma autoridade do COCAN, o comitê organizador da Copa Africana de Nações, disse ao jornal "A Bola" que nenhum time deveria viajar de ônibus por Angola.

Nenhum comentário: