segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Na Câmara Federal apenas uma cara nova na bancada do RN


A renovação nos quadros da  Assembleia Legislativa, a partir de 2011, será de 30%, ao passo que  os representantes do Rio Grande do Norte na Câmara Federal serão praticamente os mesmos a partir do próximo ano. A exceção é a saída do deputado federal Rogério Marinho (PSDB) que cede a vaga para o candidato do PV, Paulo Wagner. O pevista foi beneficiado pela robusta coligação “Por um Rio Grande do Norte Melhor”, que teve mais de 400 mil votos e tem, entre os eleitos, os deputados João Maia (PR) e Henrique Alves (PMDB), respectivamente segundo e terceiro colocados. Paulo Wagner teve a 55 mil votos, menos da metade do conseguido pelo tucano.
A coligação composta pelo PMDB, PV e PR elegeu nove deputados, um terço do quadro de parlamentares da Assembleia Legislativa; “A Força da União”, da futura governadora Rosalba Ciarlini (DEM) comporá sete assentos no legislativo estadual; a “Vitória do Povo”, do candidato derrotado Iberê Ferreira (PSB), ocupará seis cadeiras na Assembleia; e “Coragem para Mudar”, de Carlos Eduardo Alves”, um candidato, Agnelo Alves. Os deputados eleitos Fernando Mineiro (PT) e Fábio Dantas (PHS) conquistaram o espaço na  casa legislativa através de coligações solitárias.
As mudanças na Assembleia Legislativa ficam por conta da saída do presidente da casa, Robinson Faria (PMN), eleito vice-governador; do candidato a vice na chapa de Carlos Eduardo Alves, deputado Álvaro Dias (PDT); os deputados Lavoisier Maia (PSB), Paulo Davim (PV) e Wober Júnior (PPS), que não concorreram à reeleição, além da derrota de José Adécio (DEM) e Luiz Almir (PV).
Os novos deputados estaduais são o ex-prefeito de Santa Cruz, Luiz Antônio de Farias, o Tomba; o filho do vereador Dickson Nasser, Dibson Nasser (PSDB); o ex-prefeito de Parnamirim Agnelo Alves (PDT); o filho do diretor geral do DNOCS Elias Fernandes, Gustavo Fernandes (PMDB); o filho do ex-prefeito de Assu Ronaldo Soares, George Soares (PR); o filho do deputado Arlindo Dantas, Fábio Dantas (PHS); e o vereador de Natal, Hermano Morais (PMDB).
O deputado estadual Antônio Jácome, do PMN, que concorreu à reeleição, obteve a votação mais expressiva, com 54.709 votos, ou 3,18% da preferência do eleitorado; Ezequiel Ferreira de Souza (PTB) apareceu em seguida com 51.840 votos (3,01%) e Walter Alves em terceiro com 50.585 votos ou 2,94%. Entre os novatos, Luiz Antônio de Farias, o Tomba, apareceu como sexto colocado. Ele pontuou 49.686 votos (2,89%). O último colocado foi o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), com 24.718 votos. O petista foi beneficiado pelo coeficiente eleitoral de sua coligação. Obteve, por exemplo, quase 11 mil votos a menos que o primeiro suplente do DEM, José Adécio.
Entre os favoritos para ocupar uma das vagas no legislativo e que não obteve sucesso no pleito deste ano está o marido da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), o jornalista Miguel Weber. Também na zona de suplentes o deputado Luiz Almir (PV), que tentava a reeleição. O filho da ex-governadora Wilma de Faria, apontado no pleito como sucessor do pai, deputado Lavoisier Maia, o advogado Lauro Maia (PSB) ficou na primeira suplência do PSB. Kélps Lima, apadrinhado político do deputado federal João Maia, ficou na na borda da coligação “Por um Rio Grande do Norte Melhor”.
Entre os suplentes da Câmara Federal ficaram os deputados Rogério Marinho, pela coligação “A Força da União”; Wober Júnior e Adenúbio Melo (PSB), da “Vitória do Povo”;  e a irmã da prefeita Micarla de Sousa, Rosy de Sousa (PV), suplente da coligação “Por um Rio Grande do Norte Melhor”.

Nenhum comentário: