quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Micarla afirma que PV deve manter aliança com o DEM


O Partido Verde deve seguir o mesmo grupo de aliados da Prefeitura de Natal, na eleição ao Governo do Estado, este ano. Ontem, após a leitura da mensagem anual na Câmara Municipal de Natal, a prefeita Micarla de Sousa (PV) afirmou que “somente se acontecer algo muito grave tomará um rumo diverso ao dos aliados do PV”. A tendência é estarmos ao lado dos nossos parceiros”, frisou, após lembrar de nomes como do senador José Agripino Maia (DEM), da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), do deputado estadual Robinson Faria (PMN) e do deputado federal João Maia (PR) – este último aliado do PSB. Ela disse também que, no momento, sequer está sendo cogitado o apoio ao vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), que é o candidato da governadora Wilma de Faria à sucessão estadual. A prefeita de Natal também garantiu que a vaga de candidato a vice não será condição para o apoio do PV.De acordo com a presidente estadual pevista, a pretensão da sigla na eleição governamental deste ano é eleger três deputados estaduais e dois federais. A ideia é manter as vagas dos deputados Luiz Almir e Gilson Moura e emplacar o nome do jornalista Miguel Weber, marido da prefeita. Na esfera federal, a intenção da sigla é eleger o vereador Paulo Wagner e também o chefe de Gabinete da Prefeitura de Mossoró, Gustavo Rosado. A prefeita Micarla de Sousa confirmou que mantém as negociações para convencer Rosado a disputar uma vaga no Congresso Nacional. Ela desmentiu as informações de que teria feito o convite para que o correligionário pudesse vir a compor uma chapa na condição de vice-governador. “Quem falou isso está precisando se informar melhor. Não fiz essa proposta”, assegurou. Gustavo recuou do projeto na Câmara após o deputado federal Betinho Rosado (DEM) ameaçar disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, o que não foi considerado interessante pelo cunhado do pevista, deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM), que disputaria com Betinho o mesmo potencial reduto eleitoral – Mossoró.

A prefeita Micarla de Sousa disse que o cenário permanece indefinido e não deu prazo para uma decisão dentro do PV. Mas acabou por confirmar o que disse à TRIBUNA DO NORTE no último dia 8 de dezembro, quando disse ser provável a permanência no grupo que a ajudou a eleger-se prefeita de Natal.

Ela comentou também as declarações à TN do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Robinson Faria, de rompimento com a governadora Wilma de Faria (PSB) e o vice-governador Iberê Ferreira. “Ele (Robinson) é muito verdadeiro e com certeza teve motivos para tudo que falou”, frisou. A prefeita de Natal voltou a dizer que conta com apenas um voto para o Senado – José Agripino Maia.

Prefeita destaca cinco objetivos

Foram cinco os objetivos apontados pela prefeita de Natal Micarla de Sousa como prioritários para o ano de 2010, durante a leitura da mensagem anual, ontem, na Câmara Municipal de Natal (CMN). A prefeita chegou ao legislativo atrasada – o evento estava marcado para às 10h, mas teve início após às 11h quando os vereadores da oposição Júlia Arruda (PSB), Raniere Barbosa (PRB) e George Câmara (PC do B) foram convidados pelo presidente da CMN, Dickson Nasser (PSB), para conduzi-la da presidência da Casa ao plenário. O discurso continha 18 páginas que tratavam, entre outras coisas, do desenvolvimento da estrutura da cidade, qualidade de vida dos natalenses, dos servidores do município, Copa do Mundo e manutenção das contas públicas. A prefeita ressentiu-se também da queda na receita, provocadas, segundo ela, pela diminuição dos repasses do ICMS e Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

De acordo com a prefeita, o primeiro objetivo a ser alcançado é buscar a “excelência na prestação dos serviços públicos”. “Em uma ponta, exigiremos do nosso servidor dedicação, competência e compromisso público; na outra, vamos tornar Natal uma cidade realmente participativa na decisão dos seus destinos”, frisou.

Ela frisou também sobre o foco na melhoria da qualidade de vida da população. “Assumimos o compromisso de ampliar as ações destinadas a elevar as condições de integração do cidadão com a cidade – saneamento, mobilidade urbana, meio ambiente, limpeza e iluminação pública, saúde, educação, habitação, participação. Tudo que for instrumento de transformação e melhoria de vida e estiver ao nosso alcance será feito”, assinalou a prefeita, observando que o terceiro objetivo da gestão é “modernizar a gestão e valorizar o servidor”. Ela mencionou também a questão da Copa do Mundo de 2014, em que Natal será uma das sedes. “Como já enfatizei, esta é uma oportunidade única, da qual não podemos descuidar. As obras da Copa terão que beneficiar a toda a cidade”. E disse que estará atenta para garantir a lisura e a transparência do processo.

Micarla de Sousa disse também que uma das metas é “manter o equilíbrio das contas públicas”, cortando despesas e aumentando as receitas próprias, além de aprimorar os instrumentos de controle dos repasses federais e estaduais.

A prefeita Micarla de Sousa foi à CMN acompanhada de todos os secretários do primeiro escalão. Dos parlamentares, levou falta a vereadora sargento Mary Regina (PDT), da oposição.
Vereadores de oposição apontam inconsistência

A mensagem da prefeita Micarla de Sousa na Câmara Municipal de Natal foi repercutida pelos parlamentares da oposição e da base de sustentação ainda ontem. Os vereadores Raniere Barbosa (PRB) e George Câmara (PC do B) consideraram a mensagem “inconsistente e vazia”. “Parecia mais uma peça publicitária, com uma repórter enfeitada e que articula bem falando ao microfone. Por trás disso tem uma gestão atrasada. Eu considerei uma prestação de constas insuficiente e pobre. Hoje o grande desafio da gestão é trabalhar o planejado integrado das diversas Secretarias em sintonia. Em momento algum ela apontou apara isso”, criticou George.

O vereador Raniere Barbosa assinalou que esperava propostas contundentes para este ano, mas o que viu foi uma prestação de contas de 2009. Ele observou que não foram bem explicados alguns teores da mensagem da prefeita Micarla de Sousa. “Ela disse que a gestão passada deixou um débito de 80 milhões, mas não informou que havia um crédito de 90 milhões e que, ao contrário, existia um superávit”, disse.

Coube de Enildo Alves, líder da prefeita Micarla de Sousa na Câmara, a defesa ao teor do discurso. Ele enfatizou que “mais consistente do que aquilo não tinha como”. E lembrou que a prefeitura retirou moradores de seis favelas dando moradia às famílias, além de ter feito ações que considera salutares, como a caravana da Saúde e o fardamento escolar.

Nenhum comentário: