terça-feira, 24 de agosto de 2010

Serra faz campanha em Natal

manhã o candidato a Presidência da República pelo PSDB José Serra visitará o Rio Grande do Norte. Essa será a 1ª visita do tucano ao Estado potiguar como presidenciável. Na agenda do candidato, uma ampla programação que contempla mobilização de rua e encontro com profissionais da área de saúde. José Serra desembarcará às 14h em Natal. A expectativa é que ainda no aeroporto ele conceda uma entrevista coletiva. O ponto alto da mobilização será a caminhada que o candidato fará no centro comercial do bairro do Alecrim. Os coordenadores da campanha de Serra já avisaram que será dispensado o veículo aberto. A caminhada será a pé. Na programação do presidenciável havia sido incluída uma visita aos “pontos de mobilização de Rosalba Ciarlini”. Mas o evento não acontecerá.

Ainda na capital potiguar José Serra participará de uma reunião com profissionais da área da saúde. O encontro está marcado para ocorrer na Associação Médica do Rio Grande do Norte. Às 17 horas o candidato a presidente pelo PSDB segue para o “Comitê Serra 45″ instalado na Av. Alexandrino de Alencar, onde lança o Programa “Sou Serra no RN”. O tucano embarcará à noite para o Rio de Janeiro, onde gravará programa de televisão no dia seguinte.

Como precursora da visita do presidenciável do PSDB, chegará na capital potiguar hoje a psicóloga chilena Mônica Serra. Ele desembarcará no Aeroporto Internacional Augusto Severo às 10h e seguirá para a Liga Norte-rio-grandense contra o Câncer. A esposa do candidato do PSDB terá um almoço com coordenadores de campanha e, à tarde, visitará as instalações do Grupo de Apoio a Criança com Câncer e o Hospital Infantil Varela Santiago. A noite, às 19h, Mônica Serra estará proferindo uma palestra no clube Albatroz.

Depois de José Serra e da esposa dele, para próxima terça-feira está sendo anunciada a visita do candidato a vice, o deputado federal Índio da Costa. A agenda dele ainda está sendo fechada.

Candidatos evitam acusações diretas nos programas de TV

Os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte iniciaram ontem a segunda semana de propaganda eleitoral gratuita. Assim como nos primeiros dias de veiculação, o foco principal foram os setores de educação, saúde e investimentos. Evitando motivos para concessão de “direito de resposta”, as críticas aos adversários foram postas de maneira sutil, sem referências diretas. O governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) seguiu a linha “continuar avançando” e mencionou áreas como habitação e agricultura familiar; a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) criticou a atual situação da educação, a qual classificou de “lamentável” e apontou propostas para os setor; o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT) apostou na defesa corte do custeio da máquina e na elevação de investimentos.

No horário de televisão, Carlos Eduardo garantiu moralizar os gastos públicos e para isso prometeu reduzir em 50% o número de cargos comissionados do governo, que hoje é de 1.800. Ele disse ainda que nomeará para os cargos de confiança profissionais técnicos “em fez de afilhados políticos”. Segundo o pedetista, o governo arrecadará nos próximos quatro anos cerca de R$ 30 bilhões e investirá 10% do total em obras. “Vamos fazer uma gestão moderna”.

A senadora Rosalba Ciarlini, candidata do DEM, apresentou um rápido diagnóstico da situação na qual se encontra a educação do estado, enfatizando a evasão escolar que chega a 20% e a falta de professores – e apresentou as propostas que dispõe para o setor. Ela assegurou que terá duas medidas imediatas na educação, se eleita: recuperar e reequipar as escolas e também completar o quadro de professores, que apontou estar hoje em dia defasado. Em um contraponto com as críticas à atual gestão, a democrata apresentou os avanços na área de educação em Mossoró.

Com um “começa agora a propaganda do governador que realizou o maior programa de habitação do estado”, Iberê Ferreira de Souza apresentou o programa de construção de casas populares do governo do PSB, apresentando números da ordem de 28 mil residências nas zonas rural e urbana e outras mais de 18 mil melhorias. Ele prometeu ainda, caso continue no governo, construir mais 50 mil casas populares. Iberê disse que vai expandir a auto-suficiência do estado em energia eólica para a condição de exportador e assegurou que tornará “definitivamente realidade o Aeroporto de Cargas e Passageiros de São Gonçalo do Amarante”. Em alusão à candidata do DEM, que é de Mossoró, alfinetou: “Serei um governador de todos. Não privilegiarei nenhuma região ou cidade, muito menos por ser de lá”.

O candidato do PSOL, Sandro Pimentel, prometeu baixar a zero o índice de analfabetismo no estado; Camarada Leto (PCB) disse que trabalhará para tornar realidades práticas do comunismo; Simone Dutra (PSTU) criticou as ações dos atuais políticos; e Bartô Moreira (PRTB) apresentou propostas na área de educação e pediu ao eleitor para comparar ações possíveis das “enganadoras”.

Juiz eleitoral manda retirar do ar inserção de Rosalba

O juiz da propaganda eleitoral Ivan Lira de Carvalho determinou que a coligação “Força da União”, da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), retire do ar a peça publicitária de televisão na qual é enfocada a proposta para saúde, mostrando a animação gráfica de um hospital. A liminar atende a pedido feito pela coligação “Vitória do Povo”, do governador Iberê Ferreira (PSB). No despacho, o magistrado deixou clara sua posição contrária ao que preconiza a Lei 9.504/97, que proíbe esse tipo de recursos, por entender que o modelo atual deixa as peças mais pobres e tediosas.

Diz ele num trecho da sentença: “Não tenho porque esconder que guardo sérias reservas quanto ao posicionamento da Lei 9.504/97, caldeada por uma tão propalada ‘minirreforma eleitoral’ operada pela Lei 12.034/ 2009, que resolveu fazer um nivelamento por baixo, da propaganda eleitoral dita gratuita, que em verdade é paga pelos contribuintes, através de benefícios tributários às empresas de comunicação social que operam rádios e televisões.”

O juiz Ivan Lira observou ainda que a vedação prevista em lei prestigia a “pobreza da criatividade”. “Prestigiou-se, na vedação do uso da computação gráfica nas inserções, a pobreza da criatividade, ao invés de ser permitido que o engenho humano se aliasse à tecnologia da informação para produzir peças publicitárias menos estáticas (e porque não dizer, menos patéticas) do que certas tediosas inserções de propaganda eleitoral que invadem os lares de milhões de brasileiros com mídias artesanais e toscas.”

A decisão é liminar. O juiz ainda aguarda a defesa da coligação Força da União. Pelo twitter o juiz escreveu: “Hoje, contrariamente à minha visão doutrinária e de cidadão, cumpri a lei retrógrada e determinei a retirada do ar de inserções feitas em computação gráfica. Ossos do ofício. Lei arcaica, mas ainda vigente. Espero modificações, quem sabe leitura mais moderna, pelo TSE.

Procurado pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE, o publicitário Arturo Arruda afirmou que a coligação de Rosalba Ciarlini ainda não foi notificada da decisão. “Logo que chegue o comunicado nós vamos cumprir”, comentou.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: