sábado, 9 de janeiro de 2010

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) vai iniciar em breve pesquisas de campo para procurar por jazidas de minério de ferro no Rio Grande do Norte. A empresa publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem um pedido de licença ambiental para fazer pesquisas nos municípios de Riachuelo e São Paulo do Potengi.


O pedido foi enviado ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) e é assinado pelo gerente de novos negócios da CSN, Antonio Abdo Junior.

A CSN solicitou ao Idema licença prévia para pesquisa mineral “para a atividade de pesquisa geológica utilizando os métodos de geofísica terrestre e amostragem de solos em trincheiras, em área rural do município de São Paulo do Potengi” e outra licença prévia para pesquisa mineral “para a atividade de pesquisa geológica utilizando o método de geoquímica de solos, em área rural dos municípios de Riachuelo e São Paulo do Potengi”.

Por telefone, a analista de novos negócios da CSN, Priscila Venturini, explicou que a empresa faz pesquisas do Rio Grande do Norte há dois anos.

“Fizemos pesquisas geofísicas aéreas e agora, com esse pedido, vamos iniciar as pesquisas de campo. Contratamos empresas terceirizadas para fazer essa busca por minério de ferro e devemos ter os primeiros resultados no meio deste ano. Se forem positivos, em breve poderemos iniciar a exploração de minério de ferro aí no Rio Grande do Norte”, disse Priscila Venturini, direto de Belo Horizonte.

Como não ainda dispõe dos primeiros resultados, a analista de novos negócios da CSN disse não poder prever o quanto a possível instalação da empresa no Estado para explorar o minério de ferro poderia representar para a economia local.

“Só poderemos fazer essa análise após a chegada dos primeiros resultados. Por enquanto tudo ainda é muito cedo”, concluiu.

A Companhia Siderúrgica Nacional foi fundada em 9 de abril de 1941 e iniciou suas operações em 1º de outubro de 1946. Como primeira produtora integrada de aço plano no Brasil, a CSN é um marco no processo brasileiro de industrialização. A empresa foi privatizada em 1993.

A CSN já atua no RN. A empresa tem participação em duas companhias ferroviárias: a MRS Logística, que gerencia a antiga Malha Sudeste da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), no eixo Rio de Janeiro - São Paulo-Belo Horizonte, e a Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), que opera a antiga Malha Nordeste da RFFSA, nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: