sábado, 21 de agosto de 2010

Candidatos apostam na conquista dos indecisos

O governador Iberê Ferreira (PSB) e o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT), que disputam o governo estadual, estão apostando na conquista dos indecisos para tentar reverter o pleito. Pesquisa Ibope/InterTV Cabugi, divulgada na última quinta-feira, mostrou que a senadora do DEM, Rosalba Ciarlini, está com 46% das intenções de votos, enquanto o governadorável do PSB está com 24% e Carlos Eduardo com 14%.

A candidata do DEM destacou que, com os novos números Ibope/InterTV Cabugi, sente-se mais estimulada a continuar no pleito eleitoral. “Esses números da pesquisa me deram mais gás para continuar trabalhando e pedindo voto de porta em porta, apresentando minhas propostas”, comentou. Ela disse que procurará intensificar as mobilizações. “Vamos intensificar ainda mais a campanha durante o tempo que ainda resta até o pleito”, completou Rosalba Ciarlini.

Ao comentar a pesquisa Ibope, o governador Iberê Ferreira destacou o crescimento apontado na pesquisa, na qual no intervalo de uma semana ele cresceu de 20% para 24%. “Sou muito tranquilo com relação a pesquisas. E os números divulgados – por todos os institutos desde o início da campanha – demonstram o nosso rápido crescimento, refletindo o que encontro nas ruas em nossas caminhadas. Estou muito confiante. Vamos vencer as eleições”, frisou.

Carlos Eduardo disse que, embora “respeite os números Ibope”, tem estudos mostrando que ele está no segundo turno. “Veja que a pesquisa mostra 54% de indecisos. Temos estatísticas que mostram algo bem diferente dessa pesquisa e apontam que nossa situação está boa e que iremos para o segundo turno”, destacou.

O pedetista fez questão de frisar que os estudos feitos pela coordenação de campanha mostram “um candidato de alta competitividade e que vai para o segundo turno”.

Candidatos comemoram os resultados
Os três candidatos ao Senado que ocupam as primeiras posições na pesquisa Ibope/InterTV Cabugi fizeram avaliações positivas sobre o resultado. Wilma de Faria (PSB), que aparece com 43%, disse que “passou por muitas eleições com números desfavoráveis nas pesquisas”. Já os senadores Garibaldi Filho (PMDB), que aparece com 60%, e José Agripino Maia (DEM), que está com 51%, disseram que os números são um estímulo para continuarem a campanha.

“Novamente a pesquisa foi muito boa, muito positiva. Para toda a chapa. E esses números vêm reforçar dois fatos. Primeiro, o IBOPE confirma o que estamos vendo em todas as carreatas e caminhadas que temos realizado, ou seja, a aceitação popular da nossa chapa. Segundo, é que esses números – logo em seguida àqueles que saíram sábado, também do IBOPE – nos estimulam em dobro”, frisou Garibaldi Filho. Logo em seguida, ele ressaltou. “nessa reta final de campanha não vamos nos acomodar”.

O senador José Agripino Maia avaliou os números da pesquisa Ibope, onde aparece em segundo na preferência do eleitorado, como “reflexo das ruas” e destacou que se sente tranquilo, ao ver a receptividade do eleitor, para a reeleição ao Senado. “Eu não posso falar pelo eleitor, mas posso dizer que me sinto tranqüilo com a receptividade de nossa reeleição ao Senado”, comentou.

Analisando a pesquisa Ibope, ele frisou: “o resultado do Ibope retrata o que sinto nas ruas. Uma tendência natural pela candidatura de Rosalba e Robinson, e uma intenção de voto declarada a dupla que apóia Rosalba: José Agripino e Garibaldi, num distanciamento forte em relação a terceira colocada”.

O líder do DEM disse que os números revelados estimulam à campanha. “Isso é estimulante, reforça as nossa convicções, nos mostra que o eleitor soube avaliar o que estamos propondo e reconhece que a nossa vida pública nos credencia a reeleição. Mas apesar do estimulo, os números nos remete também a redobrar esforços para calibrar a ação e manter ainda mais estreito o contato com o eleitor”, destacou.

José Agripino afirmou que que quanto maior o contato com a população “mais aprendizado pelo que se ouve do povo e melhor preparo para o desempenho do mandato futuro”.

A ex-governadora Wilma de Faria, candidata ao Senado pelo PSB, procurou não super dimensionar o fato de estar em terceiro lugar na pesquisa Ibope, divulgada na última quinta-feira. Ela lembrou que em diversas disputas eleitorais “nunca venceu pesquisa”.

“Em minha vida pública, na grande maioria das disputas, nunca venci pesquisas. Mas, na grande maioria das eleições, sai vitoriosa. O povo tem sido generoso e justo comigo. E, nas eleições deste ano, tenho certeza, não será diferente. Vamos vencer as eleições”, destacou.

Programas destacam ‘promessas’

Bolsa Família passando a um salário mínimo. Policiais militares ganhando mais de R$ 3 mil. O segundo dia do horário eleitoral gratuito na TV, para os candidatos ao Governo do Estado, marcou ontem o início do período de promessas. Os principais concorrentes ao cargo não ficaram de fora da tendência. Carlos Eduardo Alves (PDT) prometeu cortar despesas inúteis do governo; Rosalba Ciarlini (DEM) garantiu que, se eleita, irá erguer um novo hospital na zona Oeste de Natal; e Iberê Ferreira (PSB) declarou que irá construir “definitivamente” o aeroporto de São Gonçalo.

Primeiro dos três a aparecer no horário eleitoral, Carlos Eduardo lembrou a “revolução de obras” realizada em sua gestão na Prefeitura do Natal e destacou ações como a construção de casas no Planalto e de escolas por todo o município, garantindo que irá renegociar contratos e cortar despesas inúteis da administração. “Estou com Lula, estou com Dilma, estou com você. Juntos vamos mudar o Rio Grande do Norte”, disse o representante da coligação “Coragem pra Mudar”.

Rosalba Ciarlini focou seu programa no ataque à forma como a atual gestão estadual vem trabalhando na área da saúde. Ela prometeu equipar e reformar os hospitais públicos, desafogando o atendimento na capital, pois seis em cada 10 pacientes internados no Walfredo Gurgel seriam do interior. “Rosalba vai construir o novo hospital geral e de emergência de Natal na zona Oeste da cidade”, garantiu o locutor do programa.

A propaganda lembrou ainda que há 12 anos, quando prefeita de Mossoró, Rosalba ergueu com recursos próprios do Município a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Nordeste, no Alto de São Manoel. Um dado da Fundação Getúlio Vargas, que apontou a rede de saúde da cidade como a 13ª melhor do País, foi citado junto com depoimentos de populares, favoráveis ao trabalho desenvolvido pela atual senadora.

Iberê Ferreira de Souza dedicou parte de seu programa às obras desenvolvidas pelo atual Governo do Estado no setor de saneamento e abastecimento, que somariam mais de R$ 1 bilhão em investimentos, com destaque para a estação de tratamento de esgotos do Baldo. A obra foi iniciada na gestão Wilma de Faria, que participou do programa, elogiando o aliado. Em um novo depoimento com tom emocional, Iberê afirmou que irá governar “para todas as regiões do estado”.

“Não seria leviano para dizer que em quatro anos eu irei acabar completamente com os problemas das drogas, mas vou fazer o esforço possível, o esforço necessário, criando políticas públicas, para que, pelo menos, a gente possa diminuir significativamente o problema”, declarou o governador. Ele prometeu construir, em definitivo, o aeroporto de São Gonçalo, o “maior da América Latina”.

Programa de Rosalba acusa adversários

O Bolsa Família, do Governo Federal, foi o motivo para a primeira polêmica do horário eleitoral gratuito. O programa de rádio da candidata Rosalba Ciarlini (DEM) acusou ontem “adversários” de mentirem a respeito de uma suposta posição contrária da senadora em relação ao benefício. “Os adversários de Rosalba já começaram a mentir. Andam dizendo por aí que ela é contra o Bolsa Família”, declarava o texto lido por apresentadores.

Logo depois a candidata afirmou: “Sempre fui a favor dos programas sociais, por isso sou a favor do Bolsa Família.” Rosalba Ciarlini garantiu que não só é favorável à manutenção, mas também à ampliação desse tipo de programa. A crítica da representante da coligação “Força da União” é uma referência indireta a afirmações como a veiculada no programa de rádio do candidato Iberê Ferreira de Souza (PSB).

Na quarta-feira, o horário eleitoral da “Vitória do Povo” destacou a oposição feita pelo DEM em nível nacional, afirmando que o partido de Rosalba não só seria contrário a Lula, mas também ao Bolsa Família. O programa do atual governador usou o personagem “Professor Vuvuzela” para questionar: “Oh, minha flor, já falou pro povo que o partido da senhora é contra o Bolsa Família? (…) Não falou não, né?”

O programa de rádio de Iberê Ferreira se voltou, novamente, a aproximar o candidato do presidente Lula. “Não é a toa que o presidente Lula apoia Iberê para continuar governando o estado”, ressaltou o locutor. Um histórico pessoal e político foi apresentado, com as ações nos dois mandatos de deputado estadual e seis de deputado federal, além do período à frente das secretarias de Agricultura e Recursos Hídricos.

O programa de rádio de Carlos Eduardo teve como destaque as obras realizadas na zona Norte durante seu período à frente da Prefeitura do Natal. O foco foi na maternidade Leide Morais e na drenagem e pavimentação das ruas do bairro Nossa Senhora da Apresentação.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: