sexta-feira, 2 de outubro de 2009

DIA MUNDIAL DO TURISMO‏


Este ano, para comemorar o Dia Mundial do Turismo, que tal entradas gratuitas em museus, um concerto de música no Teatro Municipal, espectáculos de folclore e bandas filarmônicas. As atividades ligadas à Natureza não faltam também. Os turistas terão à sua disposição circuitos de canyoning, rapel, tirolesa, passeios de charrete, observação de pássaros e passeios monitorados aos parques.
Não seria importante se as comemorações do Dia Mundial do Turismo fossem dessa forma, cada cidade promovendo os seus atrativos para que os locais e turistas conheçam e desfrutem?
A programação acima foi tirada de um blog da Ilha da Madeira chamado Atitude Própria (claro que adaptadas as localidades para despistar a identificação imediata - senão o texto não despertaria sua curiosidade).
O dia 27 de setembro foi instituído como o Dia Mundial do Turismo, em 1980, pela Organização Mundial do Turismo - OMT, instituição pertencente ao Sistema das Nações Unidas. A data foi escolhida por coincidir com um marco importante para a história do turismo no mundo: o aniversário de adoção dos Estatutos da OMT (em 27 setembro 1970).
A objetivo do Dia Mundial do Turismo é promover o conhecimento para a comunidade internacional sobre a importância do turismo, e seus valores sociais, culturais, econômicos e políticos, cuidando ainda dos impactos causados pela atividade, além de se observar a importância na resolução dos problemas relacionados à igualdade social.
Por recomendação da OMT, a cada ano, é escolhido pelos países membros da Organização um tema a ser debatido internacionalmente, e este ano o tema é: “Mudanças Climáticas: o turismo em busca da Ecoeficiência”
Aparentemente, aqui no Brasil, a data vai passar sem grandes alardes. Não tomei conhecimento das atividades programadas para o Estado do Rio Grande do Norte e nem do Roteiro do Pólo Seridó.
Fóz do Iguaçú prevê ações como as da Ilha da Madeira, onde habitantes locais e turistas além de conferir o artesanato local, poderão fazer escalada, andar de carretinha no centro e muito mais.
No Blog Caminhos Turismo, encontrei a dica de que o SESC SP tem ações como palestras, peças teatrais para crianças e passeios em comemoração à Semana do Turismo.
No mais, fazemos aqui uma sugestão: Que tal visitar os pontos turísticos da cidade onde mora? Visite o museu da cidade, vá caminhar no parque, procure olhar a arquitetura da sua cidade com outros olhos (e não aquele de todos os dias - com pressa), vá a um lugar pitoresco onde vc levaria um turista, vá a uma feira de artesanato e compre uma lembrança para você mesmo ou para presentear algum amigo, enfim… mude sua rotina e viva a sua cidade com outro olhar. Sem dúvida você vai descobrir coisas novas.

Há oito dias, participei do I Desafio da Serra de Lagoa Seca, promovido pelo Grupo Pegada. Uma trilha de tirar o fôlego. E, as imagens nem se fala. Um cenário de rara beleza. A noite chegando, o grupo de 25 pessoas cuidou do acampamento, arramando as barracas e logo, foram divididos em equipes Coruja, Cordilheiras e Caça Fantásma. O resultado foi impressionante, a Equipe Coruja saiu vencedora com 300 pontos conquistados. Mas, o melhor de tudo foi o contato com a natureza, o ar puro, o cheiro e odores diferentes das flores da caatinga, o canto dos pássaros ao anoitecer e amanhecer fazendo alvorada, a paisagem da represa do Açude Gargalheira, as luzes das cidades, a pancada do vento e muito mais a ser descoberto naquele ambiente. Foi diferente e prazeroso. Meus filhos ficaram entusiasmados com a participação e felizes pela vitória da Equipe Coruja da qual fizeram parte.
Vamos conhecer nosso lugar.
Isso é turismo.

Fonte: Sérgio
Acari - RN

Nenhum comentário: