domingo, 7 de fevereiro de 2010

FESTA EM GARGALHEIRA‏


A história da humanidade sempre teve a religiosidade como uma das protagonistas do seu desenvolvimento, seja social ou econômico. Agora, em pleno século 21, o movimento religioso começa a ganhar nova forma, pelo menos aqui no Rio Grande do Norte, o turismo se uniu a fé cristã e devoção; a promessa é de grandes benefícios para o povo potiguar.

Ademais, tem percebido que em várias localidades no interior do Estado têm na religião sua base social, inclusive, muitas delas surgiram e cresceram dando sentido ao lugar graças à devoção de seus habitantes. Testemunho maior são as festas tradicionais de padroeiras em cidades como Caicó (Sant’Ana), Acari (Nossa Senhora da Guia), que ano após ano recebem milhares de visitantes.

Acari, por exemplo, torna-se outra cidade em agosto, durante os festejos da padroeira. Nos últimos anos, houve uma evolução significativa tanto no religioso como no social. A cidade se transforma, vivenciando em função desse período, que se reveste de cores com a pintura das fachadas das residências, revelando o zelo e cuidado do acariense com seu patrimônio”.

Nos últimos anos, esse potencial turístico da religiosidade tem atraído vários observadores por parte do poder público e agentes de viagens. Os governos estaduais e municipais em parceria com o Sebrae, vem consolidando o Roteiro Turístico do Pólo Seridó, promovendo e incentivando eventos ligados a religião, além de divulgar todos os atrativos existentes na região do Seridó.

Seguindo o exemplo de outras comunidades interioranas, a Comunidade Gargalheira também tem se preocupado em transformar a festa de Nossa Senhora de Lourdes em atrativo turístico com um produto a ser desenvolvido. É uma festa católica e celebrada no território da terceira maravilha do RN, que é o Açude Gargalheira, considerado um dos principais atrativos turísticos do interior do RN.



Na Comunidade Gargalheira, a festa de sua padroeira com devoção dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, teve início hoje cuja programação se estenderá até o dia 11 de fevereiro. Com uma vasta programação religiosa e social. A Festa de Nossa Senhora de Lourdes, terá na sua celebração um ponto em destaque que é a Procissão náutica pelas águas do Gargalheira, acompanhada pelos pescadores, a partir das 17 horas, saindo da Comunidade Bulhões no dia 11.

Veja programação:

Dia 06/02(Sábado) - Novena (missa)
10 horas- Solenidade de abertura com hasteamento do estandarte de Nossa Senhora de Lourdes
21 horas – Apresentação artístico-cultural - Chico Acari no Clube Local.
22 horas - Apresentação artístico-cultural - Música ao vivo com Lidielson Santos (Teclado)
Dia 07/02(Domingo) - Novena (missa)
Logo após leilão em prol da Capela
De 08, 09 e 10/02 – Novenário(missa)
Dia 11/02 (Quinta feira)
08 horas - Alvorada, até o Santuário de N. S. de Lourdes
13 horas - Saída em carreata com a imagem até a Comunidade Bulhões, onde permanecerá na capela de São José
17 horas - Procissão náutica pelas águas do Gargalheira, travessia acompanhada pelos pescadores
18 horas - Chegada da procissão no Porto Bistrô e caminhada pela Vila do Acampamento Gargalheira, conduzindo a imagem de Nossa Senhora de Lourdes pelos pescadores
19 horas - Missa e novena no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes
Participação Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas..
Obs.: todos os dias após a novena haverá bingo beneficente em prol da capela

Nenhum comentário: