A
avaliação periódica da saúde auditiva é essencial em qualquer etapa da vida,
mas torna-se imprescindível durante o desenvolvimento infantil. Podendo
prevenir problemas na comunicação de crianças e conseqüentes quedas no
rendimento escolar. E ela agora é garantida nas escolas municipais de Caicó,
através do projeto Saúde na Escola, desenvolvido por meio de uma parceria entre
a secretaria municipal de saúde e o Instituto Pedro Cavalcanti (IPC).
A
iniciativa já percorreu sete escolas municipais e, dos mais de 1,1 mil alunos
atendidos, cerca de 3% apresentaram alterações auditivas. Nesta segunda (24), o
projeto chegou à Escola Municipal Olívia Pereira Brito, no bairro Paulo VI. Mas,
já visitou as escolas: Paulino Barcelos, Mateus Viana, Severina Brito da Silva,
Hermann Gmeiner, Monsenhor Walfredo Gurgel e Auta de Souza.
A artesã
Layse de Assis diz que agora pode respirar um pouco mais aliviada e agradece a
iniciativa da secretaria de saúde. Ela conta que Marcondes Ezequiel da costa, de
16 anos, aluno da Escola Mateus Viana, sempre teve dificuldades em realizar as
atividades da escola. E os professores e a família entendiam como manha ou rebeldia.
Layse até percebia que ele ouvia a TV em um volume muito alto, mas nunca associou
a questão a problemas auditivos.
“Desde
os três anos percebo que ele é um pouco desatento e quando está de costas não
escuta o que as pessoas falam. Na escola anterior ele foi encaminhado para a psicóloga
que achou que era preguiça, mas na verdade ele não ouvia. No ano passado, as
professoras perceberam que podia ter problemas na audição e me contaram que ia ter
esse projeto. Eu estava aguardando ansiosa, porque não tinha condições de
levá-lo a um otorrino”, comenta.
O
fonoaudiólogo e coordenador do projeto na cidade, Terciano Bezerra, explica que,
logo após, a consulta com o otorrino e realização do exame de audiometria, foi
diagnosticada uma perda moderada da audição nos dois ouvidos do estudante. Marcondes
Ezequiel foi então levado à sede da Unidade de Pesquisa e Diagnóstico Avançado
e Tratamento Especializado (UPDATE), onde passou por exames mais específicos e
foi encaminhado para a doação de um aparelho auditivo no programa de saúde
auditiva do município.
“Quanto
mais cedo o diagnóstico e início do tratamento, melhor para a saúde da criança.
Pois, evita-se que a perda se propague com maior rapidez e se previna problemas
no desenvolvimento na fala e linguagem”, destaca Terciano Bezerra.
O projeto
Quinzenalmente
ou semanalmente, uma escola diferente recebe a visita de equipe de
profissionais de saúde do Instituto Pedro Cavalcanti e da Estratégia de Saúde
da Família do município, munida de todos os equipamentos necessários para a
realização de exames e consultas no próprio local.
Aos
estudantes são oferecidas consultas com otorrinolaringologistas,
oftalmologistas, fonoaudiólogas, dentistas e clínico geral e exames como
audiometria, otoemissão, otoscopia, acuidade visual e auto-refração
computadorizada; além de palestras educativas sobre prevenção de doenças,
aplicação de flúor e escovação. No caso do diagnóstico de problemas, todos são
encaminhados para a realização de tratamentos e exames complementares em
unidades de referência da rede pública de saúde de Caicó.
Aos
professores, são oferecidas consultas com otorrinolaringologistas e
fonoaudiólogas e os exames de espectrografia vocal e laringoscopia, além de
distribuição de cartilhas informativas, mostrando como evitar doenças e os
principais sintomas de problemas. No caso de alterações, todos recebem
encaminhamentos para a realização de exames complementares e fonoterapia no
Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e na Unidade de Pesquisa
e Diagnóstico Avançado e Tratamento Especializado (UPDATE) do programa de saúde
auditiva do município.
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