quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Caravana da Saúde realiza semana de atendimentos na Escola Santa Catarina

O projeto Caravana da Saúde Escolar, desenvolvido pelas secretarias municipais de saúde e educação de Natal, em parceria com o Instituto Pedro Cavalcanti (IPC), inicia nesta quarta-feira (31), a partir das 8h, sua 2° etapa de consultas e exames com alunos e professores da Escola Municipal Santa Catarina, na zona norte da cidade.  

 Com quase dois anos de existência, a Caravana já realizou mais 17 mil procedimentos de saúde vocal, auditiva e visual em escolas da rede municipal de ensino público de Natal, e já está na 18° instituição atendida, somente neste ano de 2011.  


“Na primeira etapa de visitas, percorremos todas as 68 escolas que ofereciam ensino médio e fundamental na rede pública, chegando aos casos mais urgentes e conhecendo a realidade de cada instituição. No segundo ano, estamos podendo reavaliar pacientes, como fazer novos atendimentos, e o projeto está sendo cada vez mais bem recebido pela comunidade escolar, que agora já conhece os objetivos e qualidade das ações”, destaca a pedagoga do projeto Caravana da Saúde Escolar, Tereza Tomaz.     


A equipe de profissionais de saúde ficará na Escola Municipal Santa Catarina até a manhã da próxima sexta-feira (02).


O projeto

Dirigida a crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de educação, além de docentes e equipes de apoio, a Caravana da Saúde Escolar tem como objetivo resgatar a diminuição da repetência escolar, assim como a evasão escolar, através do diagnostico precoce, tratamento e cura de distúrbios auditivos, vocais e visuais, trabalhando na melhora da qualidade de vida dos envolvidos no processo educacional.
  

A cada semana, uma escola diferente recebe a visita de uma equipe médica, munida de todos os equipamentos necessários para realizar os atendimentos dentro da própria instituição. Aos professores são oferecidas consultas com otorrinolaringologistas e fonoaudiólogas, e os exames de laringoscopia e espectrografia vocal. Aos alunos, consulta com oftalmologista, fonoaudiólogas e otorrinolaringologista, e os exames de audiometria, otoscopia, tonometria, impedanciometria, auto-refração computadorizada e teste de acuidade visual.


Quando necessário, para uma maior precisão no diagnóstico, todos os pacientes também são beneficiados com procedimentos de contrapartida na sede do Instituto Pedro Cavalcanti, como cirurgias e exames complementares. 


SERVIÇO

Escola Municipal Santa Catarina
Rua: Prof. Maria Arlete Lima Nascimento, S/N, Conjunto Santa Catarina.
Tel: 3232-4841

Nenhum comentário: