quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O que é Curso Livre? Veja se vale apena ter um curso livre.

O que é Curso Livre?

Curso Livre é uma das modalidades de Educação Profissional de Nível Básico. Caracteriza-se por não haver exigência de escolaridade anterior (você não terá que apresentar diplomas para fazer sua matrícula em um curso livre), e tem por objetivo a reprofissionalização (atualização, por exemplo) e/ou a qualificação para o trabalho. Atenção! Isto não significa que não haja pré-requisitos para fazer a matrícula num curso livre (seria uma irresponsabilidade...). Exemplos de Cursos Livres: informática, inglês, espanhol, webdesign, pintura, escultura, artes, .... Quais benefícios de um Curso Livre?
* É mais rápido e focado na necessidade do trabalhador.
* Ideal para pessoas já formadas em outras áreas, adquirirem novos conhecimentos sem, para isso, terem que fazer uma faculdade inteira.
* Para quem precisa de rápida qualificação para promoção.
* Para iiniciar no mercado de trabalho, não possuindo condições, no momento, para frequentar cursos mais longos (técnicos ou superiores). O que o MEC regulamenta? Muito se pergunta sobre o "reconhecimento" do MEC sobre determinados cursos. Também vemos muitos anúncios de instituições de ensino que usam os termos "reconhecido pelo MEC", outras "reconhecido pelo Mercado de Trabalho". Antes, pense com bom-senso: o MEC vai regulamentar um curso de Medicina, tendo em vista o risco que um profissional mal qualificado poderia causar à população. Mas o MEC não vai regulamentar um curso de Windows, até porque, muda a toda hora! Esclarecendo... Vamos entender que REGULAMENTAR tem significado diferente de RECONHECER. Você, por exemplo, RECONHECE (reconhecer = admitir como certo ou como legal), seu chefe no trabalho. Mas você não REGULAMENTA (regulamentar = impor regras) o que seu chefe deve fazer. Com isto, frases como "reconhecido pelo MEC", "reconhecido pelo Mercado de Trabalho" devem ser analisadas em seu contexto e com o devido cuidado. O MEC só faz a regulamentação de instituições nos níveis 
* fundamental, 
* médio, 
* técnico e 
* superior O MEC não faz a regulamentação de CURSOS LIVRES. Por isso eles se chamam assim, livres. Como avaliar a certificação de um Curso Livre? Para você conhecer a qualidade da certificação de um curso livre, recomendamos que avalie: 
* o nome do estabelecimento no mercado; 
* o foco da escola (é como remédio, se serve para curar doenças muito diferentes, desconfie); 
*o tempo de atuação no mercado pode mostrar o esmero dos dirigentes da entidade para com seus alunos; *o envolvimento dos profissionais responsáveis com aquilo que se propõem a ensinar. Frases como "Reconhecido por Fulano" podem ser verídicas e até podem corroborar para com a idoneidade do estabelecimento. Mas questione: "Quem é esse fulano"?

Nenhum comentário: