sábado, 10 de julho de 2010

Lula avisa que vai aos comícios após expediente

Dar Es-Saalam, Tanzânia (AE) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou ontem a performance “extraordinária” da candidata petista Dilma Rousseff e prometeu que pretende ir a comícios em horários após o expediente de trabalho, conversar com intelectuais, artistas, empresários e trabalhadores em portas de fábricas. As declarações foram feitas assim que desembarcou na capital da Tanzânia, quarto país do giro pelo continente africano. Na visão de Lula, Dilma amadureceu nos últimos meses. “Há quatro meses, eu disse que, se a minha candidata tivesse dificuldades, eu faria um esforço maior. Não é o que está acontecendo”, afirmou.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre agenda na África e procura demonstrar otimismo com desempenho de Dilma Rousseff
Apesar de apostar na vitória de sua candidata, Lula acha que Dilma não precisará muito dele. “Qualquer entendedor de política sabe que ela está tendo uma performance acima da expectativa pelo tempo de campanha”, disse. “Portanto, acho que ela vai precisar menos de mim”.

Lula destacou a força dos meios de comunicação e sinalizou que a campanha de Dilma vai dar atenção especial ao rádio e TV. “A campanha começa agora, mas a televisão só começa em agosto”, disse. “É exatamente na televisão que a gente vai poder conversar com a totalidade dos eleitores brasileiros, seja através do rádio ou da TV”, disse.

Apesar de manifestar sua intenção em comparecer a eventos com Dilma, fora do horário de expediente, Lula destacou seu desejo de participar das gravações para o rádio e a TV para pedir votos. “Agora, vai ficar mais cômodo para um presidente trabalhar e ajudar via televisão e via rádio”, disse. “Posso gravar programas de rádio e programas de televisão, fazendo (campanha) para muito mais gente que participar de um comício, uma atividade pública”.

Lula ironizou ainda a escolha do deputado Índio da Costa (DEM-RJ) para vice na chapa do tucano José Serra que disputará as eleições presidenciais. “Não conheço Não conheço. Eu não sei se é demérito dele ou se é meu. O dado concreto é que eu nunca ouvi falar no nome dele”, disse. “Eu não sei se ele tem tanta virtude para ser escolhido a vice”, completou. “Mas o dado concreto é que acho que nem eu nem o Serra o conhecíamos.”

Ao chegar à Tanzânia, Lula foi recepcionado pelo presidente Jakaya Kikiwete e por grupos de danças nativas no aeroporto da capital. Lula foi surpreendido por um dos dançarinos que fez uma performance com uma cobra. Durante a apresentação, o dançarino colocou a cobra dentro da própria calça, levando Lula a rir.

Dilma Roussefff começa a campanha em Porto Alegre

Porto Alegre (AE) - A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, desistiu de almoçar na praça de alimentação do Mercado Público de Porto Alegre para evitar um tumulto no primeiro dia de sua campanha eleitoral, nesta terça-feira.

A refeição em companhia de parceiros políticos como o candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e os ex-governadores Olívio Dutra (PT) e Alceu Collares (PDT), era o terceiro ato público do dia. Dilma já havia recebido a Medalha do Mérito Farroupilha, na Assembleia Legislativa, e participado de um rápido comício na Esquina Democrática, no centro da cidade Acompanhada de apoiadores e de cerca de mil militantes, segundo estimativa de soldados da Brigada Militar, Dilma caminhou duas quadras sob sol escaldante e entrou no Mercado Público para percorrer bancas e cumprimentar comerciantes e consumidores. Como a multidão seguiu atrás, a candidata se viu cercada pela militância e passou a ter dificuldades tanto para caminhar quanto para cumprimentar eleitores. Depois de subir ao segundo andar e perceber que a praça de alimentação, já lotada, seria tomada pela multidão, Dilma optou por deixar o local e, segundo assessores do partido, ir almoçar com a filha Paula, grávida de sete meses.

Ao explicar a mudança da programação, Tarso disse que “Dilma não pode vir almoçar porque estava muito assediada pelo povo” e contou que ele mesmo havia sugerido à candidata que saísse antes. Segundo o ex-ministro da Justiça, a presença da multidão prejudicaria os negócios dos comerciantes do mercado por dificultar a circulação dos consumidores. “Bendita falha”, afirmou Tarso, ao se referir a eventual erro da organização. “Imaginamos mil pessoas em nosso eventos, mas vieram de quatro a cinco mil pela paixão popular que Dilma conseguiu despertar”.

Serra critica ‘omissão’ de Dilma por não participar de debates

Curitiba (AE) - O candidato a presidente da República pelo PSDB, José Serra, criticou ontem, em Curitiba, onde deu início à campanha eleitoral, a ausência da candidata do PT, Dilma Rousseff, em debates ou mesmo entrevistas para as quais teria sido convidada no período pré-campanha. “Parece que a candidata Dilma não sabe por que quer ser presidente”, afirmou. “Está chegando a um exagero em matéria de omissão e de não comparação.”

Serra citou como exemplo espaço dado no jornal “O Globo” para que cada candidato dissesse por que queria ser presidente. “Aí soube que ela (Dilma) se recusou”, disse. “Estava a minha, a da Marina (Silva, do PV), que é interessante, e o vazio dela.” De acordo com ele, “isso não é bom para o Brasil, para os eleitores”. O candidato tucano chegou a sugerir que poderiam até ser colocados dentro de uma gaiola de vidro para responder as mesmas perguntas. “Para estimular ela a comparecer”, salientou.

“É uma coisa de comparação, a gente ouvir o que o outro vai falar, eventualmente debater, qualquer coisa que permita as pessoas...a gente aprende comparando”, destacou Serra. “Se não tem debate pode falar qualquer bobagem separadamente e fica por aí.” Segundo ele, a campanha deve “esquentar” aos poucos, particularmente depois dos debates e programas eleitorais. “O que eu quero mesmo é poder debater civilizadamente, responder as mesmas perguntas”, enfatizou.

Na passagem por Curitiba, o candidato a presidente pelo PSDB, José Serra, apoderou-se de um megafone, subiu em uma escada emprestada por um fotógrafo e, na Boca Maldita, principal local de manifestações políticas, anunciou, por volta das 13 horas de ontem, a um grupo de correligionários que o seguia em caminhada pelo calçadão da Rua das Flores, que sua campanha seria daquela forma. "A campanha será assim, espontânea, no corpo a corpo", disse.

Segundo ele, começava por Curitiba por sentir-se em casa e ter muitos companheiros. Pouco antes, ele já havia elogiado tanto Curitiba quanto o Paraná, pelo avanço econômico, em entrevista coletiva na antiga prefeitura, que foi remodelada e hoje faz parte do Paço da Liberdade. "Este é um momento de grande alegria e eu queria estar em casa", acentuou.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: