segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Confrontos entre civis e militares causa a morte de 31 pessoas na Síria

Pelo menos 14 civis e 17 soldados e membros das forças de segurança morreram ontem (9) em confrontos na Síria. As informações são da organização não governamental (ONG) Observatório dos Direitos Humanos.

Por meio de comunicado, a ONG síria informou ainda que sete dos 14 civis foram mortos na cidade de Homs, durante ações do Exército e das forças de segurança. Já os 17 soldados e agentes da segurança morreram em consequência de confrontos com militares desertores.

Os confrontos na Síria ocorreram no mesmo dia em que o presidente sírio, Bashar Al Assad, anunciou que promoverá as reformas políticas reivindicadas pela oposição e pelos manifestantes. Alvo de protestos desde o começo do ano, Assad atribuiu o clima de incerteza na Síria à comunidade ocidental. Segundo ele, o objetivo é desestabilizá-lo.

Assad ameaçou ainda os líderes internacionais que reconhecerem o Conselho Nacional Sírio (CNS) como órgão legítimo. No entanto, a União Europeia deverá celebrar hoje (10) a criação do conselho, que reúne a maioria dos movimentos de oposição.

*Com informações da BBC Brasil e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

* Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: