quarta-feira, 11 de abril de 2012

Projeto Saúde na Escola chega à zona rural de Caicó



Em sua segunda etapa de ações, o projeto, que já beneficiou mais de 2,7 mil estudantes e 300 professores, realiza atendimentos nas escolas municipais de diferentes distritos da zona rural de Caicó, facilitando o acesso de cada vez mais crianças e adolescentes a cuidados com a saúde visual, auditiva e bucal e contribuindo para uma maior qualidade de vida e melhor rendimento nas salas de aula do município.

Para a visita dos especialistas nesta nova etapa, uma unidade escolar é escolhida como sede para a realização das consultas e exames nos alunos e profissionais das outras escolas municipais da localidade. Na próxima segunda (16) e terça-feira (17), a equipe chega ao Distrito de Palma e os atendimentos serão oferecidos na Escola Municipal Bernadete de F. Ginani. O projeto Saúde na Escola é desenvolvido através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Caicó e o Instituto Pedro Cavalcanti (IPC).

Durante os atendimentos nas instituições, aos alunos são oferecidos exames de audiometria, imitanciometria e testes de acuidade visual, além de ações preventivas de saúde bucal, em parceria com os profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) do município. Aos professores, são disponibilizados exames de espectrografia vocal, como também orientações sobre cuidados diários com a voz.

“Os professores já tinham mais acesso a esse tipo de serviço na zona urbana, mas os pais das crianças foram os que ficaram mais empolgados, porque nunca tinhamvisto um projeto parecido”, destaca a professora Maria de Lourdes da Silva, diretora da escola municipal Severino Paulino de Souza, no Distrito de Barra da Espingarda, onde projeto Saúde na Escola esteve nos dias 02 e 03 de março.

O fonoaudiólogo Terciano Bezerra, coordenador operacional do projeto, destaca que um detalhe observado é que, de cada 100 alunos atendidos na zona rural, cerca de 25% foram diagnosticados com excesso de cerume. “Talvez isso ocorra devido à falta de informações sobre a forma correta de higienização dos ouvidos e, muitas vezes, pode ser confundido com um problema de audição. Mas como os pais estão participando bastante, acompanhando as consultas, já aproveitamos para fazer as orientações necessárias”, explica.  

No caso da identificação de alterações no momento da triagem auditiva e visual, os estudantes recebem o encaminhamento para a realização de consultas e exames mais específicos em unidade de referência da rede de saúde e na Unidade de Pesquisa e Diagnóstico Avançado e Tratamento Especializado (UPDATE), do programa de saúde auditiva do município. E os professores diagnosticados com alterações vocais são encaminhados para a realização de exames complementares e fonoterapia no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Caicó.

Nenhum comentário: