De olho em
atrativos como estacionamento, horário de funcionamento, segurança, higiene e a
possibilidade de encontrar todos os produtos em um só lugar, os consumidores
passaram a incluir a visita aos shoppings como um item da rotina diária. De
acordo com dados da Abrasce - Associação Brasileira de Shopping Centers
–, em 2010 cerca de 329 milhões de pessoas visitaram os malls, contra os 181
milhões do ano de 2005. E a tendência é de mais crescimento.
O que muda
na indústria dos shoppings é o investimento em ambientes mais “livres”. De
acordo com a edição de setembro de 2011 da Revista Shopping Centers, a idéia de
construções grandes e fechadas está sendo deixada de lado para dar lugar a
áreas amplas, iluminadas e sustentáveis. O intuito é que os clientes se sintam
familiarizados com o empreendimento, como se estivessem em suas próprias casas.
A partir disso, aumenta a importância do “shopping vizinho”, aquele que seja
próximo em localização e ofereça um mix de opções.
Em Natal,
por exemplo, uma pesquisa realizada pela ADM Consult - Empresa
Júnior de Administração da UFRN –, aplicada em outubro deste ano, revelou
que 73% do público do Praia Shopping é formado por pessoas que residem na
Zona Sul de Natal ou grande Natal (Parnamirim). Dentre os entrevistados, 97%
se sentem bem no mall e destacam como excelentes a localização, segurança,
vitrines, higiene dos banheiros e atendimento das lojas.
A pesquisa mostrou ainda dados relevantes quanto a freqüência do público: 34% visita o Praia Shopping mais de 1 vez por semana, 25% semanalmente e 22% tem o hábito de trazer crianças ao shopping, com idade entre 1 a 9 anos. Além disso, a consulta expôs que 71% dos freqüentadores são naturais do Rio Grande do Norte, 26% de outros estados brasileiros e 3% são estrangeiros. A partir desses números, percebe-se que 92% dos freqüentadores do shopping são clientes locais.
A pesquisa mostrou ainda dados relevantes quanto a freqüência do público: 34% visita o Praia Shopping mais de 1 vez por semana, 25% semanalmente e 22% tem o hábito de trazer crianças ao shopping, com idade entre 1 a 9 anos. Além disso, a consulta expôs que 71% dos freqüentadores são naturais do Rio Grande do Norte, 26% de outros estados brasileiros e 3% são estrangeiros. A partir desses números, percebe-se que 92% dos freqüentadores do shopping são clientes locais.
“A
pesquisa demonstrou que aquela idéia de que o Praia é Shopping de turistas não
existe mais. A maior parcela do nosso público é daqui e são pessoas que gostam
do nosso ambiente e dos nossos serviços. Foi muito gratificante para nossa
equipe ver esses resultados. É a partir deles que vamos investir no cenário de
atrativos”, afirmou a gerente de marketing Danielle Leal.
Percebe-se,
dessa maneira, que a indústria de shoppings vive um momento de
profissionalização e amadurecimento, acompanhando o bom período da economia e
imagem do Brasil no exterior. Os empreendimentos que enxergarem bem o
momento, vão se antecipar às novas necessidades do mercado.
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