quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Rosalba confirma advogado como novo diretor do maior hospital do RN






Marcondes substitui a médica-cirurgiã Maria de Fátima Pereira Pinheiro, que no início da semana pediu exoneração do cargo alegando estar cansada e sofrendo pressão. O advogado já havia se colocado à disposição do Estado. Ele declarou que “está pronto para um trabalho técnico”.

Desabastecimento
O advogado Marcondes Diógenes de Souza Paiva, ex-interventor da Marca – empresa contratada para gerenciar a UPA e os Ames de Natal -, será o novo diretor geral do Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel, a maior unidade pública de saúde do Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito pela governadora Rosalba Ciarlini na tarde desta quinta-feira (24)
.
Na semana passada, um fato inusitado chamou mais uma vez as atenções para o Hospital Walfredo Gurgel. O desabastecimento de insumos levou um médico a terminar uma cirurgia torácica com fio de nylon. A cirurgia foi há duas semanas e foi gravada em vídeo pelo cirurgião Jeancarlo Cavalcanti, que também é presidente do Conselho Regional de Medicina do estado. No vídeo, ele reclama da falta de fio de aço.
"Fio de aço? Como é que eu vou fechar aqui, ó? O tórax está aberto aqui, ó. Tenho que fechar isso aqui com fio de aço. Eu não tenho fio de aço para fechar isso aqui. Como é que eu vou fechar este paciente? Não tem como eu fechar. No Walfredo Gurgel não tem fio de aço. O paciente está aberto e eu não tenho como fechar. De quem é a culpa disso? Fio de aço custa muito barato", diz o médico no vídeo.
Após a exibição do vídeo, o médico foi denunciado pelo secretário Isaú Gerino ao Conselho Federal de Medicina e ao próprio Conselho Regional de Medicina. “Fui alvo das denúncias, acusado de ser antiético, porque falei a verdade. Dizem que imagens valem mais que mil palavras, por isso decidi mostrar o caos em que se encontra a nossa saúde. Foi isso o que eu fiz”, defendeu-se Jeancarlo.
Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Norte, clique em g1.globo.com/rn. Siga também o G1 RN no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário: