terça-feira, 24 de maio de 2011

[serido] Despertar a sociedade Caicoense para um novo rumo‏

Despertar a sociedade Caicoense para um novo rumo

A luta do movimento social em Caicó não deve ter a ilusão de que uma simples eleição para prefeito vai resolver os problemas e atender às reivindicações da maioria da população. Se quisermos mudanças profundas teremos que lutar e resistir de forma articulada envolvendo todos os segmentos sociais tanto da cidade quanto do campo, assumindo para nos a tarefa das transformações. Despertar esse sentimento, portanto, deve ser o caminho dos/as lutadores/as sociais de Caicó. Essa é a grande tarefa.
Apesar desta compreensão entendo também que o movimento social de Caicó deve ter a consciência política da disputa eleitoral que teremos em 2012. Tratava-se de duas forças conhecidíssima nossa, que há 40 anos polarizam as eleições e mantém seus interesses particulares e familiares intocáveis e, mais uma vitória de uma ou outra força desta, representará a manutenção do atraso e a continuidade do retrocesso político para o povo de Caicó. Portanto, o movimento social deve ter consciência no sentido de apoiar de forma independentemente, sem qualquer negociação prévia e mantendo plena autonomia, um projeto fora das forças tradicionais que signifique a conquista e garantia de direitos sociais e avanços concretos na democratização, transparência e ética na coisa pública
Sabemos que as forças conservadoras de Caicó se juntam e se separam, se acusam e se auto elogiam, a depender do momento político e dos interesses em jogo, desde que não percam as mamatas do poder. Não podemos acreditar em políticos papais-noéis, candidatos ferrados e aprisionados pelas velhas raposas que não passam de marionetes provisórias e escadas para a manutenção ou retomadas dos velhos e malandros esquemas de usufrutos da máquina pública.
Nossa tarefa nesta conjuntura política é continuar se mobilizando, lutando e resistindo ao projeto das forças conservadores e retrógadas de Caicó. Mudanças nesta cidade serão frutos de processos de muitas mobilizações nos quais só o povo organizado pode assumir a tarefa de fazê-lo. Não virá de cima para baixo. E se vier, como sempre aconteceu na nossa história caicoense, não servirá à maioria do povo trabalhador de nossa terra.
Entendo que os movimentos sociais em Caicó têm que trabalhar na dimensão de politizar nossa atuação. Não se pode separar a luta reivindicatória da luta política. Precisamos lutar por um projeto político pra Caicó que sirva à maioria do povo pobre e trabalhador desta cidade. O movimento social precisa entender e ter a clareza da necessidade de fazer alianças com diversos movimentos libertários da cidade e do campo, para enfrentar a lógica da exclusão social. A superação dessa lógica pressupõe a derrota do sistema representado pelas velhas forças políticas de Caicó. Portanto, as alianças devem ser costuradas com o povo trabalhador, entidades organizadas da sociedade civil, igrejas, personalidades e partidos historicamente compromissados com as causas do povo humilhado, machucado, negado e oprimido e não com as elites Caicoense, revestidas falsamente de povo.
Chegou a hora de derrotar estas ”Operações Navalha” contra o povo de Caicó, evitando-se estas falsas "brigas de foice no escuro", que "entre mortos e feridos, salvam-se todos", menos o povo. Porém, para trocar um projeto eleitoreiro, por um projeto de vida  para Caicó, só será possível com participação popular e unidade na luta. Já é hora daqueles que não participam desse baile sujo das elites promoverem as mudanças. Vamos a luta! A edificação deste projeto sonho não será obra de um iluminado, salvador da pátria, mas das mentes e corações dos homens e mulheres libertários/as  de Caicó, do campo e da cidade.
Por uma Caicó livre, soberana e a serviço da justiça, igualdade e sustentabilidade ambiental.
Engº. Agrº. José Procópio de Lucena- Militante Ecossocial e Lutador Ecossocialista

Nenhum comentário: