segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Seguros-desempregos concedidos de forma irregular foram bloqueados em Santa Cruz

Uma recomendação expedida pelo MPF/RN ao Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Pesca e Aqüicultura e à Caixa Econômica Federal  resultou no bloqueio de 56 seguros-desemprego em Santa Cruz. Os benefícios seriam concedidos durante o período de defeso a pescadores registrados junto ao MPA. A ação partiu da suspeita de fraude na concessão de 97 seguros defeso na Colônia de Pescadores Z-44. A atuação do MPF quer impedir um prejuízo de mais de R$ 60 mil mensais aos cofres públicos.

Para investigar o caso, o MPF requisitou a instauração de inquérito policial e acionou a Superintendência do MPA no RN. Ao promover o recadastramento dos beneficiários, o MPA constatou a existência de diversas irregularidades. Das 179 pessoas que compareceram ao recadastramento, 42 não preencheram os requisitos previstos para o recebimento do benefício. De acordo com a procuradora da República Caroline Maciel da Costa, outras 39 pessoas estão sob fundadas suspeitas de também não exercerem a pesca profissional. Houve ainda 16 pessoas que sequer compareceram ao recadastramento.


Fonte: Blog do Marcos Dantas

TRT-RN na TV: Justiça & Trabalho discute atuação do MPT no Rio Grande do Norte






Nesta semana, você vai conhecer como funciona o projeto da Hasta Pública Eletrônica, implantado pelo TRT/RN e vai acompanhar uma entrevista do jornalista Manassés Campos com o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte, Rosivaldo da Cunha Oliveira.

Produzido pela Assessoria de Comunicação do TRT-RN, o programa Justiça & Trabalho é veiculado nacionalmente pela TV Justiça, aos sábados (17h30), segundas (7h30) e pode ser visto pela Cabo-Telecom (canal 33), Direct TV (canal 209), Sky (canal 117) e Jet TV (canal 26).

O programa do TRT-RN também pode ser visto pela TV Nominuto (canal 27 - Cabo Telecom), aos sábados (9h) e na TV Mossoró, às quartas (21h30) e sábados (14h30).

TRT-RN: Empresa não pode interferir em eleição da CIPA‏

A Norma Reguladora Nº 5 exige total transparência em todo o processo de escolha dos integrantes, composição e funcionamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e veta qualquer forma de manipulação, por parte do empregador. 

Com esse entendimento, o juiz Manoel Medeiros Soares de Sousa, titular da 3ª Vara do Trabalho de Natal, concedeu liminar em uma Ação Civil Pública do Ministério Público do Trabalho da 21ª Região, contra a empresa Líder Limpeza Urbana.

A ação, ajuizada pela procuradora do trabalho Ileana Neiva, denuncia que o processo eleitoral da CIPA da empresa Líder foi viciado. Entre as irregularidades contatadas pelo MPT, está a nomeação de empregados analfabetos para integrar a comissão.

A empresa, segundo a procuradora, ignorou as solicitações encaminhadas pela CIPA da empresa quanto ao fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e de Proteção Coletiva e, ainda, impediu a livre inscrição de candidatos e deixou de comunicar ao sindicato da categoria o início do processo eleitoral para escolha dos membros da CIPA.

Para o juiz Manoel Medeiros, “não se pode retirar do empregado o direito de concorrer ao cargo, convicto ele de que pode contribuir para a categoria”. No entendimento do titular da 3ª Vara de Natal, entretanto, “a decisão de colocar ou não um analfabeto na CIPA pertence à categoria. Somente a ela”.

Em sua decisão, o juiz determinou que a Líder comunique, “por escrito, o início do processo eleitoral da CIPA ao sindicato da categoria” e abstenha-se de designar trabalhador para compor a comissão eleitoral, papel que cabe ao presidente e ao vice-presidente da CIPA.

Para o juiz, a empresa também não pode impedir ou dificultar a inscrição dos candidatos, independente de setores ou locais de trabalho.

Ele ainda condenou a empresa de limpeza urbana a atender às solicitações encaminhadas pela CIPA para fornecimento de EPI e Equipamentos de Proteção Coletiva e a implementar programas de prevenção da saúde do trabalhador, “como PPRA, PCMSO e plano de trabalho elaborado pela CIPA, conforme item 5.16 da NR-05”.


Fonte: Ascom – TRT 21ª Região

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O Presidente da JSM Prefeito Avamar Alves Realiza Entrega de Reservista a Jovens Bodoenses

O presidente da Junta Militar, prefeito Avamar Alves parabenizou o Secretário da junta militar, Cosme Filho pelo excelente trabalho iníciado pela primeira vez na Cidade de Bodó, e os jovens por cumprirem com seu papel, se alistando e se colocando a disposição para servir à pátria. Avamar Alves, ressaltou ainda a importância do certificado de reservista que lhes conferem o direito de participarem de concursos públicos, tirar carteira de trabalho título eleitoral e muitos outros documentos. "Este momento na vida de vocês marca o exercício da cidadania. Vocês não irão servir ao país como militares mas servirão ao país, especialmente, a nossa cidade de Bodó como civis, nos ajudando na construção de uma cidade melhor para nossas famílias, com qualidade de vida e população feliz. Dou meus parabéns a todos e desejo que Deus lhes abençoe nesta nova fase da vida de vocês", declarou o prefeito Avamar Alves.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Reforma no Moviecom do Praia Shopping




Na última semana, o Moviecom do Praia Shopping realizou reforma em sua fachada, nos balcões da bomboniere e nos painéis de programação. Agora, além de expor os tradicionais cartazes, os painéis vão exibir trailers de filmes, horários, promoções e estréias. O Praia Shopping é a segunda unidade do Nordeste a receber esse sistema exclusivo e moderno desenvolvido pela Rede Moviecom. Outra novidade é a bomboniere renovada, com telas de LCD para divulgar as promoções e um novo sistema dos caixas, que vão dar mais agilidade ao atendimento. Vale a pena conferir!


Mais informações:
Assessoria de Imprensa – Praia Shopping
Maríllia Graziella (84)8808-1570
Jeanny Damas (84)9451-4577

Atenção redobrada com as infecções respiratórias na volta às aulas


As crianças menores são as mais afetadas, pois ainda não possuem imunidade garantida a certas doenças.


O início das aulas é sempre uma época de muitas descobertas para as crianças: novos aprendizados, a rotina de convívio diário com um ambiente diferente do familiar e o momento de fazer novas amizades. Porém, a possibilidade desse contato intenso com locais de maior aglomeração social pode levar também a um aumento dos casos de infecções respiratórias entre os pequenos e uma conseqüente queda no rendimento escolar. As mais comuns são gripes, resfriados, rinossinusites e faringoamigdalites e as crianças menores são as mais vulneráveis, já que ainda não possuem a imunidade garantida a certos microorganismos.


 Uma alimentação saudável, unida à prática de esportes e visitas regulares ao pediatra, são alguns dos cuidados que os pais devem ficar atentos para garantir a saúde de seus filhos. Outra medida para prevenir a disseminação de infecções em creches e escolas é evitar levar a criança febril para a aula e procurar o médico o mais rápido possível, no surgimento de incômodos. Entre professores e instituições de ensino, a atenção deve ser em relação à manutenção constante e regulagem ideal de aparelhos de ar condicionado e à oferta de ambientes limpos e ventilados, além de orientações sobre a higienização constante de mãos pelos alunos. O otorrinolaringologista Pedro Guilherme Cavalcanti dá mais dicas sobre como evitar infecções respiratórias no começo do ano letivo.     


- O que pode ser feito na própria rotina da criança para fortalecer a imunidade e evitar esses possíveis quadros de infecções na volta às aulas?

 PGC - A imunidade deve ser sempre fortalecida através de cuidados em seus hábitos diários. Em especial, com uma dieta saudável e bem balanceada;  ingestão de vitaminas principalmente a vitamina C; uma rotina ativa com a prática de esportes, de preferência ao ar livre; a manutenção do calendário vacinal atualizado e um convívio sócio-familiar equilibrado. Com esses cuidados, dificilmente, a criança necessitará utilizar medicamentos ou outros cuidados médicos para melhorar o grau de imunidade.   


- E que vacinas precisão estar em dia para evitar incômodos nesse período? 
 PGC- Todas as vacinas de forma geral melhoram a imunidade infantil, sendo de extrema importância que nenhuma esteja atrasada. E nos casos de infecções aéreas, os microorganismos Pneumococos, Haemophilus e Influenza Vírus estão entre os principais causadores e suas vacinas já estão presentes no calendário de vacinas atual.

 - Em relação ao ambiente escolar, o que pode ser feito para evitar que ele contribua para o aumento de casos de infecções entre as crianças?         

PGC- As escolas e creches devem disponibilizar sempre ambientes limpos e arejados e com paredes sem infiltrações. A revisão constante do filtro de poeira do ar condicionado também é um ponto de importância extrema. Mas outros cuidados devem ser realizados, como a manutenção de uma temperatura moderada, sem exageros de baixa temperatura, como também deixar a sala aberta para entrada do ar ambiente e de luz solar, pelo menos uma vez por dia. Além disso, as escolas devem orientar os alunos sobre a importância da higienização constante das mãos e contactar os pais para manter a criança em casa, quando perceberem sintomas mais avançados e que podem caracterizar uma infecção, como febre, secreção e moleza no corpo. 






--
Assessoria de Imprensa Clínica Pedro Cavalcanti
Julianne Barreto 8867.0932

Biquini Cavadão é atração desta sexta-feira no Teatro Riachuelo


Relembrando o veraneio de tempos atrás, o Biquini Cavadão se apresenta nesta sexta-feira (27), no Teatro Riachuelo. No repertório estão os sucessos que marcarm os anos 80, como “Tédio”, “Vento Ventania”, "Carta Aos Missionários", "Toda Forma de Poder" e muitos outros. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro e no site www.ingresso.com.

SERVIÇO
Vendas na bilheteria do Teatro Riachuelo
Horário de Funcionamento: Segunda a Sábado - 13h às 21h / Domingo - 14h às 20h.
Valor dos Ingressos: Pista R$ 120 (inteira)  R$ 60 (meia) / Frisas R$ 140 (inteira) R$ 70 (meia) / Balcão Nobre R$ 140 (inteira) R$ 70 (meia) / Plateia R$ 160 (inteira) R$ 80 (meia) / Camarotes R$ 160 (inteira) R$ 80 (meia).
Informações: 4008 3700 / Site www.ingresso.com


Assessoria de imprensa da Viva Promoções
Jeanny Damas (84)9451-4577
Lissa Solano (84)9411-3379
--
ACarta Comunicação
Av. Romualdo Galvão, 773, Tirol
Ed. Sfax, sala 806
(84) 3222-9409

EQUIPE ATLETA OURO FARÁ AMISTOSO NESTA SEXTA-FEIRA EM BODÓ/RN

Categoria : ( Pré-mirin )

Leo Goleiro
Istivim Zagueiro
Victor Zagueiro
Fernando Volante
Thiago Volante
Pedro Igor Meia - atacante
Julio Meia -Direita
Dhony Lateral esquerdo
Gabriel Lateral Direito
Miguel Atacante
João Neto Atacante
Lucas Adrian Atacante
Leo Bezzerra Atacante
Olimpio Lateral Esquerdo
Antonio Gabriel Zagueiro
Rodolfho Volante
Luiz Otavio Meia - direita
Claudiio Goleiro

Categoria : ( Mirim )

Leo Goleiro
Eduardo Zagueiro
Feliphe Zagueiro
Luan Lateral Direito
Ramiro Lateral Esquerdo
Geninho Volante
Matheus Luca Volante
Nininho Meia - Atacante
João Paulo Meia Direito
Thiago Atacante
Ítalo Atacante
João Humberto Atacante
leon Volante
Matheus Vinicius Meia - Direita
Vasconcelos Atacante
Esses foram os Atletas merecidamente convocados para o amistoso de sexta feira dia 27/01 na cidade de Bodó !!! Contamos com todos ....
 
Fonye: Blog do DJ AILDO

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Parceria entre Praia Shopping e Ma-noa garante diversão dos clientes



O Praia Shopping firmou parceria com o Ma-noa Park e proporciona mais uma diversão para o verão dos clientes do mall. Até o dia 5 de fevereiro, nas compras em qualquer loja do Praia, o consumidor ganha um cupom com 30% de desconto na entrada do parque. Para utilizar o desconto promocional, o cliente deverá levar seu voucher à bilheteria do Ma-noa Park, localizado na Praia de Maracajaú, e apresentar os documentos necessários para aquisição do bilhete. Mais informações no site manoapark.com.br ou através do telefone 3211-2140.


Assessoria de Imprensa – Praia Shopping
Maríllia Graziella (84)8808-1570
Jeanny Damas (84)94514577

TRT-RN na TV: Justiça & Trabalho explica como funcionam os diferentes contratos de trabalho



Durante todo o mês de Janeiro, o programa Justiça & Trabalho está de férias e reapresenta algumas das entrevistas mais solicitadas pelo público, em 2011. No programa desta semana, você assiste a uma matéria sobre o direito do trabalhador às férias e também uma reportagem especial sobre condições análogas ao trabalho escravo.
 
Na entrevista, o jornalista Manassés Campos conversa com o juiz do trabalho Antônio Carneiro a respeito dos diferentes contratos de trabalho.
 
Produzido pela Assessoria de Comunicação do TRT-RN, o programa Justiça & Trabalho é veiculado nacionalmente pela TV Justiça, aos sábados (17h30), segundas (7h30) e pode ser visto pela Cabo-Telecom (canal 33), Direct TV (canal 209), Sky (canal 117) e Jet TV (canal 26).
 
O programa do TRT-RN também pode ser visto pela TV Nominuto (canal 27 - Cabo Telecom), aos sábados (9h) e na TV Mossoró, às quartas (21h30) e sábados (14h30).

Biquini Cavadão canta sucessos dos anos 80 no Teatro Riachuelo



Na próxima sexta-feira (27), a banda Biquini Cavadão se apresenta no Teatro Riachuelo. O grupo foi caçula do Rock Nacional nos anos 80. Os sucessos desta época, como “Tédio”, “Vento Ventania”, "Carta Aos Missionários", "Toda Forma de Poder" e muitos outros formam o repertório dessa festam reunindo tanto os que fizeram parte da geração do início da banda, quanto os novos fãs. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro e no site www.ingresso.com.

SERVIÇO
Vendas na bilheteria do Teatro Riachuelo
Horário de Funcionamento: Segunda a Sábado - 13h às 21h / Domingo - 14h às 20h.
Valor dos Ingressos: Pista R$ 120 (inteira)  R$ 60 (meia) / Frisas R$ 140 (inteira) R$ 70 (meia) / Balcão Nobre R$ 140 (inteira) R$ 70 (meia) / Plateia R$ 160 (inteira) R$ 80 (meia) / Camarotes R$ 160 (inteira) R$ 80 (meia).
Informações: 4008 3700 / Site www.ingresso.com


Assessoria de imprensa da Viva Promoções
Lissa Solano--
ACarta Comunicação
Av. Romualdo Galvão, 773, Tirol
Ed. Sfax, sala 806
(84) 3222-9409

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

IPVA PARA MOTOS ATÉ 150 CILINDRADAS SERÃO PERDOADAS.

Agora é lei!  Os proprietários de motocicletas e motonetas de até 150 cilindradas que possuem débitos de taxas de licenciamento vencidos até 31 de dezembro de 2010, já podem procurar a Coordenadoria Financeira do DETRAN-RN, situado na Cidade da  Esperança para conseguir o perdão da dívida.

No tocante à remissão de IPVA dos referidos veículos, procurar a Secretaria de Estado da Tributação do domicílio fiscal do contribuinte.

Mas só nos casos em que os débitos a serem perdoados não estiverem inscritos na Divida Ativa do Estado.

Se for o caso, o requerente deve procurar a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), na sede da Procuradoria Fiscal e da Dívida Ativa, em Natal, ou nos Núcleos Regionais da Procuradoria Geral do Estado, de acordo com o domicílio fiscal do contribuinte.

COPA DOS CAMPEÕES FOI DECIDIDA INICIO E REGULAMENTO EM REUNIÃO REALIZADA EM CERRO CORÁ/RN


Numa reunião realizada hoje pela manhã em Cerro Corá com a presença dos representantes dos quatro municípios - Cerro Corá, Lagoa Nova, Bodó e São Tomé ficou definido o regulamento e a tabela da I COPA DOS CAMPEÕES MUNICIPAIS de 2011.

ABC SERRANO X PALMEIRAS (Lagoa Nova) dia 28/01 e JUVENTUS (C. Cora) X POTENGI (São Tomé) 29/01 serão os primeiros jogos da Copinha.

VEJA TABELA COMPLETA DA COMPETIÇÃO
28/01 15:15 PALMEIRAS X BODÓ
29/01 15:15 JUVENTUS X POTENGI
04/02 15:15 JUVENTUS X ABC SERRANO
05/02 15:15 PALMEIRAS X POTENGI
11/02 15:15 JUVENTUS X PALMEIRAS
12/02 15:15 ABC SERRANO X POTENGI
DECISÃO 26/02
Todos os jogos serão no Estádio Oton Osorio em Cerro Corá
 
 
Fonte: Blog do Dj Aildo

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

TRT-RN: Petrobras condenada por contratar cooperativa de trabalho



 
A juíza da 7ª Vara do Trabalho de Natal, Joseane Dantas julgou procedente, em parte, Ação Civil Pública do Ministério Público do Trabalho contra a Cooperativa dos Trabalhadores Metalúrgicos do Estado do Rio de Janeiro (Cootramerj) e a Petrobras.
 
Ela determinou a imediata rescisão do contrato de prestação de serviços firmado entre a cooperativa e a Petrobras e proibiu a estatal de contratar cooperativas para intermediação de mão de obra para serviços de limpeza, conservação e manutenção predial.
 
A juíza reconheceu que a Cootramerj teria associado “às pressas” ex-empregados da prestadora de serviços que perdera o contrato com a Petrobras, “para conferir àqueles trabalhadores falsamente a aparência de cooperados e sonegar direitos trabalhistas”.
 
Em sua decisão, a juíza Joseane Dantas observou, ainda, que a Cooperativa dos Metalúrgicos do Estado do Rio de Janeiro não possuía associados no Rio Grande do Norte ou no município onde ocorreria a prestação de serviços à Petrobras.
 
Além disso, comprovou a juíza, a cooperativa alterou seu contrato social para a inscrição secundária da atividade de limpeza, depois da assinatura do contrato com a estatal.
 
Para a juíza Joseane, “há que se concluir pela procedência da ação, diante da ilegalidade manifesta na formação de cooperativas com o fito exclusivo de intermediação de mão-de-obra”.
 
A titular da 7ª Vara do Trabalho de Natal determinou a rescisão do contrato de prestação de serviços entre a COOTRAMERJ e a Petrobras, proibiu a estatal de firmar novos contratos dessa natureza e, ainda, condenou, solidariamente, a cooperativa e a estatal ao pagamento de R$ 600 mil de multa por dano moral coletivo.

Biquini Cavadão se apresenta dia 27 no Teatro Riachuelo



O Biquini Cavadão se apresenta no dia 27 de janeiro em Natal. A banda que é querida pelos potiguares, traz sua melhor seleção musical em um show agitado no Teatro Riachuelo. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro e no site www.ingresso.com.

O Biquíni era a banda caçula do Rock Nacional nos anos 80. Surgido em 1985, o grupo nasceu do encontro, ainda em colégio, de Bruno Gouveia (vocal), Miguel Flores da Cunha (teclados), Sheik (baixo) e Álvaro Birita (bateria). Os jovens alçaram o estrelato com apenas 18 anos, mas dividiam histórias comuns a todos. Descobertos por Carlos Beni - ex-baterista do Kid Abelha – eles contaram com a ajuda de Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, na gravação de sua primeira música - "Tédio". De Herbert também veio a sugestão do nome da banda. Não demorou muito para eles completarem a formação com Carlos Coelho nas guitarras.

O sucesso surgiu mesmo com a música "Vento Ventania", que foi a mais executada nas rádios em 92. Reduzidos ao um quarteto, em 2001, o Biquíni participou do Rock In Rio III e lançaram um disco interpretando sucessos de seus amigos e contemporâneos da década de 80. As versões da banda para "Carta Aos Missionários" e "Toda Forma de Poder" do disco 80 ganharam força nos palcos, mas foi "Múmias", do próprio Biquíni, que voltou com tudo nas rádios. A canção trazia a voz original de Renato Russo(morto há cinco anos) em novo arranjo da banda para os versos "esperamos pela vida vivendo só de guerra". Com isso, uma nova geração descobriu o Biquíni Cavadão. Esse e muitos outros sucessos serão cantados no palco do Teatro Riachuelo.

SERVIÇO
Vendas na bilheteria do Teatro Riachuelo
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sábado - 13h às 21h / Domingo - 14h às 20h
Valor dos Ingressos:
Pista: R$ 120 (inteira)  R$ 60 (meia)
Frisas: R$ 140 (inteira) R$ 70 (meia)
Balcão Nobre: R$ 140 (inteira) R$ 70 (meia)
Plateia: R$ 160 (inteira) R$ 80 (meia)
Camarotes: R$ 160 (inteira) R$ 80 (meia)
Informações:
4008 3700 / Site www.ingresso.com

Governo quer extinguir Datanorte até o fim do ano


O Governo do Estado estipulou como prazo máximo o final deste ano para que se consolide a extinção da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Norte (Datanorte). Para isso, está realizando estudos e auditoria para verificar a situação das oito empresa as quais incorporou em 1995 quanto ao patrimônio, total de dívidas e número de servidores efetivos e comissionados. A Datanorte gerencia os bens, passivos trabalhistas e tributários, carteira imobiliária e a regularização fundiária dos conjuntos habitacionais das antigas Companhia Popular de Habitação do RN (Cohab), Companhia de Desenvolvimento Industrial (CDI), Companhia de Desenvolvimento dos Recursos Minerais (CDM),Bodominas e Indústria S/A (BODOMINAS)Localizada na Cidade de Bodó, Companhia Editora do RN (Cern), Empresa de Promoção e Desenvolvimento do Turismo (Emproturn) e Companhia de Desenvolvimento Agropecuário (Cida). A administração estadual alega que após a liquidação total das dívidas o caminho natural é a extinção da empresa. O argumento é de que ela é um celeiro de despesas sem qualquer serventia em termos de receita para o Estado.
Miguel Josino afirma que há possibilidade de remanejamentoMiguel Josino afirma que há possibilidade de remanejamento
A retórica do Governo esbarra, no entanto, no próprio saldo financeiro que estipula ano a ano para a empresa. No Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2012, por exemplo, tem projetado para a R$ 60,3 milhões e este valor não é suficiente sequer para quitar o total das dívidas trabalhistas - principal gargalo - cujo montante gira entre R$ 60 e R$ 70 milhões (a imprecisão se dá em virtude da correção monetária). A informação sobre o débito com servidores advém do último levantamento feito pela assessoria da Datanorte e foi confirmado pelo diretor-presidente, Marcos Pinto.
E isso não é tudo. Somente para pagamento da folha de pessoal a empresa terá que dispor de R$ 54,1 milhões este ano. É o soldo dos aproximados mil funcionários efetivos, remanescentes das oito empresas incorporadas. "A extinção da Datanorte é consensual dentro do Governo, mas o problema é que essas empresas que passaram a ser de sua responsabilidade têm, cada uma, um passivo trabalhista, imobiliário e uma serie de coisas. Pelo que percebi essas diferenças precisam ser analisadas separadamente", opinou Marcos Pinto. Ele sugeriu ao chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, em reunião semana passada que a extinção fosse feita paulatina e separadamente.
Ao anunciar a extinção da Datanorte, já no início do Governo, Rosalba Ciarlini (DEM) observou que a empresa ainda sobrevive junto ao Estado em virtude do acúmulo de despesas as quais herdou das Instituições extintas e que estas, para piorar a situação, só se avolumava. A atividade fim do órgão - o processamento de dados do Poder Executivo - é desempenhado por um outro setor da administração, o que reforçaria a tese defendida pelo Executivo.
Mas apesar da difícil sobrevivência, a empresa vive de arrecadação própria, advinda da carteira imobiliária dos conjuntos habitacionais construídos pela antiga Cohab; centros comerciais que estão alugados; royalties de áreas localizadas em Mossoró; e ressarcimento das taxas de aforamento de toda a área da Via Costeira. Os governos que se sucedem corriqueiramente vêm demonstrando a intenção de liquidar as dívidas e extinguir a Datanorte. Para Rosalba fazer valer a intenção que vem demonstrando desde o início o decreto de n.º 12.711/95 já autoriza a extinção da empresa.
Bens da autarquia serão leiloados
Dona de um patrimônio respeitável que inclui, entre outras coisas, o terreno de uma cidade inteira (Bodó, na região do Seridó), a Via Costeira, uma mina de tungstênio e scheelita (também em Bodó) e uma extensa caderneta imobiliária, a Datanorte já estuda a venda de todos os bens com um único objetivo: pagar as dívidas trabalhistas principalmente com os ex- funcionários da BODOMINAS METARLURGIA E INDÚSTRIA S/A, QUE FOI INCORPORADA A DATANORTE, na gestão de Garibaldi Alves com a lei complementar Nº 129 de 02 de fevereiro de 1995. Se, enfim, fechar as portas. O diretor-presidente Marcos Pinto admite que a tarefa, no entanto, não tem sido fácil. Ele chegou a enviar ao Juízo do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/RN) uma lista com dez imóveis pertencentes à autarquia para serem leiloados e, ao final, liquidar parte do débito com antigos e atuais servidores. O problema é que apenas dois dos prédios despertaram o interesse de compradores.
"Ano passado fizemos o leilão do prédio da própria Datanorte, mas não apareceu interessados", assinalou Marcos Pinto, que também é procurador do Estado. Ele afirmou que diante da situação complexa e de difícil solução na qual se encontra a autarquia tem interesse de retornar ao órgão do qual é funcionário de carreira o mais rápido possível. "Já conversei com a governadora sobre essa intenção. Para mim não é justificável permanecer numa situação tão difícil de ser gerenciada", justificou.
A Datanorte vem descumprindo sucessivos acordos formalizados com o TRT/RN por falta de orçamento disponível. É que para pôr fim às execuções, a empresa realiza entendimentos com a justiça para pagar montantes parcelados da dívida. Mas já entre os anos 2010/2011 em vez de repassar R$ 6 milhões ao Juízo só pôde disponibilizar R$ 1 milhão. Marcos Pinto observou ainda que foi feito um novo acordo - quando reuniu R$ 1 milhão advindo do Governo, R$ 1 milhão proveniente de arroxo financeiro da própria Datanorte e a venda dos dois prédios - as execuções foram suspensas até o mês de junho do ano passado. Após esse período não havia dinheiro disponível e as cobranças judiciais voltaram a bater a porta da autarquia.
Ele ponderou, contudo, que o Governo deve ressaltar alguns pormenores quando da venda dos imóveis e antes de extinguir a Datanorte. Uma delas é a questão das carteiras imobiliárias, cujo crédito ainda é considerado relevante e que o Estado ainda tem para receber.
Procurador assegura direitos dos efetivos
O procurador-geral do Estado, Miguel Josino, garantiu ontem que o processo de extinção da Datanorte resguardará os direitos dos cerca de mil servidores efetivos. Ele afirmou que um estudo sobre o assunto ainda está sendo realizado, mas adiantou que a
expectativa é de um remanejamento definitivo dos funcionários. "A intenção é de aproveitar todos, mas uma das coisas que se pode fazer é um plano de demissão voluntária, mas isso ainda está em estudo e vamos ver como é que as coisas vão desenrolar", enfatizou o procurador. Ainda de acordo com Miguel Josino, algumas o obstáculo capital para a definitiva saída de cena da Datanorte são as pendências de ordem trabalhistas. Ele assegurou que em um curto espaço de tempo é impossível resolver todos os impasses e encerrar as atividades da autarquia. "A decisão de fechar ela realmente foi tomada mas isso leva algum tempo. E a governadora já decidiu que não quer causar prejuízo em qualquer órgão e aos servidores, então isso deve ser feito com cautela", complementou o procurador.
Josino explicou ainda que o ato de extinção da empresa não necessita de autorização da Assembléia Legislativa. Isso porque a permissão advêm do decreto governamental datado de 1995. Ele explicou ainda que quando houve a extinção das oito estatais com já se definiu previamente que a Datanorte Companhia de processamento de dados do RN (DATANORTE),criada pela LEI Nº4.528 de 17 de dezembro de 1975; ll-a promover a extinção da Bodominas Metalurgia e Indústria S/A, subsidiária da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais do Rio grande do Norte(CDM/RN); lll- a promover a extinção das fundações: teria o mesmo desfecho. Semana que vem está programada uma reunião entre os representantes da autarquia e Governo do Estado para discutir o andamento do estudo que está sendo realizado. 


Fonte: Tony Macedo