domingo, 10 de outubro de 2010

Ex-BBB é eleito com menor percentual de votos do país

Rio de Janeiro (AE) – Para ganhar R$ 1 milhão na final do Big Brother Brasil 5, o baiano Jean Wyllys expôs sua vida na TV por três meses e conquistou o apoio de 55% dos telespectadores do programa. Na disputa por uma vaga no Congresso, o tímido professor universitário evitou fazer corpo a corpo nas ruas nos três meses de campanha, mas foi eleito deputado federal pelo PSOL com apenas 0,16% dos votos do Estado do Rio.
Em 2011, Jean chegará à Câmara como o parlamentar que conseguiu se eleger com o menor porcentual de votos do País – mas garante que os números não diminuem os méritos de sua candidatura. Apesar de ter ficado famoso no reality show, o nome do programa sequer foi citado por Jean em panfletos e nos breves sete segundos a que tinha direito na propaganda eleitoral de seu partido.
“Eu fiz uma opção que tornou a minha campanha muito difícil, mas quis deixar claro desde o início que a candidatura era do cidadão e não da celebridade”, afirma. “Diziam que eu era burro, que eu deveria explorar isso para aumentar o meu potencial de votos, mas eu me recusei a fazer isso. Me recusei até a fazer a barba”, conta o professor, que não usava barba quando venceu o reality show.
Com 13 mil votos, Jean foi o segundo candidato a deputado federal mais votado do PSOL fluminense, o que lhe garantiu a vaga na Câmara. A legenda conseguiu duas vagas pelo Estado graças à votação expressiva do deputado Chico Alencar, reeleito com 240 mil dos 320 mil votos que o partido recebeu no Rio.
“Não estou indo na carona de ninguém. Eu contei com os votos do Chico, com os meus votos e com os votos dos meus companheiros de partido. Eu batalhei muito para ser o segundo candidato mais votado do PSOL”, diz Jean. “Se a legislação determina que o mandato é do partido, nada mais justo que a vaga vá para o segundo mais votado da legenda.”

Nenhum comentário: