sábado, 21 de agosto de 2010

Autorizada contratação temporária

Final de agosto. Esse é o prazo com o qual a Secretaria Estadual de Educação trabalha para a publicação do edital do Processo Seletivo Simplificado que vai contratar temporariamente, 1.225 professores para a rede pública de ensino. A Lei nº 9.353 foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial.

De acordo com a subsecretária estadual de Educação, Kátia Lopes, já foi criada a comissão que irá analisar o perfil dos candidatos que a secretaria pretende contratar e a forma como eles serão selecionados- que vai ser através da análise de currículo. Ainda não estipulamos datas, a nossa previsão é que até o final do mês o edital seja publicado , explicou Kátia Lopes.

De acordo com a Lei nº 9.353 as contratações serão feitas no prazo de 12 meses, podendo ser prorrogadas por igual período. A remuneração do pessoal contratado, será a mesma da categoria. Os recursos – cerca de R$ 20 milhões – são oriundos da receita do governo do Estado.

A Lei limita em quatro mil o número de contratações. Mas inicialmente estão previstas apenas 1.225 vagas. “Pedimos esse total de vagas porque, se houver necessidade, já temos candidatos selecionados. Além disso, eles poderão ser chamados para os demais componentes curriculares, como pedagogo”, explicou Kátia.

Ela disse ainda que já foram identificadas as necessidades de professores/localidades, mas que essa informação só será divulgada no edital que regula o processo seletivo.

Em entrevista concedida pelo secretário estadual de Educação, Otávio Tavares, no final de julho, o déficit abrange todos os municípios do RN, alguns deles estão sem professores desde 2005, quando foi realizado o último concurso. Com relação às disciplinas, a deficiência está, no Ensino Médio, para Matemática, Física, Química, Biologia e Espanhol. Já no Ensino Fundamental, o problema está em Artes, Língua Portuguesa, Matemática, e de professores polivalentes, no caso das primeiras séries.

De acordo com dados da própria secretária, o déficit imediato da educação do Rio Grande do Norte é de 840 professores. Sem contar com as vagas ocupadas pelos 1.331 estagiários que estão em sala de aula.

Atualmente, o quadro geral de professores é de 18.463, sendo que apenas 10.111 estão em sala de aula. Os demais estão lotados em outros setores da própria secretaria, cedidos ao sindicato da categoria ou ocupando cargos de vice-diretores, diretores e orientadores nas escolas.

A Secretaria também trabalha para a realização de concurso público para a contratação de professores para o quadro permanente. A previsão é que seja ainda este ano, devido a um Termo de Ajustamento de Conduta assinado com o Ministério Público, que prevê a substituição de todos os estagiários por professores efetivos.

Números da Educação do RN

Situação das escolas, quantidade de alunos e professores

738
Total de escolas da rede pública

18.463
Quadro geral de professores do Estado

10.111
Número de professores em sala
de aula

840
Necessidade imediata de professores

324 mil
Total de alunos matriculados
na rede pública

692
Professores com afastamento definitivo da sala de aula

446
Professores com afastamento temporário da sala de aula
486
Professores lotados na sede da Secretaria de Educação

526
Professores lotados nas Direds (Diretorias Regionais de Educação)

2.190
Professores ocupando cargos de diretores, vice-diretores e orientadores pedagógicos

35
Professores cedidos ao Sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sinte)

264
Professores cedidos a outros órgãos

Nenhum comentário: