domingo, 31 de outubro de 2010

Dilma é eleita a primeira mulher presidente do Brasil

Dilma Rousseff (PT) é a primeira mulher presidente do Brasil.
CANDIDATURA
Ex-ministra de Minas e Energia e da Casa Civil, Dilma foi alçada já em 2008 à condição de candidata pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que começou então a dar as primeiras indicações de que gostaria de ver uma mulher ocupando o posto mais importante da República.
Em 31 de março deste ano, Dilma deixou a Casa Civil para entrar na pré-campanha.
Cresceu nas pesquisas e chegou a ter mais de 50% dos votos válidos em todas elas, mas começou a oscilar negativamente dias antes do primeiro turno, após a revelação dos escândalos de corrupção na Casa Civil e da entrada do tema do aborto na campanha.
Logo no primeiro debate do segundo turno, reagiu aos ataques que vinha sofrendo e contra-atacou Serra. A partir daquele momento, a diferença entre os dois candidatos nas pesquisas parou de cair.
Dilma se torna neste domingo o 40º presidente da República brasileira.
NOME FORTE
Dilma tornou-se um nome forte para disputar o cargo ao assumir o posto de ministra-chefe da Casa Civil, em junho de 2005, após a queda de José Dirceu no escândalo do mensalão.
No comando da Casa Civil, Dilma travou uma intensa disputa com o então ministro da Fazenda, Antonio Palocci, por causa da política econômica do governo. Enquanto ele defendia aperto fiscal, ela pregava aceleração nos gastos e queda nos juros.
Dilma acabou assistindo à queda de Palocci, em março de 2006, devido à quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa.
Com a reeleição de Lula e sem grandes rivais à altura no PT, Dilma tornou-se, depois do presidente, o grande nome do governo.
Apesar do poder acumulado e do protagonismo que passou a exercer ao lado de Lula, até outubro de 2007 Dilma negava que seria candidata.
MINAS E ENERGIA
Sua atuação à frente do Ministério de Minas e Energia rendera-lhe a simpatia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que enxergou na subordinada, de perfil discreto e trabalhador, a substituta ideal para o posto de Dirceu.
Ela foi indicada para o ministério logo após Lula se tornar presidente, em 2002. No comando da pasta, anunciou novas regras para o setor elétrico além de lançar o programa Luz para Todos –uma das bandeiras de sua candidatura.
O novo marco regulatório para o setor elétrico –lançado em 2004– foi considerado a primeira iniciativa do governo Lula, na área de infra-estrutura, de romper com os padrões do governo FHC, marcado pelo “apagão” de 2001.
A principal característica do novo marco foi o aumento do poder do Estado em detrimento da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
ORIGEM
O pai de Dilma, Pedro Rousseff, veio para a América Latina na década de 30 do século passado. Viúvo, deixara um filho, Luben, na Bulgária. Passou por Salvador, Buenos Aires e acabou se instalando em São Paulo. Fez negócios na construção civil e com empreitadas para grandes empresas, como a Mannesmann.
Já estava havia cerca de dez anos no Brasil quando, numa viagem a Uberaba, conheceu a professora primária Dilma Jane Silva, nascida em Friburgo (RJ), mas radicada em solo mineiro. Casaram-se e tiveram três filhos. Igor nasceu em janeiro de 1947, Dilma, em dezembro do mesmo ano, e Zana, em 1951. A família escolheu Belo Horizonte para morar.
Levavam uma vida confortável. Passavam férias no Espírito Santo ou no Rio. Às vezes, viajavam de avião. Não era uma clássica família tradicional mineira. Os filhos não precisavam ter uma religião. Escolhiam uma fé se assim desejassem. O pai frequentava cassinos, gostava de fumar e beber socialmente.
Quando morreu, em 1962, Pedro deixou a família numa situação tranquila. Cerca de 15 bons imóveis garantem renda para a viúva Dilma Jane até hoje. Um dos apartamentos fica no centro de Belo Horizonte.
Folha On line

‘Eu fui cobrado pela campanha de Serra por causa de Micarla’

O pleito do segundo turno para Presidência da República no Rio Grande do Norte trouxe a primeira grande sequela na relação entre o senador José Agripino Maia, presidente estadual do DEM, e a prefeita de Natal Micarla de Sousa (PV). Embora não use a palavra “rompimento”, o líder do DEM deixa transparecer o afastamento da líder do PV. José Agripino, coordenador da campanha de José Serra no Rio Grande do Norte, chegou a levar a prefeita Micarla de Sousa até o presidenciável tucano, com quem ela acertou o apoio. Mas foi surpreendido, uma semana depois do acordo, com o anúncio da prefeita da capital potiguar apoiando Dilma Rousseff. “Eu fiquei claramente mal perante o meu candidato Serra. Eu fui cobrado pela campanha de Serra  pela posição de Micarla”, comenta. O senador José Agripino confirma que com o pedido de exoneração do secretário municipal de Obras, Demétrio Torres, o DEM não tem mais nenhuma indicação no primeiro escalão da Prefeitura de Natal. No entanto, ele nega que a saída de Torres seja o rompimento. Segundo ele, a exoneração já estava previamente acertada.  Mas, já ratificando o afastamento da chefe do Executivo da capital, o senador do DEM afirma que o partido não pretende fazer indicação para o primeiro escalão de Micarla de Sousa. Para José Agripino os planos políticos necessariamente passam pela eleição desse domingo e pelo desempenho dos partidos nos próximos quatro anos. Mas ao final dessa entrevista ele deixa toda abertura de que poderá se colocar como candidato a vice-presidente da República. “Não quero ser pretensioso, mas tudo é possibilidade. Não quero nem de longe que sua matéria provoque uma manchete: José Agripino se lança candidato a vice-presidente. Por isso falo isso aqui para já vacinar com relação a hipotética manchete. Estou dizendo que é dependendo dos quadros que se expõe, daqui a quatro anos estarei com menos de 70 anos. Quem tem menos de 70 anos não está na perspectiva de fim de vida pública”, diz o senador José Agripino Maia.  Veja os principais trechos da entrevista que José Agripino Maia concedeu a TRIBUNA DO NORTE.

O DEM depois de tantos anos retorna ao Executivo estadual. É o renascimento do Democrata no Rio Grande do Norte?
Não é a ressurreição. É a consagração. Quem foi eleita foi Rosalba que sempre foi democrata. Ela foi prefeita de Mossoró, eleita, reeleita,eleita senadora, eleita governadora. Ela é uma vencedora e sempre foi Democrata. Tive derrota em 1998 para Garibaldi, mas todas as outras disputas o povo me honrou com a vitória. Ao longo do tempo aconteceu derrotas circunstanciais, mas os valores foram preservados.

Quem foi o grande derrotado das urnas?
Quem perdeu. Os números não mentem. Quem ganhou? Ganhou Rosalba, Garibaldi, José Agripino. O PMDB de Garibaldi ganhou, o PMDB de Henrique com a votação dele ganhou. Mas o grande vitorioso foi o Democratas que elegeu a governador e o senador.

Mas quem sai derrotado das urnas?
Perdeu Wilma, perdeu Hugo Manso, perdeu Iberê. O PT foi derrotado violentamente. O PSB esse foi o maior derrotado. O PSB perdeu com Iberê e com Wilma. O PSB elegeu um deputado estadual do grupo da governadora Wilma. Elegeu outros deputados estaduais, mas do grupo da governadora Wilma eram dois filhos e mais outros deputados que a gente sabe que são umbilicalmente ligados a ela.

A prefeita de Natal Micarla de Sousa pelo fato de não ter eleito o marido e irmã sai derrotada das urnas?
Ela não saiu bem.

Qual o sentimento que o senhor tem nesse momento por ver a prefeita em um campo oposto ao do senhor, apoiando Dilma Rousseff, enquanto o senhor apóia José Serra?
Esse é o problema. Ela apoia no segundo turno a candidata do PT, que foi quem mais combateu  candidatura dela quando eu a apoiei e fomos juntos a rua. O grande problema que surge agora é que ele apoia a candidatura do PT que a combateu. Por que eu questiono? A prefeita tem todo direito de tomar o rumo que ela quiser. Ela é PV, eu sou Democrata. O PV liberou suas facções regionais para adotarem a postura que quiserem. Tem todo direito de adotar o rumo que melhor  convier a administração dela. Agora o incomodo que me foi causado com a posição que ela tomou ocorre por ela ter me procurado para que eu intermediasse uma conversa dela com Serra, tendo em vista que o presidente do partido (PV) tinha posição claramente pró-Serra e pedia a ela para articular os diretórios regionais pró-Serra. E nesse sentido ela me procurou. Eu a levei a Serra. Tivemos conversa eu, ela e Serra no começo da eleição do segundo turno. A conversa com Serra era conclusiva, ou encaminhava para trabalho que ela se dispunha a fazer de convencimento em nome da presidência do partido para que os diretórios regionais do Nordeste viessem a manifestar apoio a Serra. Depois desse encontro houve uma semana de interstício e nessa semana, sem que nenhum comunicado, contato fosse feito, recebi um comunicado da prefeita que iria apoiar Dilma. Ela me disse que estavam prometidas vantagens para prefeitura. Ela tem o direito de lutar por essas vantagens, mas fiquei mal porque fui solicitado a intermediar o encontro, o fiz, o encontro ocorreu, o objetivo do encontro remeti para um direcionamento. Mas o posicionamento anunciado foi o contrário do encontro. Eu fiquei claramente mal perante o meu candidato Serra. Eu fui cobrado pela campanha de Serra  pela posição de Micarla. O incomodo dessa situação é esse. Como ela apóia a candidata do PT, começa a ter reuniões do PT, ela começa a criar afinidades de 2008 que são os meus adversários, por isso que digo que o futuro a Deus pertence. Não sei que tipo  de atividades políticas locais serão feitas em função de atividades políticas nacionais que foram feitas em decorrência do apoio de Micarla a Dilma Rousseff.

Ficou fácil para prefeita decidir por Dilma uma semana antes do segundo turno?
Essa pergunta tem que ser feita a ela. Não me pergunte sobre isso.

O senhor está rompido politicamente com Micarla de Sousa?
Não estou rompido com ninguém. Faço constatação: Micarla apoia a candidata do PT. Micarla começa a fazer reuniões com petistas locais. Não sei que afinidades se estabelecerão no futuro entre ela e nosso adversário de 2008.

A saída do engenheiro Demétrio Torres da Secretaria Municipal de Obras tem relação com esse estremecimento político entre o senhor e Micarla?
A saída estava programada e anunciada a ela (Micarla de Sousa).

Mas Demétrio Torres via para o secretariado da governadora eleita Rosalba Ciarlini?
Não há compromisso nesse sentido. Ele saiu porque julgava que precisava de tempo para cuidar dos seus assuntos pessoais, que sua missão a frente da Secretaria municipal estava atendida. Era um desejo pessoal dele que me colocava há bastante tempo.

O DEM ainda mantem cargo no primeiro escalão da Prefeitura de Natal?
Não.

Então com isso o DEM não faz mais parte da administração municipal?
Não. O DEM deseja que ela escolha os auxiliares que melhor convierem ao êxito administrativo dela, sem injunção político partidária. A melhor contribuição que eu posso dar é dizendo claramente que fique a vontade para escolher dentro das conveniências administrativas e políticas, sem injunção política negativa, os auxiliares que melhor ajudem a administração dela. Já que está prometido a ela uma ajuda Federal para o município e eu desejo que ela seja exitosa na administração municipal, nada melhor do que a contribuição do que nós não criarmos nenhuma dificuldade dela com o Governo Federal, até dia 31 de dezembro dese ano, quando o PT ainda estará no poder, retirando da administração  alguém do DEM que é adversário do PT.

Se convocado ou convidado o senhor indicará alguém para o secretariado de Micarla?
Ninguém. Até porque não temos tantos quadros e é possível que Rosalba venha a solicitar alguns quadros do partido para compor o governo dela e os quadros estarão preferencialmente à disposição da governadora.

Que avaliação o senhor faz da administração de Micarla de Sousa?
Ela tem tido dificuldades financeiras, perda de ICMS, crise que determinou queda do Fundo de Participação, apoio negado por parte do Governo Federal, tudo isso foram fatores que prejudicaram a administração de Micarla. Mas eu desejo que ela se recupere e atenda as expectativas do povo de Natal.

A eleição que acontece hoje poderá reverter o quadro pró-Serra no Rio Grande do Norte?
A posição de Serra melhorou muito no Estado eu não tenho dúvida.  Reunimos as regiões todas com as lideranças que nos seguem para fazer o apelo a convocação do voto pró-Serra porque votar em Serra é votar numa ajuda substantiva ao Governo de Rosalba, já que o entendimento de Rosalba com Serra é completo. Quem deseja o sucesso de Rosalba tende a votar em Serra.

Se a candidata Dilma Rousseff vencer o pleito a administração de Rosalba Ciarlini poderá ficar comprometida?
Não, de forma alguma. Quantos governadores de Estados Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, seguramente Pará, seguramente Goiás, Rio Grande do Norte, todos esses Estados vão ficar órfãos do Governo brasileiro que não pode ser do PT, mas do povo do Brasil. Rosalba não estará só. Na hipótese de perder (José Serra) ela estaria na companhia dos mais poderosos Estados da federação que teriam acesso aos programas que não são do Governo do PT, mas do Governo do Brasil e o Brasil é de todos. Rosalba estará protegida por três senadores do Rio Grande do Norte, Garibaldi o pai, Garibaldi o filho e José Agripino. Eu tenho uma posição federal e essa posição será colocada em defesa do Governo do Rio Grande do Norte e no impedimento de eventuais injustiças que venham a querer praticar no Governo de Rosalba.

O senhor derrotou o presidente Lula no Estado?
Não. Essa história de lulismo derrotado, vencedor isso não existe. Lula não derrotou Heráclito Fortes, Tasso Jereissati e nem Marco Maciel, nem César Maia, nem Mão Santa no Piauí. Quem ganhou e quem perdeu foi o candidato com sua capacidade de tecer alianças. A aliança no Rio Grande do Norte foi bem feita, bem articulada, bem compreendida. Era aliança feita, entre Rosalba, Robinson Faria, José Agripino e Garibaldi. A aliança foi montada há um ano e meio. Como foi bem montada ela resistiu a todas as investidas. A aliança foi bem feita, o eleitor aceitava e gostava do trio.

O senhor falou da prefeita Micarla de Sousa que se aproximou do PT, mas o seu aliado, o senador Gaibaldi Filho, também é próximo ao PT e apóia a candidata Dilma Rousseff. O que há de diferente que abala a relação do senhor com Micarla devido o apoio do PT, mas com Garibaldi Filho não ocorre isso?
Micarla de Sousa foi em 2008 contendora de Fátima Bezerra, candidata do PT. Garibaldi estava na nossa aliança se batia contra um candidato do PT fraco e uma candidata do PSB. Micarla fez campanha comigo e só comigo contra o candidato do PT. Lula do PT veio a Natal e destratou Micarla pessoalmente. As razões são somente essas, é de um pretérito próximo. Eu e Micarla estivemos juntos em uma disputa contra uma candidata do PT com provocações políticas e pessoais pela maior liderança do PT que veio aqui pessoalmente. É completamente diferente do quadro com Garibaldi que apoiava minha candidata Democrta e que era incomodado circunstancialmente por um candidato fraco do PT.

O senhor já conversou com a governadora eleita Rosalba Ciarlini sobre o secretariado. Que parcela terá o DEM no secretariado?
O DEM é o partido de Rosalba, é o próprio partido dela. Ela escolherá os secretários dela. Agora acho que nós temos que conversar sobre critério e já conversamos. Quando Micarla foi candidata e eu queria a vitória dela eu abri mão até da indicação do vice. Na escolha dos secretários a deixei completamente a vontade. Ora, se fiz isso com uma candidata  que queria ver eleita e não era do meu partido, que dirá com a candidata do meu partido.  O que Rosalba fará é a escolha criteriosa de secretários sem negociação política partidária que comprometa o êxito do exercício da pasta. Eu duvido que Rosalba escolha o secretário seja de que partido for para agradar o partido. Ela escolherá o secretário em função da qualificação técnica e profissional do titular. Ela vai fazer a composição política do secretariado? É normal que o faça sem comprometimento da qualidade dos titulares que tem que ter continuidade, longevidade da função para que as idéias tenham começo, meio e fim.

O senhor começou essa entrevista dizendo que o DEM sai consagrado das urnas. E por essa situação o partido se habilita a disputar a Prefeitura de Natal?
Não tem nada pensado sobre isso. Na época oportuna a gente vai analisar a situação município por município. Isso exige composição, desejo manter alianças com os partidos que fizeram nossa vitória.

O senhor quer manter aliança com quem?
Com quem for conveniente na época. Com quem tivermos afinidades robustas e robustecidas e mantidas. A avaliação erá feita na época oportuna, com os candidatos corretos.

O nome do deputado federal Felipe Maia está sendo citado como provável candidato a prefeito de Natal.
Essa história está surgindo, mas isso é intriga da oposição.

O senhor tem agora outros oito anos no Senado. Teria sido essa sua última eleição?
Por que estou ficando velho?

Oito anos é tempo considerável.
Eu não sei o que vai acontecer. Vamos ganhar a eleição com Serra? Espero que sim. Se não ganharmos como será a oposição? Se nós ganharmos com Serra, se mantendo o regime de reeleição, Serra será candidato a reeleição? Se Serra não ganhar e Dilma ganhar como será o governo dela? Como estará a oposição? Falar que essa é a última eleição é no mínimo prematuro.

O senhor deixa margens para pensarmos em uma candidatura a vice-presidência da República.
Não quero ser pretensioso, mas tudo é possibilidade. Não quero nem de longe que sua matéria provoque uma manchete: José Agripino se lança candidato a vice-presidente. Por isso falo isso aqui para já vacinar com relação a hipotética manchete. Estou dizendo que é dependendo dos quadros que se expõe, daqui a quatro anos estarei com menos de 70 anos. Quem tem menos de 70 anos não está na perspectiva de fim de vida pública. Se Dilma ganhar, espero que não aconteça, seguramente, meu partido fará oposição. E vou ter o projeto. Ninguém pode excluir ninguém do projeto. A eleição de daqui a quatro anos passa pelo resultado desta eleição e o desempenho dos partidos nos próximos quatro anos.

Fonte: Tribuna do Norte

sábado, 30 de outubro de 2010

Forró do Pulsação se consagra novamente como o maior encontro de gente bonita da Região‏

Beleza, irreverência e um público contagiante marcaram mais uma edição do Forró do Pulsação, na última sexta-feira (29), realizado no Aero Clube de Currais Novos. O evento solidificou-se e transformou-se em uma festa de sucesso num ambiente tranqüilo, seguro e muito convidativo. Gente de todas as idades, universitários, comerciantes, patrocinadores, pessoas de boa índole e apreciadores de toda Região, se reúnem com o objetivo de dançar e curtir um forró Pé de Serra de qualidade, além de desfrutar de uma noite agradável e diferente.
Duas atrações de forró animaram o evento, a banda Bate Coxa que expôs para todos seu repertório pé de serra, resgatando a cultura nordestina e também a banda Só o Mii, que trouxe um repertório eclético, animando os apreciadores do forró eletrizado até as 4h da manhã.
O evento acontece todos os meses e tem grandes parceiros. O Forró do Pulsação ainda trás em seu diferencial, a entrada gratuita de universitários até a meia noite, além de contar com boa parte da imprensa local como a 95 FM, Jornal Expresso, site Pulsação, JeanSouza.com.br, Sidys TV Acabo, programa Currais Novos em Foco apresentado por Gilvan Henrique e Sites e Blogs da região.

Jean Souza Jornal Expresso

Tem petista chamando o Papa Bento XVI de cara de pau. Bacana são os amigos de Dilma e Lula, né? Olha só a cambada…

Fonte: Blog do Robson Pires

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CAMPANHA AGORA É SERRA GANHA A INTERNET

A gente sabe: a eleição não é para ajudante, nem para assistente. Por isso, não dá pra votar em qualquer um. Serra tem história, experiência. E é por esse motivo que a gente vota 45, né? Mas agora, precisamos reforçar a busca pelos votos dos indecisos, das pessoas que votaram na Marina no primeiro turno e até mesmo de quem votou na Dilma. Fiz uma tabelinha de comparação que mostra que, quem compara vota Serra! DISTRIBUA essa mensagem para seus amigos e CONQUISTE NOVOS VOTOS para o 45! > SERRA é mais experiente. Já foi deputado, senador, secretário de estado, prefeito e governador, ministro duas vezes. Sempre foi o mais bem avaliado em todos os cargos que ocupou. >> Dilma foi secretária de Finanças, deixou a prefeitura de Porto Alegre falida e nunca se submeteu ao julgamento do povo. > SERRA é ficha limpa. Em 40 anos de vida pública, nunca se envolveu em escândalos. Honestidade e seriedade são marcas do Serra. >> Dilma é amiga de todos os envolvidos no Escândalo do Mensalão, incluindo José Dirceu, que foi acusado de ser chefe de quadrilha. > SERRA tem idéias próprias. É um realizador reconhecido, não anda na garupa de ninguém. Tem autonomia e enfrenta obstáculos para realizar o que for preciso. Serra faz e acontece. >> Dilma vive na cola do Lula e não apresentou propostas do seu plano de governo! > Serra já fez mais pelo Brasil. Genéricos, mutirões da saúde, o Bolsa Alimentação que virou o Bolsa Família, Seguro Desemprego, o melhor programa de combate à AIDS do mundo. Entre tantas outras, grandes realizações que fazem diferença no dia a dia de milhões de brasileiros. >> E a Dilma é absolutamente despreparada para a função. 60% das obras do PAC estão atrasadas; ela prometeu, mas não entregou moradias do "Minha Casa, Minha Vida" na Bahia, Sergipe e no Pará; e deixou paradas as obras dos metrôs de Salvador e de Fortaleza. Esse vídeo também pode ajudar: http://www.youtube.com/watch?v=YhFG8qmEWjM

Prefeitura de Currais Novos tenta solucionar situação do Abatedouro Público


Após o começo da construção do novo abatedouro público que foi inaugurado em Dezembro de 2008, a administração da época doou o terreno, do então abatedouro velho, localizado no bairro Sílvio Bezerra de Melo à Justiça Eleitoral e Justiça do Trabalho, com o compromisso de entregá-lo em terra planagem, fato que não aconteceu.

Como existia um prazo para a construção do prédio dessas duas instituições e o terreno do abatedouro velho não foi entregue, a atual administração negociou com o DEPARTAMENTO DE PATRIMÔNIO DA UNIÃO um local próximo a UFRN, onde já se encontra construído e em pleno funcionamento.

Acontece que o IBAMA vem fazendo um trabalho em todo Brasil, interditando todos os abatedouros que se encontram irregulares, e no dia 22 de setembro foi realizada uma vistoria no abatedouro de Currais Novos, e o mesmo foi proibido de funcionar, no dia 27, cinco dias depois do ocorrido, foi dada entrada numa Ação de Tutela Cautelar que está em aguardo até hoje pela Justiça Federal, com sede em Caicó, para a liberação provisória de funcionamento, devendo ser feito um TAC (Termo de Ajuste de Conduta), onde será estabelecido um prazo para colocar em funcionamento o novo abatedouro, valendo-se salientar que o construído e inaugurado em 2008, pela a administração anterior, não tem condições de funcionar devido a várias irregularidades.

 Em janeiro de 2009, foi realizada uma vistoria e constatou ausência de muitos recursos, entre eles: falta de água encanada; a caixa de água é de apenas 5.000 litros, onde necessita de uma demanda de aproximadamente 40.000 litros/dia; o tanque de repouso dos animais (curral) foi feito de madeira, o qual deveria ser de alvenaria, além de não comportar a demanda do gado (bem como a fiscalização da CAIXA, pedida pelo MP local, constatou que houve vício de construção, ou seja, o curral não foi construído conforme o projeto original); a lagoa de estabilização de dejetos foi feita de forma inadequada e encontrada danificada; o acesso da BR não foi permitido pelo DNIT, devido sua localização ser próximo a uma lombada, ou seja, acesso perigoso e a distância mínima permitida por lei para construção e funcionamento de um abatedouro de animais deve ser de no mínimo 300m da BR, e o mesmo encontra-se a apenas 4,5m; a gaiola de atordoamento foi feita de madeira, a qual deveria ser de folha de ferro; a câmara fria não foi instalada pela EMATER; o compressor não foi instalado; precisa-se de uma sala para desossa e tratamento de couro e sebo; falta caldeira; não há equipamento e brete para exames de fêmeas; existe também a carência de banheira de aspersão; não tem cortina de ar nas portas externas para evitar entrada de insetos; déficit de salas de inspeção; o tamanho do prédio é incompatível com os equipamentos e apenas 50% dos mesmos foram instalados.
Além de outros ajustes sugeridos pelo veterinário da EMATER local, foi feito um orçamento pelo Engenheiro Civil da Secretaria de Agricultura e da Pesca do Estado do RN, Dr. Silvino Neto, que observou ser necessário para o funcionamento adequado e cumprimento das normas exigidas pelos órgãos competentes, conceder a licença de funcionamento, precisando então se adequar as leis ambientais e sanitárias teria que ser gasto na época (janeiro de 2009), o valor de R$ 384.959,56 (trezentos e oitenta e quatro mil, novecentos e cinqüenta e nove reais e cinqüenta e seis centavos).

Outro fato, é que os antigos proprietários do terreno lutam há quatro anos para receber o valor combinado pela venda da terra, segundo um deles, ouve um erro nos documentos e não conseguem sacar o dinheiro por estar depositado em juízo.

Prefeitura Municipal de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio-Ambiente e Abastecimento, solicitou pela segunda vez por meio de ofício ao Ministério da Agricultura em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar uma nova vistoria, do IDEMA, IBAMA e IDIARN para tentar a liberação de funcionamento do novo abatedouro e aguarda também o resultado da Justiça Federal, a liberação provisória do abatedouro velho.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Currais Novos
Jean Souza

Prefeito Geraldo Gomes e secretários foram entrevistados nesta quinta-feira na Sidys


Prestando esclarecimentos à população de Currais Novos, o Prefeito Geraldo Gomes e os Secretários Carlos Magnos (Administração), José Gomes (Saúde), Chagas de Cristo (Agricultura, Meio-Ambiente e Abastecimento), estiveram no programa TV Cidade da Sidys TV Acabo apresentado pelo Pr. João Batista nesta quinta-feira.
De vários assuntos abordados, o mais debatido foi há dificuldade que as prefeituras de todo Brasil, principalmente do Nordeste vêem passando. “As prefeituras vêem passando por grandes dificuldades, o Governo Federal não vem cumprindo com o FUNDEB, algumas delas estão demitindo os cargos comissionados, mas Currais Novos está com suas finanças em dia. Para isso tivemos que diminuir o ritmo das obras, esperamos que a partir de janeiro tudo volte ao normal”. Afirmou o Prefeito Geraldo Gomes.
O Secretário de Administração Carlos Magnos, também falou sobre as finanças do município, citou o FPM, que a cada ano cai, só que de 2009 para 2010, teve uma redução de 9%, um valor muito alto. “A Prefeitura já repassou dos seus recursos próprios, mais de dois Milhões, para pagamento dos servidores, dinheiro que deveria ser repassado pelo Governo Federal, ou seja, várias ruas deixaram de ser pavimentadas”, afirmou o mesmo.
Outro ponto debatido durante a entrevista foi ha questão do Abatedouro Público, que foi explicada pelo Secretário Chagas de Cristo, afirmando que está fazendo de tudo para resolver o problema, situação que não deveria está existindo se o inaugurado em 2008, pela gestão anterior tivesse sido feito de forma correta.
Quando o tema foi sobre saúde, o Secretário José Gomes, falou sobre o concurso público para provimento de 107 vagas nos níveis médio e superior de escolaridade. Os salários chegam a R$ 7 mil (incluindo gratificações), e as inscrições acontecem de 1 a 12 de novembro.
Os cargos oferecidos são para Agente Comunitário de Saúde, Agente de Controle de Endemias, Auxiliarem de Saúde Bucal, Auxiliar de Enfermagem, Assistente Social, Enfermeiro, Odontólogo, Psicólogo, Médico, Médico Psiquiatra e Terapeuta Ocupacional. Os profissionais atuarão no Programa de Saúde da Família (PSF), Centro de Especialização em Odontologia (CEO) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Currais Novos
Jean Souza

PALAVRA DO PAPA BENTO XVI

O Papa Bento XVI disse que os bispos do Brasil devem orientar politicamente os fiéis, em reunião realizada nesta quinta-feira no Vaticano. As delcarações foram feitas a três dias da realização do segundo turno da eleição presidencial, embora o chefe da Igreja Católica Romana não tenha feito nenhuma citação direta ao pleito. Mas fez referências imediatas quando "projetos políticos contemplam, aberta ou veladamente, a descriminalização do aborto ou da eutanásia".

"Em determinadas ocasiões, os pastores devem mesmo lembrar a todos os cidadãos o direito, que é também um dever, de usar livremente o próprio voto para a promoção do bem comum. Quando, os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas o exigirem, os pastores têm o grave dever de emitir um juízo moral, mesmo em matérias políticas", disse Bento XVI.

O debate a respeito de temas como aborto e casamento homossexual, envolvendo princípios religiosos, praticamente pautou a campanha presidencial no primeiro turno. Algumas lideranças religiosas chegaram a se envolver diretamente, como o pastor Silas Malafaia.


DIGAM SIM A VIDA NÃO VOTEM EM DILMA.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Jardim do Seridó: Projeto Ambiente Limpo chega à Comunidade Zangarelhas‏

A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó-RN, através da Secretaria de Infraestrutura e Coordenadoria de Meio Ambiente, leva o Projeto Ambiente Limpo à comunidade Zangarelhas, onde também fica localizado o Açude Zangarelhas que é responsável pelo abastecimento de nossa cidade, segundo o Coordenador de Meio Ambiente o Sr. Jacinto Severo da Silva, os objetivos principais do Projeto são: distribuir coletores de lixo e conscientizar a população da comunidade quanto ao uso dos mesmos, evitando assim que o lixo seja depositado em locais inadequados e não polua os mananciais e as demais áreas. O referido Projeto já vem funcionando positivamente na zona urbana, como também nas comunidades rurais: Balneário Riacho do Meio, Povoado Currais Novos, Assentamento Catururé e agora no Zangarelhas; já que antes havia uma grande deficiência quanto à deposição do lixo. Então fica uma frase para refletir sobre nosso meio ambiente: “É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.” (Victor Hugo).

Fonte: Jacinto Severo

CERRO CORÁ: PROFESSOR MANETO FAZ MAIS UM ANO DE VIDA


Quem estará completando ano amanhã é meu querido Professor, la de Cerro Corá, MANUEL RODRIGUES NETO (MANETO), Quero que você saiba que sou grato por ter tido como meu professor você um grande profissional, amigo, sua capacidade me ajudou muito para que eu seja o que sou hoje e eu só tenho a te agradecer. Parabéns pelo seu dia e que Deus te abençoe e multiplique essa data por muitos e muitos anos. Que você e sua família estejam sempre com saúde, para que possamos ter essa pessoa maravilhosa que você é.
Um Forte Abraço do seu Amigo e Aluno,

Divino Silva
Bodó/RN

CAICO: ADRIANA ARAÚJO ESTA PARABÉNS


Quem esta completando ano hoje é minha querida amiga, la de Caicó ADRIANA ARAÚJO, Sinta-se abraçada por esse seu amigo de hoje e sempre. Parabéns pelo seu dia e que essa data se multiplique por muitos e muitos anos, para que possamos ter essa pessoa maravilhosa que você é.
Um Forte Abraço,

Divino Silva
Bodó/RN

CHEGOU O MÊS DA ROSA


DOR DE COTOVELO TEM GENTE SE MORDENDO NO SERIDÓ

Em currais novos ontem, o senador reeleito Jose Agripino Maia, e Felipe Maia agradeceram seus votos no seridó e reafirmaram seus compromissos com Bodó e com o Prefeito Avamar Alves. Tanto Agripino como Felipe Maia foram campeão  de votos em Bodó. E eles vão continuar lutando por nós.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

VEM AI !!!


VAMOS TODOS COM A ROSA VOTAR EM SERRA, AVAMAR ALVES FEZ PARTE DA MESA

O Aero Clube em Currais Novos voltou a ser o local escolhido pelas principais lideranças que apóiam a candidatura de José Serra (PSDB) a presidência, para pedir votos ao tucano. A governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) e o senador José Agripino Maia (DEM), além do deputado federal Felipe Maia (DEM) e do deputado eleito Dibson Nasser (PSDB) várias lideranças da região prestigiaram o evento.
A suplente de senadora Ivonete Dantas (PMDB) também estava entre as lideranças. Rosalba e José Agripino aproveitaram a oportunidade e agradeceram a votação que tiveram no Seridó. Os parlamentares ratificaram o apoio ao candidato tucano e pediram o engajamento final na campanha. Os prefeitos: Geraldo Gomes (Currais Novos), Erivan Costa (Lagoa Nova), Nilton Medeiros (Ouro Branco) e Avamar Alves (Bodó) foram. O presidente da Câmara, Erivan Laurentino (São Vicente) e a vereadora Márcia Nobre (Florânia) eram outras lideranças presentes.

Fonte: Marcos Dantas

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Currais Novos: Copa Rural teve início neste ultimo Domingo‏ dia 24


Teve início na tarde deste domingo (24), no Estádio Cel José Bezerra em Currais Novos, a Copa Rural de Futebol de campo. A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, vem dando total apoio a essa modalidade. O evento conta com treze equipes de onze comunidades rurais e tem como propósito a socialização das mesmas. Na ocasião, foram entregues treze kits (terno completo, bola e rede), para cada equipe.

Entre as treze equipes participantes, duas foram finalistas e receberam medalhas, ficando em primeiro, o time Escurinho da comunidade Bom Sucesso e em segundo o Ponte Preta da comunidade Pedra Preta.

Autoridades prestigiaram o momento, entre eles, o Prefeito Geraldo Gomes, o Secretário de Administração Carlos Magnos, a Secretária de Educação, Esporte e Cultura Elisângela Alves, o Secretário de Agricultura Chagas de Cristo e o Secretário de Saúde José Gomes, além de coordenadores do projeto.

“Apesar das dificuldades que as prefeituras vêem enfrentando, não poderia deixar de promover um evento de tão grande importância para o município”. Disse Geraldo Gomes"
Paulo Edilson, presidente do time Bota Fogo da comunidade Namorados, fez grandes elogios ao campeonato “Gostei muito dos ternos, superou todos, gostei também da iniciativa de fazer a abertura no Cel. José Bezerra e a Prefeitura conceder transporte para todos os jogadores, foi um privilégio para eles, outro benefício para nós foi a contratação dos árbitros”, disse o mesmo.

Os próximos Jogos nas comunidades rurais começam a partir do dia 07 de novembro e seu término está previsto para Dezembro do decorrente mês.

Fonte: jean.cnagitos@hotmail.com
Assessoria da P.M. de Currais Novos/RN

Currais Novos:Rosalba Ciarlini, José Agripino e Felipe Maia em Currais Novos nesta quarta-feira


A governadora eleita Rosalba Ciarlini, o Senador José Agripino e o deputado federal Felipe Maia, estarão na manhã desta quarta-feira (27), a partir das 10h, no Aero Clube de Currais Novos. O Prefeito Geraldo Gomes, lideranças do município e de toda região estarão prestigiando o momento. Os candidatos eleitos aproveitarão a oportunidade para agradecer a população, todo apoio dado durante a campanha.

Fonte: Jean Souza / Jornal Expresso

Fumo é associado com aumento do risco de mal de Alzheimer, diz estudo

SÃO PAULO - Fumar muito na meia-idade pode aumentar até duas vezes o risco de desenvolver o mal de Alzheimer e outras formas de demência, segundo uma nova pesquisa publicada na última segunda-feira na revista Archives of Internal Medicine, que sairá em fevereiro de 2011 na edição impressa. O finlandês Minna Rusanen, do Hospital Universitário Kuopio, e colegas dos Estados Unidos e da Europa analisaram dados de 21.123 integrantes de um sistema de saúde na Finlândia que participaram de levantamento entre 1978 e 1985, quando tinham entre 50 e 60 anos. Diagnósticos de demência, incluindo Alzheimer (o tipo mais comum) e demência vascular (a segunda forma mais frequente), foram registrados de 1º de janeiro de 1994, quando a idade média dos voluntários era de 71,6 anos, a 31 de julho de 2008. Um total de 5.367 pessoas (25,4%) foi diagnosticado com demência, com 1.136 deles com Alzheimer e 416 com demência vascular. Os pesquisadores observaram que, em comparação com os não fumantes, aqueles que fumaram mais de dois maços de cigarro por dia no período analisado tiveram um aumento de 157% no risco de desenvolvimento de Alzheimer e de 172% no de demência vascular. Ex-fumantes e pessoas que fumaram menos de meio maço por dia não apresentaram aumento significativo no risco dessas doenças. A associação entre fumo e demência não variou de acordo com a raça ou o sexo dos participantes. Segundo os autores do estudo, sabe-se que o fumo é um fator de risco para acidente vascular cerebral, e o hábito pode contribuir para o risco de demência por meio de mecanismos semelhantes. Fumar também colabora com o estresse oxidativo e inflamações, que se estima serem importantes para a ocorrência de Alzheimer. “É possível que fumar afete o desenvolvimento de demência por meio de caminhos vasculares e neurodegenerativos”, sugeriram os autores. 

Fonte:
Agência Fapesp

MINERADORES DE BODÓ ESTÃO DE LUTO


Faleceu ontem o senhor Luiz de Moura, funcionário da METASA, seu Luis trabalhava já um bom tempo em Bodó por isso era bem Conhecido de todos nós Bodoenses. Ele é da cidade de Currais Novos, segundo alguns colegas de trabalho ele estava se queixando do coração e teria ido dormi ontem. Hoje quando seu Filho foi chamá-lo encontrou-o morto.

Do Blog: para a Família

Eu venho por meio desta mensagem expor todo nosso sentimento pela nossa perda recente. Quero que saiba que estamos aqui para ajudá-lo no que for necessário.

Que Deus ilumine e console a vida de vocês!
De luto,
Divino Silva
Bodó/RN

QUEM MUDA DE IDADE HOJE É A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E PRIMEIRA DAMA DE BODÓ

A secretária de Educação e primeira Dama do Município de Bodó, Alesandra Dantas de Brito, esta completando mais um ano de vida. Sandra tem se destacado pelo seu belíssimo trabalho a frente da secretaria de educação. Ela recebeu vários prêmios nacionais através de sua secretaria, e conseguiu ajudar a nossa cidade a ganhar por duas vezes o selo UNICEF entre outros.

Parabéns,

Sandra que Deus te ilumine para que você possa contribuir muito mais por nossa cidade.



Divino Silva

Bodó/RN

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Currais Novos: Prefeito faz outro concursos Público com mais de 100 vagas

na área de saúdeCom a organização da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), a Prefeitura Municipal de Currais Novos lança edital de concurso público para provimento de 107 vagas nos níveis médio e superior de escolaridade. Os salários chegam a R$ 7 mil (incluindo gratificações), e as inscrições acontecem de 1 a 12 de novembro. Os cargos oferecidos são para Agente Comunitário de Saúde, Agente de Controle de Endemias, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Enfermagem, Assistente Social, Enfermeiro, Odontólogo, Psicólogo, Médico, Médico Psiquiatra e Terapeuta Ocupacional. Os profissionais atuarão no Programa de Saúde da Família (PSF), Centro de Especialização em Odontologia (CEO) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).
As inscrições podem ser feitas no site da Funcern, www.funcern.br, ou presencialmente, no IFRN - Campus Currais Novos (localizado à rua Manoel Lopes Filho, 733, Valfredo Galvão). As taxas custam R$ 60 (nível médio) e R$ 80 (nível superior). As provas acontecerão na data provável de 5 de dezembro de 2010, no município de Currais Novos.

CURRAIS NOVOS: TAMBÉM ESTÁ MUDANDO DE IDADE HOJE É NOSSA AMIGUINHA NEIDINHA



Também está mudando de idade hoje é nossa amiguinha Neide. Quero que você saiba o quanto eu gosto de sua amizade, você sempre procurou me ajudar quando precisei. Espero um dia poder fazer o mesmo, que Deus te ilumine sempre para que você possa continuar sendo essa pessoa maravilhosa que é. Feliz aniversário deste seu amigão de hoje é.

Parabéns minha Amiga.


Divino Silva
Bodó/RN

QUEM ESTÁ COMPLETANDO ANOS HOJE É FRANCIELLY TAVARES






Quem está completando mais um aninho de vida é nossa amiguinha rancielly Tavares (Cielly), Cielly, passará esse dia tão especial com familiares e amigos, que com certeza terá muito bolo festa e o mais importante que é a presença desta pessoa maravilhosa que é você. 



Parabéns minha Amiga


Divino Silva
Bodó/RN

domingo, 24 de outubro de 2010

DIA DO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL EM BODÓ

O SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO RIO GRANDE DO NORTE-SEBRAE/RN, e a PREFEITURA MUNICIPAL DE BODÓ/RN, firmaram parceria e realizou O DIA DO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL, o evento foi realizado nesta quinta dia 21 e teve inicio com a abertura da Sala do Empreendedor Individual, no momento estavam presentes vários empreendedores da cidade, representantes de alguns segmentos e autoridades locais.
O que significa essa parceria?
O objetivo é fixar condições de cooperação técnico institucional entre os signatários, visando à formalização de Empresários Individuais no âmbito do Município de Bodó.
O SEBRAE capacitará os servidores que foram indicados pela Prefeitura e disponibilizará o material de informações relativas aos Empreendedores Individuais. Já o Município disponibilizou o espaço físico e equipamentos solicitados pelo SEBRAE, facilitará também os tramites para formalização dos EI’s no que diz respeito a emissão do Alvará de Licença e Funcionamento ,os partícipes comprometem-se a dar ampla divulgação ao Programa Empreendedor Individual.
Oportunidade de regularização de empreendedores individuais que atuam nas áreas de comércio, indústria e serviços de natureza não-intelectual, compreendendo atividades como lavanderias, bares, açougues, lanchonetes, albergues, fábrica de biscoitos, pedreiros, vendedores, manicures, artesãos, costureiras, mecânicos, pipoqueiros, cabeleireiros, taxistas...
O EI é o empresário individual a que se refere o art. 966 do Código Civil, que tenha auferido receita bruta, no ano-calendário anterior, de até R$ 36.000,00, optante pelo Simples Nacional, que tenha até um empregado e não possua mais de um estabelecimento, nem participe de outra empresa como titular, sócio ou administrador.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Prefeito de Ceará-Mirim exonera todos os secretários e 400 cargos comissionados


Caos administrativo em Ceará-Mirim. A crise na Prefeitura que se arrasta há alguns meses, chega ao seu ápice. O município extrapolou o limite prudencial  e foi avisado pelo Tribunal de Contas do Estado(TCE) que precisava se adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal(LRF). Os gastos do município com pessoal chegaram aos 62%, acima do limite permitido pela Lei que é da ordem de 48% a 49%.
Diante dessa  situação, o prefeito Peixoto reuniu seu secretariado na terça-feira e comunicou a exoneração de todos, inclusive os demais ocupantes de cargos comissionados

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

AVAMAR ALVES ESTEVE PRESENTE COM FELIPE MAIA E LIDERANÇAS QUE APOIARAM SERRA PRESIDENTE EM CURRAIS NOVOS

As críticas das lideranças do DEM marcaram a reunião que aconteceu no Aero Clube de Currais Novos, nesta terça-feira (19). O senador José Bezerra Júnior, o Ximbica e o deputado federal Felipe Maia, ambos do DEM se uniram aos prefeitos Geraldo Gomes (Currais Novos), Erivan Costa (Lagoa Nova), Raimundo Borges, o Novinho (Cerro Corá) e Avamar Alves (Bodó), que tiveram assento à mesa. O anfitrião, iniciou seu discurso garantindo que dará a vitória ao tucano José Serra. "Já demos a vitória a Rosalba, Felipe e Agripino, agora é a vez de Serra", conclamou Geraldo Gomes. O encerramento foi feito pelo deputado federal Felipe Maia: "Eu, como jovem, não tenho coragem de entregar o Brasil a alguém que nunca foi nada, não me deu garantia nenhuma e quer ser logo Presidente do Brasil", alfinetou. Lideranças do Seridó também prestigiaram o evento pró-Serra: os ex-prefeitos Titi Nobre (Florânia), Valdenor Euclides (Carnaúba dos Dantas), Arnaude Macêdo (Parelhas) e líderes como Zé Vander (São Vicente), Chico Lins (São Vicente), Agostinho Fernandes (Tenente Laurentino), Ulisses Potiguar Filho (Parelhas).

Esse é só o comerço...

TIRIRICA PEDE VOTOS E REELEGEU HENRIQUE OLIVEIRA NO AMAZONAS

terça-feira, 19 de outubro de 2010

JARDIM DO SERIDÓ: COORDENADOR DE MEIO AMBIENTE É NOMEADO ADMINISTRADOR DO CENTRO DE ABASTECIMENTO MUNICIPAL.


             


O Prefeito Pe. Jocimar Dantas de Araújo, nomeou o Coordenador de Meio Ambiente do Município, JACINTO SEVERO DA SILVA, para responder, também, pela administração do Centro de Abastecimento Municipal. Jacinto já mostrou sua capacidade, pois o mesmo já ocupou cargos públicos em outras administrações, e sempre realiza excelentes trabalhos. No ano 2000, assumiu as coordenações de Turismo, Esportes e Lazer, que na oportunidade mostrou sua competência profissional. Em apenas 13 meses que esteve à frente dessas coordenações, o Município de Jardim do Seridó foi destaque no turismo, período no qual nossa cidade recebeu cerca de 1.350 turistas, de diversas cidades do Nordeste.

No Esporte, foi um dos idealizadores do campeonato de blocos, até hoje sinônimo de sucesso em público. No lazer, foi um dos principais responsáveis pela criação do carnaval de rua, dando assim oportunidade às pessoas carentes de se divertirem no período carnavalesco, já que antes era um meio oneroso.

Na administração DE MÃOS DADAS COM O POVO, vem fazendo uma verdadeira revolução na área de Meio Ambiente, em menos de dois anos, conseguiu implantar vários projetos na área ambiental, como: PROJETO ADOTE UMA ÁRVORE, projeto este que transformou nossa cidade em uma distribuidora de mudas nativas e frutíferas para várias cidades de nossa região, tornando-se assim uma grande colaboradora para redução do efeito estufa; PROJETO AMBIENTE LIMPO, o qual fez parceria com a PETROBRÁS e receberam 300 coletores de lixo, o projeto ainda implantou a coleta de lixo nas comunidades rurais: Balneário Riacho do Meio, Assentamento Catururé e Povoado Currais Novos; ECOJARDIM, em parceria com a Secretaria de Educação, trabalha diretamente com professores e alunos sobre a problemática ambiental. Há ainda bons Projetos em andamento como, por exemplo, o PROJETO POMAR NA ESCOLA, este irá trabalhar a produção de hortaliças em nossas escolas e mostrar a importância dos orgânicos.

Agora, o Senhor Jacinto Severo, tem mais um grande desafio pela frente, um dos principais objetivos do novo administrador é padronizar a feira livre, tem como meta inicial a organização e a higienização do local, onde são comercializados produtos alimentícios para população.  

Do Blog: Parabéns meu amigo Jacinto, isso só mostra a grande competência que você tem e que o Padre Prefeito Jocimar está reconhecendo. Parabéns você realmente Merece.

Divino Silva
Bodó/RN