quinta-feira, 29 de outubro de 2009

DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO


Dia 28 de Outubro é o Dia Internacional da Animação.Mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais. COMO SURGIU O EVENTO NO MUNDO: Foi nesta data que, em 1892 (3 anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere), que Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.

O Dia Internacional da Animação acontecerá em 28 de outubro de 2009. No Brasil, o “Dia Internacional da Animação” é comemorado através de projeções de filmes, oficinas, exposições e demonstrações de técnicas.
O "Dia Internacional da Animação" é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação ABCA (http://www.abca.org.br/), filiada à ASIFA, e seus membros espalhados por todo Brasil. Em 2009, na sexta edição da mostra em nível nacional e oitava mundial, o Dia Internacional da Animação (http://www.diadanimacao.com.br/) é realizado em mais de 300 cidades brasileiras em todos os estados. É o maior evento simultâneo do gênero a ser realizado no país contando com um grande apoio e participação do público, imprensa e profissionais da área. Além das exibições da mostra oficial acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento como mostras infantis, internacionais, mostra para deficientes auditivos, mostra para deficientes visuais e também oficinas, debates, palestras e exposições. O evento tem entrada franca e é sem fins lucrativos. Confira programação no site www.diadanimacao.com.br.
A organização nacional do evento contará novamente com o apoio na divulgação da Globo Filmes, TV Rá-Tim-Bum, TV Brasil, TV Cultura, Canal Futura, Espaço Z, Rain, Movie Mobz, Sesc TV, MTV, HSBC Belas Artes e Cine Brasil TV, o apoio do CTAV – Centro Técnico do Audiovisual , do Conselho Nacional de Cineclubes, do Fórum dos Festivais, do Centro de Produção de Legendas e do Beco das Garrafas Estúdio.
Patrocínio do Fundo Nacional de Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e da Petrobras por meio do Programa Petrobras Cultural através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, no Estado de São Paulo o DIA tem o patrocínio do ProAC 08 – Concurso de Apoio a Projetos de Festivais de Arte do Estado de São Paulo da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e com a parceria da ASIFA para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração de diversos países no mundo.
A mostra oficial é exibida simultaneamente em todas as cidades às 19 horas e 30 minutos do dia 28 de outubro.

Nenhum comentário: