sexta-feira, 5 de abril de 2013

[Dia Mundial da saúde] POPULAÇÃO TERÁ EXAMES DE AUDIÇÃO GRATUITOS COM NOVA TECNOLOGIA PARA TABLETS



Software que realiza exames de audiometria completos será disponibilizado domingo (07) no Parque das Dunas
Um novo software que ajuda a detecção de comprometimento funcional da audição e pode ser executado em tablets será uma das atrações do Dia Mundial da Saúde, que será comemorado no próximo domingo (07), no Parque das Dunas, em Natal. A novidade será apresentada à população por meio de exames gratuitos, realizados pelo Instituto Pedro Cavalcanti, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.
“Teremos uma equipe de profissionais no Parque das Dunas, orientando a população sobre os cuidados com a audição e com a visão, além disso vamos realizar exames gratuitos, utilizando, inclusive, essa nova tecnologia desenvolvida para dispositivos móveis, como tablets, smartphones ou qualquer computador pessoal”, explica Dr. Pedro Cavalcanti.
A perda auditiva é um problema comum que, ao contrário da crença popular, pode começar muito cedo na vida e piorar sem ser percebido pela pessoa afetada. Um teste de audição pode avaliar a audição das pessoas, embora haja alguns aspectos da audição que não se refletem nos resultados fornecidos pelos testes auditivos convencionais (audiogramas), em grande parte devido à metodologia utilizada no mesmo e limitações dos instrumentos usados até agora.
Para superar algumas destas deficiências, como a capacidade que as pessoas têm para detectar com precisão a direção da fonte de som, pesquisadores espanhóis criaram um audiômetro incorporando uma capacidade de localização de áudio em 3D. O novo software permite realizar exames de audiometria mais completos e será essa tecnologia que os natalenses vão experimentar no próximo domingo, de forma gratuita.
O Dia Mundial de Saúde, no Parque das Dunas, também terá atividades como jogos para o público infantil sobre higiene pessoal e alimentação saudável, aulas de dança e recreação, além de práticas interativas como o projeto Tapera da Falação, desenvolvido na Unidade da Estratégia da Saúde da Família de Potengi, Distrito Sanitário Norte II. O SAMU prepara, ainda, ações de prevenção, como orientação para primeiros socorros.
O evento faz parte de uma Campanha Nacional do Ministério da Saúde, com a finalidade de estimular a prática de atividades físicas e de hábitos saudáveis de alimentação, com vistas à promoção da saúde, e será realizado simultaneamente em todas as 12 capitais que sediarão a Copa.

SERVIÇO:
Dia Mundial de Saúde
Data: Domingo, 07 de abril
Local: Parque das Dunas de Natal
Horário: A partir das 8h
Contatos para entrevistas Instituto Pedro Cavalcanti – 8809.8428 (Anna Karinna) – 9939.3132 (Arthur)

Nenhum comentário: