Redação Central, 13 out (EFE).- Até o momento, seis dos 33 trabalhadores que estavam soterrados na mina San José, no norte do Chile, já foram içados à superfície pelas equipes de resgate, a bordo da cápsula "Fênix 2".
Os chilenos Florencio Ávalos, Mario Sepúlveda e Juan Illanes foram os três primeiros a ser resgatados. Na sequência, vieram o boliviano Carlos Mamani e os chilenos Jimmy Sánchez e Osmán Araya.
Após horas de trabalho, os socorristas tiveram de interromper o resgate para consertar um problema na estrutura da "Fênix 2".
Único estrangeiro do grupo, Carlos Mamani, de 24 anos, é casado com Verónica Quispe e pai de uma menina de um ano e quatro meses.
Ele estava trabalhando na mina San José havia apenas cinco dias quando ocorreu o desmoronamento no local no dia 5 de agosto.
Jimmy Sánchez, de 19 anos, é o mais jovem do grupo. Tem uma filha de três meses e quer se casar com a namorada, Helen Ávalos, de 17 anos. Ele queria abandonar a profissão de minerador e conseguir alguma outra para conciliar com os estudos.
Torcedor do clube Universidad de Chile, durante seu confinamento na mina recebeu uma camisa assinada por todos os jogadores da equipe. Ao sair, portava uma bandeira do clube com os dizeres "Mais que uma paixão, um sentimento".
Osmán Araya, de 30 anos, foi o sexto minerador a deixar a mina San José, a bordo da cápsula "Fênix 2".
Araya é casado com Angélica Ancalipe, de 21 anos, e tem três filhos. Estava havia quatro meses na mina e queria mudar de emprego por causa da insegurança do local.
Os quatro primeiros mineradores resgatados - Ávalos, Sepúlveda, Illanes e Mamani - foram levados de helicóptero ao hospital de Copiapó, cidade mais próxima da mina.