terça-feira, 15 de novembro de 2011

[serido] PESQUISA MUDANÇAS CLIMÁTICAS‏

O município de Acari faz parte dos quatro municípios da região do Seridó Potiguar (Parelhas, Caicó, Lagoa Nova e Acari) que foi selecionado para a realização de uma pesquisa acadêmica cujo objetivo é conhecer as estratégias de adaptação da agricultura familiar em quatro biomas por todo o país, entre eles o Semiárido.  
Este levantamento está sendo conduzido pela UFRN sob coordenação do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília (UnB) cuja coordenação geral é exercida pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Um dos objetivos da investigação é trazer a dimensão climática para o debate sobre desenvolvimento regional, a partir da consideração de temas como: a desertificação no Semiárido, o desflorestamento da Amazônia e do Cerrado, a degradação dos solos e o impacto sobre recursos hídricos, constituem fatores que trazem implicações profundas sobre o desenvolvimento sustentável em escala regional.
Essa parceria da Prefeitura Municipal de Acari com a UFRN, integrando as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Desporto e Lazer e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vem contribuir decisivamente com o fomento a prática de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável, qualidade de vida, e sustentabilidade ambiental, relacionando impacto econômico, social e condições climáticas.
A elaboração de políticas públicas integradas visando à adaptação e mitigação dos impactos climáticos requer, portanto, uma maior participação da comunidade científica e da sociedade civil para a definição de alternativas de desenvolvimento segundo diferentes cenários climáticos.
A primeira fase desta pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de outubro deste ano, ocasião em que pudemos conhecer a realidade local e conversar com vários gestores: Sindicatos Trabalhadores Rurais, Secretaria da Agricultura, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cooperativas, Prefeituras e Emater.
A segunda fase do trabalho tem como foco as experiências dos (as) agricultores (as) familiares em diferentes comunidades do município. Esta ocorrerá entre os dias 14 e 19 de Novembro de 2011, com aproximadamente 50 agricultores (as) selecionados (as) aleatoriamente.  Os resultados da pesquisa, previstos para o final do junho 2012, serão apresentados aos gestores locais e ao Colegiado do Território da Cidadania do Seridó pelos professores da UFRN, conforme acordado com os mesmos. Além disso, será organizada uma cartilha como forma de ampliar a divulgação dos resultados.
Em Acari, recebemos a visita dos Professores Gil Célio Cardoso de Castro - UnB/CDS, Prof (a)  Cimone Rozendo de Souza - UFRN/DCS e Prof.       Wagner de Souza Leite Molina - UFRN/DPP.

Nenhum comentário: