domingo, 4 de julho de 2010

Os jovens dão as costas aos políticos

O primeiro voto - como tudo que é feito pela primeira vez na vida - ninguém nunca esquece, né? Pois é. Mas há muitos jovens querendo adiá-lo.

Por conta dos sucessivos escândalos de corrupção e pela baixa qualidade de nossos políticos país afora, os jovens de 16 e 17 anos dão uma demonstração de desprezo em relação às eleições deste ano.

Segundo o TSE - Tribunal Superior Eleitoral - houve uma queda de 30% nos pedidos de título de eleitor entre os jovens de 16 e 17 anos - a turma do primeiro voto.

E se um instituto de pesquisa ou qualquer um de nós perguntar, a resposta será fácil: o jovem pouco acredita na classe política. A prisão de um governador em Brasília só reforça a rejeição aos políticos e a tudo que é ligado à política brasileira.

Em 2006, 2,5 milhões de jovens acima de 16 e menos de 18 anos solicitaram o título de eleitor. Ele é facultativo. Este ano, até o encerramento do prazo de pedido do título no início deste mês, 1,8 milhão havia solicitado o documento.

A queda na solicitação dos títulos por parte dos jovens, de 30%, volto a dizer, é ruim para nossa democracia. Quando um jovem adia o direito cívico de votar ele está adiando o exercício da cidadania.

E a cidadania não pode ficar em segundo plano ou ficar para depois.

Ao dar as costas aos políticos, os jovens de 16 e 17 anos dão um recado curto e grosso: ou vocês melhoram a atividade política ou não queremos saber de vocês. E triste do país em que os jovens não acreditam na sua representação política. É o mesmo que não acreditar no próprio futuro.

Fonte: Diogenes Dantas

Nenhum comentário: