sábado, 16 de outubro de 2010

Outubro Rosa: Seção de Assistência Médica e Social dissemina campanha

Outubro é o mês de uma campanha internacional pela informação e prevenção do câncer de mama. O Outubro Rosa, como o movimento ficou conhecido, tem origem nos Estados Unidos, país em que o Congresso instituiu outubro como o mês nacional de combate ao câncer de mama para que fossem unidas várias ações isoladas de Estados americanos. O rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra esta doença. Atualmente, o movimento ganhou o mundo e busca unir a população, empresas e entidades nessa luta.

A Seção de Assistência Médica e Social do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte entra na campanha e quer disseminar a ideia da prevenção entre as servidoras. De acordo com a Portaria 553/2010, da Presidência, mulheres com mais de 40 anos devem realizar mamografia periodicamente, o que significa uma vez por ano, segundo recomendação do Ministério da Saúde. O exame é fundamental para o diagnóstico precoce da patologia, que é o tipo de câncer que mais acomete a mulher.

O Instituto Nacional do Câncer estima que somente em 2010 haverá 49.240 novos casos da doença Brasil. A incidência cresce com a progressão da idade, aumentando drasticamente acima dos 40 anos e sendo a segunda causa de morte entre as mulheres entre 40 e 59 anos no país. Além disso, fatores de risco como história familiar, menarca (primeira menstruação) precoce, menopausa tardia (acima 52 anos), nuliparidade (não ter filhos) e dieta rica em gorduras saturadas contribuem para a sua incidência.

Com informação e exames periódicos, no entanto, contribui-se cada vez mais para um aumento do diagnóstico precoce, que assegura, na grande maioria dos casos, um bom prognóstico para a doença. As formas mais eficazes para a detecção inicial são o exame clínico e o exame de mamografia.

A SAMS ainda alerta que é importante que todas as mulheres tirem suas dúvidas, procurem seu ginecologista ou mastologista, tenham uma vida saudável, façam os exames periodicamente, e busquem e massifiquem as informações sobre o câncer de mama.
 
Fonte:  Publicado por: Tatiana De Souza
Ultimas Notícias, Site do TRE/RN

Nenhum comentário: