segunda-feira, 21 de junho de 2010

Tibau elege universitário para


Tibau - O universitário Rafael Freire, de 22 anos, filiado ao PMDB, é o novo prefeito de Tibau. Disputando com outros três candidatos, Freire venceu com 249 dos votos de diferença para o segundo colocado, no caso, a vereadora/prefeita interina Evaneide Fernandes, Neinha, do PSB. O resultado da eleição suplementar foi anunciado pela juíza eleitoral Uefla Fernandes às 17h40. Freire obteve 1.452 votos, o que representa 47,31% dos votos válidos. O prefeito eleito em outubro de 2008, Francisco Diniz (PSB), foi cassado pela Justiça Eleitoral, por entender que ele se elegeu comprando votos. O cargo passou a ser administrado pela presidenta da Câmara, Evaneide Fernandes, conhecida por Neinha, do PSB.

O município de Tibau tem aproximadamente 5 mil habitantes e está distante 42 quilômetros de Mossoró. É o principal reduto dos mossoroenses no período férias escolares. Apesar de seu potencial para o turismo, tem evoluído pouco nos últimos dez anos.

O município é novo. Foi emancipado politicamente de Grossos em 1995. Apesar de pouco tempo, a prefeitura de Tibau deve cerca de R$ 1,6 milhão. Está endividado com restrições cadastrais no Tribunal de Contas da União e no Tribunal de Contas do Estado.

O quadro administrativo é preocupante. Até os telefones da Câmara e da Prefeitura estão cortados. 60% das ruas da área urbana não têm calçamento, nem drenagem.

Na área de Educação, os professores reclamam de defasagem salarial e que não recebem o piso nacional do magistério. O lixo é visto na orla e também nas ruas. A coleta não tem sido regular.

É este cenário que o novo prefeito de Tibau, Rafael Freire, que é filho do ex-prefeito Sidrônio Freire, terá de encarar de agora em diante. “Pela situação caótica do município, não dá pra prometer nada em termos de obras de infra-estrutura”, diz o novo prefeito.

O primeiro passo para gerenciar o que ele classificou como caos, “é ingressar com ações na Justiça para retirar o município de Tibau da inadimplência, com um trabalho paralelo para melhorar a educação e recuperar a saúde pública”, diz o prefeito eleito Rafael Freire.

O jovem estudante disse que espera contar com os senadores Garibaldi Alves (PMDB), José Agripino (DEM) e Rosalba Ciarline (DEM) para conseguir recursos em Brasília para investir no calçamento e drenagem das ruas de cidade e também na estrutura de turismo.

Conforme o calendário da eleição, a juíza Uefla Fernandes vai diplomar o novo prefeito eleito no dia 5 de julho. A Câmara Municipal terá de empossá-lo no cargo de prefeito no dia 16 de julho. A juíza classificou a eleição como tranquila e agradeceu o apoio da Policia Militar, Civil e Federal, que garantiram a segurança do pleito.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: