sexta-feira, 5 de abril de 2013

Fecam realiza 1º Fórum Estadual de Vereadores



A Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam) realiza, no próximo dia 13 de abril, a partir das 10 horas, no Hotel Thermas, em Mossoró, o 1º Fórum Estadual dos Vereadores do RN, que terá como tema principal “Soluções urgentes para amenizar os problemas da seca”. O evento contará com uma palestra do presidente da Câmara dos Deputados, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB), que falará sobre a temática da seca e as possíveis soluções de curto prazo para ajudar as populações atingidas.
Além da palestra do deputado peemedebista, durante o evento também acontecerá a posse da nova presidência da Fecam-RN, que agora é comandada pelo vereador e presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD). Na ocasião, o novo presidente da Fecam representará todos os vereadores do Estado entregando a Henrique Alves um documento que posiciona-se contra a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 35/2012 que acaba com salário dos vereadores com cidades com menos de 50 mil habitantes.
O vereador Francisco José cumpriu, em 40 dias, agenda intensa reunindo-se com vereadores de câmaras municipais das regiões do Mato Grande, Central, Oeste, Seridó, Trairí, Agreste passando pelos municípios de João Câmara, Angicos, Cerro Corá, Assu, Santa Cruz, Apodi e Baía Formosa. Este último recebeu nesta sexta-feira a visita da comitiva da Fecam-RN. Em todas as regiões, a intenção é integrar e mobilizar vereadores para a participação no 1º Fórum Estadual. O encerramento da agenda será em Pau dos Ferros, onde o presidente Francisco José Júnior reúne vereadores nesta segunda-feira (8).
Vereadores mobilizados contra PEC que desvaloriza classe
“Vamos defender permanentemente a bandeira do legislativo. Precisamos do legislativo forte, atuante e fiscalizador”, destacou o presidente da Fecam-RN, Francisco José Júnior, durante Encontro Regional de Vereadores do Agreste, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, no município de Baía Formosa.
Francisco José explica que a PEC 35/2012 desvaloriza os vereadores e convocou todas as Câmaras a lutarem juntas contra a aprovação da Proposta. “É regressão ao tempo. Esta PEC só tornaria os vereadores subservientes. O vereador precisa ser valorizado. É o único político de plantão 24 horas para atender a população. Somos mais de 80 mil vereadores no Brasil. Somos muitos e unidos somos mais fortes ainda. Essa voz precisa ecoar. E no Fórum do próximo sábado vamos iniciar este movimento”, destacou o presidente.
O vereador ainda observou que em todos os municípios por onde no Estado andou o principal problema enfrentado pela população é a forte seca que inviabiliza a atividade rural. Hoje em Baía Formosa este assunto também foi tratado como prioridade. “As cidades clamam por soluções imediatas. A população do campo sofre muito. É uma das priores secas dos últimos tempos. Vamos nos mobilizar pelo apoio aos municípios atingidos”, destacou Júnior.
Mais Informações
Assessoria de imprensa da Fecam - Acarta Comunicação
Jean Valério: 8856 1662
Jeanny Damas: 9451 4577

Nenhum comentário: