quarta-feira, 27 de novembro de 2013

TRT-RN: Juízes alertam trabalhadores da limpeza pública sobre riscos de acidentes


Os gestores do Programa Trabalho Seguro no Rio Grande do Norte, juíza Simone Jalil e juiz Alexandre Érico Alves da Silva, ministraram nesta terça-feira (26) uma palestra para os trabalhadores da Urbana, empresa responsável pela limpeza pública de Natal.

O encontro faz parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), promovida pela empresa com objetivo de conscientizar trabalhadores da limpeza pública sobre a importância da prevenção de acidentes.

“Manter o ambiente de trabalho saudável e seguro é uma obrigação do patrão, mas o trabalhador também tem um papel decisivo nessa relação e ele deve estar ciente das suas tarefas, dos pontos críticos e observar as regras de segurança da atividade”, alertou o juiz Alexandre Érico.

A juíza Simone Jalil falou sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que ela considera indispensáveis para a prevenção dos acidentes de trabalho.

“Além de usar o EPI, como luvas, máscaras e botas o trabalhador deve verificar a validade de cada material e cobrar a troca desses equipamentos. Para os trabalhadores da limpeza pública o protetor solar é considerado um EPI e também indispensável”, garantiu a juíza.

Na visão de Alexandre Érico, “é preciso que o trabalhador fique atento à sua atividade, evite o excesso de confiança, respeite as condições de higiene e segurança do trabalho, conheça os riscos da profissão e não confie na sorte”, orientou o juiz Alexandre.

Para Carlos Molick, um dos funcionários da Urbana que acompanhou a palestra dos juízes, muitos são os problemas enfrentados pelos trabalhadores da limpeza urbana em seu dia a dia.

“Primeiro, o sol, porque trabalhamos expostos. Em segundo, o trânsito, já que mesmo usando cones, ainda corremos risco de acidentes. Os materiais cortantes encontrados no lixo, como vidros e seringas, também representam risco para nós”, alertou o gari.

Molick aproveitou o encontro com os juízes para fazer um apelo à população. “A organização do lixo na casa de cada um é importante para ajudar na prevenção dos cortes como, por exemplo, colocar o material em caixinhas de papel”, recomendou.

Nenhum comentário: