quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Temer participa de comício em Natal

Presidente nacional do PMDB e candidato a vice-presidente de Dilma Rousseff, Michel Temer participou em Natal de mobilização promovida pelo partido no Estado potiguar e defendeu o nome do deputado federal Henrique Eduardo Alves para Presidência da Câmara dos Deputados.  Ele ressaltou que o parlamentar potiguar “tem grandes chances” de ocupar a cadeira mais importante doLegislativo. No  comício, realizado no  conjunto de Santarém, Temer  ressaltou  a amizade com Henrique Eduardo Alves. “Meu amigo há 30 anos e amigo peemedebista. Henrique tem presença de 10 mandatos na Câmara Federal e ele vai para o décimo primeiro mandato e, se Deus quiser, será o presidente da Câmara dos Deputados”, comentou.
O candidato a vice-presidente, fazendo referência à Presidência da República, destacou: “quando me perguntam se a vice-presidência estará de portas abertas para o Rio Grande do Norte, respondo que não estarão abertas porque para o Rio Grande do Norte a vice-presidência não terá porta”. Michel Temer disse que encerrava,praticamente, a campanha eleitoral. “Amanhã quando eu telefonar para Dilma direi a ela  que recebi muitos aplausos pelo trabalho de Henrique Alves”, completou.
Já o presidente estadual do PMDB, o deputado federal Henrique Eduardo Alves, trouxe, no discurso, dois focos. Primeiro falou da própria história do partido. “Fizeram do PMDB o maior partido político do Brasil. Este é o momento de agradecer a todos.  Natal, no dia 3 de outubro vai acontecer uma das mais importantes eleições para o nosso Estado”, destacou.
No segundo momento do discurso,  Henrique Eduardo destacou a eleição da ex-ministra Dilma Rousseff. Ele citou a “mulher de Lula”, Dilma Rousseff, como a eleição no primeiro turno para Presidência da República. O líder do PMDB ressaltou que a petista é estreante em pleito eleitoral. “Essa é a primeira mulher a ser presidente do Brasil. A eleição é o julgamento, você julga as pessoas que trabalharam, fizeram ou deixaram de fazer, construíram ou se negaram. Dilma, nessa eleição, representa o povo do meu Estado”, frisou.
O deputado federal Henrique Eduardo ressaltou que está em pauta, no pleito 2010, a avaliação do Governo Federal.  Ele também rebateu as críticas de adversários: “muitos se falam que Natal perdeu a refinaria, mas ganhamos uma obra mais importante do que seria a refinaria. Esse aeroporto que terá o seu edital lançado em outubro, que começará a construção em fevereiro, vai custar R$ 1 bilhão, vai gerar 30 mil empregos, vai aumentar  e todos entendemos a importância dessa obra”, comentou.
O peemedebista foi mais além e se definiu como “Lula radical” e frisou todo apoio e obras executadas pelo Governo Federal  no Estado potiguar. “O aeroporto será inaugurado em outubro, novembro ou dezembro de 2013. Em 2014 vamos sediar a Copa do Mundo. Vem gente do mundo inteiro e eles vão entrar porque aqui será a porta de entrada do mundo no Brasil”, completou.
Candidatos encerram mobilizações
Os três principais governadoráveis do Rio Grande do Norte escolheram a capital potiguar para encerrar a campanha eleitoral. Com 23% do eleitorado, Natal ganha atenção redobrada dos candidatos. Na zona Norte acontecerão os últimos comícios de Rosalba Ciarlini (DEM) e Carlos Eduardo (PDT).
Já o governador Iberê Ferreira (PSB) encerrará a mobilização em um comício no pátio da Semov, no bairro de Lagoa Seca. A movimentação está marcada para às 21h. No entanto, durante todo dia de hoje o candidato a reeleição percorrerá cinco municípios da região do Seridó. A partir das 8h ele irá as cidades de Parelhas, Equador, São João do Sabugi, Jardim de Piranhas e Santana do Matos. Antes de retornar a Natal, Iberê Ferreira ainda passará pela cidade de Angicos.
Já Carlos Eduardo começará um “arrastão” a partir das 15h pelos bairros da zona norte de Natal. O comício de encerramento será em Nova Natal. O governadorável escolhe a região de Natal que foi mais priorizada pela sua administração nas obras de saneamento, drenagem e calçamento.
Candidata da coligação “Força da União”, a senadora Rosalba Ciarlini começará uma carreata pela zona Norte a partir das 15h. A meta é percorrer 14 bairros daquela região da capital potiguar.
O comício de encerramento será na avenida Pompéia, no bairro de Santarém. Os senadores José Agripino Maia (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB) participarão da mobilização junto com Rosalba Ciarlini.
Para os últimos comícios dos governadoráveis é aguardada uma grande mobilização. Será o momento final da campanha eleitoral. De amanhã até sábado os candidatos estarão fora do programa eleitoral no rádio e na televisão e não poderão fazer manifestações com uso de alto falante. O que ainda é permitido pela legislação eleitoral são carreatas ou caminhadas, mas sem som.
Campanhas exibem últimos programas
Os candidatos ao Governo do Estado se despediram ontem dos programas gratuitos no rádio e na TV. Dos principais concorrentes ao cargo, Carlos Eduardo Alves (PDT) e Rosalba Ciarlini (DEM) listaram suas realizações como ex-prefeitos de Natal e Mossoró, respectivamente, enquanto Iberê de Souza (PSB) reafirmou os compromissos de campanha. O governador licenciado comparou sua gestão à da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), companheira de chapa, afirmando que, em apenas cinco meses à frente da administração estadual, já obteve melhorias significativas em áreas como segurança pública, saúde e educação. “É a virada se confirmando em todo o estado”, defendeu o narrador na TV.
Já o programa de Rosalba destacou o fato de todas as pesquisas apontarem que a candidata ganharia a campanha já no primeiro turno. “A eleição é domingo, a vitória está próxima”, enfatizou a ex-prefeita, sem esquecer de pedir atenção aos correligionários e um crédito de confiança dos eleitores, “para mudar o estado para melhor.”
Carlos Eduardo relembrou as ações à frente da Prefeitura do Natal, da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania e na Assembleia Legislativa. “Aprendi a fazer a agora quero fazer por todas as cidades”, declarou o pedetista, concluindo com uma convocação: “Juntos vamos mudar o Rio Grande do Norte.”

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: