quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

ACARI PROMOVE CONFERÊNCIA‏



Acari promove sua 2ª Conferência das Cidades

A busca por uma qualidade de vida digna à população e transformar as cidades em espaços mais humanizados é desafio para qualquer gestão pública. Pautada nesse propósito, a Prefeitura Municipal de Acari promove a 2ª Conferência Municipal das Cidades, no próximo dia 20 de janeiro (4ª feira), que será realizada na sede do Municipal Clube de Acari. As propostas do evento buscarão debater e formular um relatório contendo ações e metas para o combate das desigualdades sociais, ampliando o acesso das pessoas à moradia, saneamento, transporte, entre outros aspectos políticos e de infraestrutura.

Este ano, a temática da Conferência será: “Cidades para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social”. O Coordenador Geral, Sérgio Enilton da Silva, explicou que o evento busca, sobretudo, propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças e necessidades individuais e coletivas para a formulação de proposições e formas de execução das políticas de desenvolvimento urbano e suas áreas estratégicas.“Pensando nisso foram feitas ao longo de todo o mês de janeiro reuniões preparatórias onde os segmentos escolherão seus representantes. Ao todo serão 100 participantes de acordo com as categorias de delegados, suplentes e convidados de diversas entidades que irão participar das discussões durante toda a conferência”, afirma Sérgio Enilton.

A Conferência será composta de painel de abertura, mesas de debates, grupos temáticos, plenária de deliberação e eleição de delegados para participar da conferência estadual. O evento está direcionado para representantes dos poderes Legislativo e Executivo, representantes dos movimentos sociais e populares, de sindicatos de trabalhadores, além de representações empresariais, Organizações Não Governamentais (ONGs) e entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa.

Sérgio Enilton lembra que a Conferência instituída no governo Lula pelo Ministério de Estado das Cidades, foi absorvida pela gestão municipal por ser um instrumento de caráter popular e participativo. “Uma das grandes conquistas da Conferência será a institucionalização do Plano Diretor como instrumento de planejamento para o desenvolvimento urbano e do CPF (Conselho, Plano e Fundo Municipal da Cidade). Tais instrumentos irão orientar as políticas públicas urbanas”, revelou.

Na oportunidade, o Vice-Prefeito Alexandre Augusto Fernandes (Prefeito em Exercício) destacou a importância deste evento onde as mudanças acontecem no município em todas as áreas. “Como dirigentes públicos, temos a responsabilidade de nos atualizarmos. Durante a 2ª Conferência Municipal das Cidades de Acari elegeremos nossos representantes para defender nossas idéias em outras instâncias para obtermos melhores resultados possíveis”, afirmou.

Já o Prefeito Antonio Carlos Fernandes de Medeiros, também enfatizou que o trabalho dos movimentos sociais e ONGs é de relevância para o desenvolvimento urbano do município, lembrando do papel social de cada representante. “Junto com a importância, vem à responsabilidade de cada um de nós, em utilizarmos ao máximo o conhecimento e nos tornarmos multiplicadores de idéias” afirmou.

Na opinião da Secretária Municipal de Administração Marluce Medeiros, a conferência reunirá o trabalho de todas as secretarias municipais de Acari. “A Conferência é a demonstração de responsabilidade do município para que ações acompanhadas por técnicos aconteçam e sejam trabalhadas em conjunto com harmonia com o meio ambiente de forma sustentável”, disse.

Segundo Virgínia Dantas, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico afirmou que
os trabalhos serão desenvolvidos com propostas viáveis e efetivas para melhorar nossa cidade. C
onsidera a conferência um dos eventos mais importantes do ano sob o ponto de vista do planejamento das cidades. "A conferência das Cidades possibilita um momento diferenciado para o planejamento e desenvolvimento urbano", afirmou.


Sérgio Enilton
Acari - RN

Nenhum comentário: