quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Projeto viabiliza tratamento precoce de problemas visuais em estudantes de Caicó‏

Quando a saúde dos olhos está comprometida, atividades simples do dia a dia se tornam difíceis de serem realizadas. E alterações visuais como miopia, astigmatismo e hipermetropia podem levar a quedas no rendimento escolar de crianças e adolescentes, já que o estudante não poderá acompanhar plenamente atividades que envolvam a leitura e escrita, dentro e fora de sala de aula.

Alerta a isso, desde junho deste ano, o projeto Saúde na Escola leva especialistas para dentro as escolas municipais de Caicó, para a realização do diagnóstico precoce e garantia do tratamento ideal de problemas. Todos os alunos atendidos passam por exames, como auto-refração computadorizada e acuidade visual e, no caso de alterações, também são encaminhados para o recebimento de óculos de forma gratuita.

Problemas mais sérios, como o da estudante Vanessa Araújo do Nascimento, de 15 anos, aluna da Escola Maria Bernadete Marques Souza e que, há três semanas, recebeu o diagnóstico de catarata no olho direito, também são avaliados através da iniciativa, garantindo agilidade no tratamento e prevenção de possível perda de visão na criança.  Vanessa foi encaminhada com urgência para a realização de exames complementares e cirurgia em uma unidade de saúde de referência do município.

Sua mãe, a professora Ana Paula Monteiro, conta que, há alguns anos a adolescente vinha se queixando de dores de cabeça e dificuldade para enxergar, quando assistia à TV ou copiava os exercícios escritos no quadro por seus professores.  

“Ela sempre reclamava, mas eu pensava que era um problema de vista normal e já estava me programando para levá-la ao oftalmo, assim que recebesse o décimo terceiro. Mas o projeto chegou logo e pudemos descobrir o problema, antes de conseqüências mais graves”, diz.

Na próxima segunda (05) e terça-feira (06), o projeto Saúde Na Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto Pedro Cavalcanti (IPC), estará na Escola Municipal Maria Fernandes da Silva, no bairro João Paulo II, 10° instituição de ensino atendida.   
 

O projeto

Quinzenalmente ou semanalmente, uma escola diferente recebe a visita de equipe de profissionais de saúde do Instituto Pedro Cavalcanti e da Estratégia de Saúde da Família do município, munida de todos os equipamentos necessários para a realização de exames e consultas no próprio local.


Aos estudantes são oferecidas consultas com otorrinolaringologistas, oftalmologistas, fonoaudiólogas, dentistas e clínico geral e exames como audiometria, otoemissão, otoscopia, acuidade visual e auto-refração computadorizada; além de palestras educativas sobre prevenção de doenças, aplicação de flúor e escovação. No caso do diagnóstico de problemas, todos são encaminhados para a realização de tratamentos e exames complementares em unidades de referência da rede pública de saúde de Caicó.

Aos professores, são oferecidas consultas com otorrinolaringologistas e fonoaudiólogas e os exames de espectrografia vocal e laringoscopia, além de distribuição de cartilhas informativas, mostrando como evitar doenças e os principais sintomas de problemas. No caso de alterações, todos recebem encaminhamentos para a realização de exames complementares e fonoterapia no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e na Unidade de Pesquisa e Diagnóstico Avançado e Tratamento Especializado (UPDATE) do programa de saúde auditiva do município.

Nenhum comentário: