terça-feira, 6 de julho de 2010

Diário de Natal e Band promovem primeiro debate entre candidatos ao governo

As regras para a realização do primeiro debate entre os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte foram apresentadas ontem, durante a primeira reunião entre os profissionais de comunicação e marketing que irão acompanhar os pretendentes ao cargo e os representantes da Band Natal e Diário de Natal, veículos que irão promover o debate.

No dia 12 de agosto, às 22h, os candidatos ao governo irão se encontrar, durante duas horas, para discutir ideias, responder perguntas dos adversários e jornalistas e se posicionar com relação às propostas apresentadas. Será a primeira vez que eles se apresentam aos eleitores, tendo em vista que o guia eleitoral começa somente no dia 17 de agosto.

O local a ser realizado o debate ainda será definido. As empresas que promovem o evento irão divulgar o lugar escolhido para o debate até o dia 2 de agosto, quando será realizado um novo encontro.

Participaram da reunião, realizada na sede da Band Natal, e conduzida pelo diretor geral da emissora, Djalma Corrêa, e pelo diretor institucional do Diário de Natal, Miguel Jabour, representantes dos candidatos Iberê Ferreira de Souza (PSB), Carlos Eduardo Alves (PDT), Rosalba Ciarlini (DEM), Sandro Pimentel (PSol), Simone Dutra (PSTU) e Leto (PCB). Na ocasião ficou definido que, durante os intervalos do debate, no máximo dois assessores, por candidato, poderão ter acesso ao seu assessorado na área do estúdio. O debate também contará com a presença de uma plateia, que será convidada pelos dois veículos. Serão enviados convites para instituições, autoridades e jornalistas.

Dinâmica

O debate será dividido em cinco blocos. No primeiro, todos os candidatos responderão a uma pergunta, elaborada pelos departamento de Jornalismo da Band e Diário. Cada candidato terá um minuto para responder e as respostas serão por ordem de sorteio,antes do debate, possivelmente no dia dois de agosto, quando todos os marketeiros e representantes das empresas que organizam o evento, se reúnem novamente. Nosegundo e terceiro blocos, os candidatos fazem perguntas entre si. Serão 30 segundos para os questionamentos e um minuto e meio para as respostas. Além disso, os candidatos têm direito a réplicas e tréplicas de um minuto. A ordem do candidato que fará a pergunta será sorteada ao vivo pelo mediador. De acordo com as regras, o candidato é quem escolhe o outro que vai responder. Todos farão perguntas e, na ordem natural, o candidato só faz uma pergunta e só responde a uma pergunta. Nenhum candidato poderá ser questionado duas vezes. Se algum candidato ficar de fora de alguma pergunta, será realizado um sorteio com nomes "stand-by" para responder e perguntar ao candidato.

No quarto bloco, dois jornalistas, um de cada veículo organizador, farão perguntas aos candidatos. A ordem de participação dos jornalistas será definida em sorteio, realizado ao vivo. Além do jornalista, o mediador também irá sortear o candidato a quem deverá ser feito o questionamento. A responsabilidade sobre o teor das perguntas formuladas pelos jornalistas convidados será do veículo ao qual ele representa. O jornalista terá 30 segundos para perguntar, o tempo de resposta é de um minuto e mais 30 segundos para comentários, que deverá ser feito por um segundo candidato, escolhido pelo jornalista.

As considerações finais serão feitas no quinto bloco. Cada um terá um minuto e meio para falar. Nos intervalos, dois assessores, por candidato, podem conversar com os mesmos.

Por Jussara Correia, do Diário de Natal

Nenhum comentário: