segunda-feira, 6 de junho de 2011

TRT/RN: Tribunal promove II Semana do Meio Ambiente

Qual a sua contribuição diária para a preservação do meio ambiente? Que atitude prática você toma todos os dias para evitar o desperdício dos recursos naturais? Como você interage com a natureza? A preservação do meio ambiente é um ato de cidadania e, portanto, dever de todos. Exercemos a cidadania sócio-ambiental quando ficamos atentos para a proteção dos animais, das plantas dos rios e do ar que respiramos.
Pensando em aprofundar essas questões, o Tribunal Regional do Trabalho promove, entre terça (7/6) e sexta-feira (10/6), no Átrio das Varas do Trabalho de Natal, a II Semana do Meio Ambiente.
O evento deste ano tem como tema principal o ProjetoAdote uma Árvore”, campanha de sensibilização de servidores, magistrados e órgãos instalados nas dependências do TRT 21 para a importância da consciência sócio-ambiental, através da adoção de mudas de árvores e plantas, contempladas pelo projeto paisagístico do tribunal.
O “Adote uma Árvore” é uma prática reconhecida nacionalmente, desde sua inclusão no Banco de Boas Práticas do Conselho Nacional de Justiça.
Além da plantação de árvores na área interna do tribunal, na II Semana do Meio Ambiente haverá uma exposição de mostruário com indicadores de consumo de água por vazamentos em torneiras; distribuição de calendários com eco-datas e mudas de plantas para visitantes; exposição de bonsai; plantio de mudas; central de coleta seletiva e painéis informativos e dicas de preservação ambiental.
Para o presidente do tribunal, desembargador Ronaldo Medeiros “a Semana do Meio Ambiente é muito importante para a conscientização dos servidores, magistrados e da sociedade como um todo em relação a diversos assuntos ligados ao nosso planeta, que precisam cada vez mais da nossa atenção”.
_________________________________________________
SEMANA DO MEIO AMBIENTE
Recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente de 1972, em Estocolmo, na Suécia, a data de 5 de junho  é dedicada às comemorações  do “Dia Mundial do Meio Ambiente” .
No Brasil, por intermédio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro instituiu em todo Território Nacional a "Semana Nacional do Meio Ambiente", com a finalidade de promover a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.
Nos dias atuais, a causa ambiental vem sendo amplamente discutida entre órgãos públicos, iniciativa privada, organizações não governamentais e comunidades locais.
Conscientizar cada cidadão brasileiro de sua importância nesse processo de tomar atitudes individuais pela preservação do meio ambiente é uma importante ação que se estende por todo o mundo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida  de todos os seres.
A responsabilidade social tem estimulado a participação das Instituições. Pensando nisso, o TRT da 21ª Região, monta sua 2ª Edição da Semana do Meio Ambiente, momento em que busca difundir o conhecimento acerca do Meio Ambiente, visando mostrar ao público interno e à sociedade, que todos podem ajudar a construir um mundo sustentável a partir do conhecimento, da mudança de posturas e do compromisso com a cidadania, em busca do tão sonhado desenvolvimento sustentável.

FAÇA SUA PARTE: A NATUREZA E A VIDA AGRADECEM.
O que você pode fazer para evitar danos ao meio ambiente?
- Não jogue óleos lubrificantes na sua rede de esgoto;
- Evite jogar materiais não degradáveis (plásticos ou outros) no ambiente;
- Evite comprar produtos cuja produção esteja ligada à extração não renovada;
- Não contribua diretamente para o desmatamento;
- Economize os recursos naturais;
- Produtos como detergentes com fosfatos, fertilizantes e cloro são nocivos à vida marinha.

 

Fonte: Ascom – TRT 21ª Região

Nenhum comentário: