terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Encontro reuniu Fetrafianos dos quatros cantos do estado em São Paulo do Potengi


A cada dia os Fetrafianos vem crescendo no estado do Rio Grande do Norte, são agricultores que aderem a idéia e criam em seus município o SINTRAF - Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, este sindicato é filiado a FETRAF - Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, que nasceu de uma decisão tomada no I Encontro Nacional da Agricultura Familiar em Julho de 2004 em Brasília. AFETRAF-BRASIL/CUT tem sua origem na luta efetiva dos Agricultores e Agriculturas Familiares numa fase muito rica de debates e proposições baseadas no novo sindicalismo CUTista. 

Com a fundação da CUT (Central Única dos Trabalhadores) no início dos anos 80, cresce o movimento de oposição sindical de linha CUTista, que tinha como principais objetivos superar o peleguismo e resgatar os princípios da liberdade e autonomia sindical suprimidos pela intervenção da Ditadura Militar(1964-1984). 

Nos últimos dez anos os Agricultores e Agricultoras Familiares conseguiram muitas conquistas. Uma das mais importantes é a estrutura organizativa que se constitui a partir da base, tanto no campo sindical quanto na organização econômica da produção familiar. São milhares de associações, cooperativas de produção e de crédito, redes de comercialização, agroindústrias familiares, todos buscando cada vez mais fortalecer as propriedades familiares, assentamentos da Reforma Agrária e empreendimentos sustentáveis e solidários.

Hoje, a FETRAF-BRASIL/CUT está organizada em 18 Estados, com mais de 600 Sindicatos e Associações sindicais em mais de 1000 municípios em todo o Brasil, com aproximadamente 500 mil agricultoras e agricultores associados.

No Rio Grande do Norte já existe mais de 50 municípios. que criaram seu Sintraf avançando na construção, ainda que a longo prazo, de mecanismos próprios geradores da auto sustentação financeira da entidade. Nesta terça-feira (05) aconteceu na cidade de São Paulo doPotengi o 1º Encontro de Fetrafianos na Politica O evento aconteceu na sede do programa de erradicação do trabalho infantil - Peti, e teve a participação de representantes dos Sintrafs dos quatro cantos do estado, o prefeito anfitriã José Leonardo Casimiro de Araújo, Naldinhoacompanhado na mesa pelo representante da deputada Fatima Bezerra Olavo Ataíde, o presidente estadual do PT Eraldo Paiva ,João Cabral presidente da Fetraf/RN e o deputado estadual Fernando Mineiro(PT).

Representantes da Serra de Santana também estiveram presentes de Cerro Corá estiveram presentes o presidente do Sintraf João Maria Alexandre, o secretário de Agricultura Canindé Adriano, Ponteiro e o coordenador da secretaria de administração Paulo, o vereador Divino representou a cidade de Bodó, da cidade de Lagoa Nova tivemos uma representação expressiva também os vereadores Gilvan de Emidio, Lenadro Campos e o presidente da câmara Nazareno Alves, Bilouro e mais o secretário de agricultura Paulo Vandir e a presidente do Sintraf Socorro Santos.

Todos os participantes foram para discutirem sobre "A contribuição de seus municípios para a convivência com o Semiárido Potiguar" e buscarem outras alternativas de forma urgente e eficaz.
DJ Aildo. 

Nenhum comentário: