segunda-feira, 24 de maio de 2010

Divino Silva esteveRepresentando a Cidade de Bodó

Termina em grande estilo o 20º Encontro Nacional da ANAMMA em Natal
Natal, 14 de maio de 2010.

Aplausos para os organizadores do 20º Encontro Nacional da ANAMA, que esse ano aconteceu em Natal e contou com 534 participantes de 17 estados e 83 cidades.
Nosso Estado acabou sendo o palco desse importante encontro, e fomos além disso, nós gestores ambientais municipais daqui também nos colocamos como protagonistas. Além da representativa participação (éramos mais 30 Secretários Municipais de Meio Ambiente), criamos a ANAMA – RN, abrilhantando o evento e mostrando que estamos no caminho certo para a consolidação em âmbito nacional do Fórum de Secretários Municipais de Meio Ambiente do RN, seguindo a tendência de consolidá-lo como espaço para obtermos o fortalecimento das estruturas de gestão das nossas cidades. Conhecemos gestores de outras cidades, como Agnaldo de Laguna/SC, Paulo de Oiapoque/AP, João Eustaquio Rio de Janeiro/RJ, Wellintania de João Pessoa/PB, Moraes e Pollyane de Goiania/GO, que somam com Kalazans Bezerra de Natal - Vice-presidente da Região Nordeste, Luis Soraggi - Secretario Executivo da ANAMA/RJ, Roberto Valentim - Vice-presidente Nacional de Vitória/ES e Mauro Buarque - Presidente Nacional da ANAMA/PE. Teve tambem Issac de São José de Ribamar/MA que levou a experiência do nosso FórumRN para implantar em seu Estado.

Criação da ANAMA-RN, abrilhantando o evento, com a presença da direção nacional da ANAMA, o Diretor Geral do IDEMA, Prefeito de Ceará-Mirim e os Gestores Municipais de Meio Ambiente do RN.
Como foi proveitosa a experiência de participar de um encontro de gestores ambientais das muitas cidades do nosso País, de ver reunidos nossos colegas de trabalho (agora nossos amigos), de ouvirmos as diferentes ações que estão ocorrendo nos mais longínquos recantos desse Brasil! Como foi boa essa oportunidade de conhecer e poder implementar em nossas cidades a diversidade dos trabalhos realizados a favor da proteção ambiental!
Foi bom poder sentar durante horas com a atual Ministra do Meio Ambiente, Sra. Isabel Teixeira, e vê-la responder com toda dedicação e respeito à ANAMA e às perguntas que cada gestor teve a abertura para lhe fazer ou repassar as variadas cobranças das cidades, além de poder informá-la sobre o empenho dos municípios na luta da preservação ambiental. E mesmo que as respostas não tenham nos atendido plenamente, pudemos perceber que o poderoso Ministério do Meio Ambiente não pode caminhar sem interagir com os gestores municipais e mostra firmemente também que precisa agir para essa consolidação. Quando vemos a multidão de gestores das cidades juntos, como nesse Encontro, percebemos que não existe outro caminho que não seja o de inserir os agentes públicos municipais. Ou se faz isso ou não temos caminho para a proteção ambiental, pois só nós podemos estar em todos os lugares na hora dos acontecimentos. De fato, as cidades precisam gritar, porém organizadamente através da ANAMA, para novamente repetir o que dita a Política de Meio Ambiente em vigor: é preciso que o Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA funcione. E para isso, é urgente ter as cidades incorporadas de fato e de direito neste processo.


Empenho total para consolidar o Fórum dos Secretários Municipais de Meio Ambiente do RN.
Parabéns novamente aos Gestores de Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, que se sintam bem-vindos os gestores que nesse encontro se apresentaram ao grupo, como ocorreu com as cidades de Assu, Lagoa Nova e Pau dos Ferros. Parabéns ao empenho de todos os que estão construindo essa história e que foram nacionalmente reconhecidos durante esse Encontro da ANAMA. Presto homenagens a pessoas como a valente Lucimar de Lajes, ou a precisa Lúcia de Parnamirim, coordenadoras de Meio Ambiente que ajudam como ninguém na estruturação do Fórum, além da união e empenho de muito dos Secretários de Meio Ambiente do RN, como o forte Chiquinho de Nova Cruz, o idealizador dos nossos caminhos Mairton de Mossoró, o lúcido e sensato de Fabrício de Goianinha, um assiduo Sandoval de Governador Dix-Spet Rosado e outro assiduo Roberto de Bom Jesus, o atencioso Roberto de Cerro Corá, a energica Aucely de Porto Alegre, a sensível Edna de Caicó (destacando que no Seridó as cidades não se reúnem, se abraçam), o revigorante de Pedro Galvão de Macaíba, o companheiro Antonio Tony de Ipanguaçu, a exemplar Socorro Rabelo de Canguaretama, o prático e eficiente Hélio de São Gonçalo do Amarante, o coerente e cooperativo Carlos da Hora, Secretário Adjunto de Meio Ambiente de Natal, o coerente e preciso Menger de Serra Caiada. Me sinto honrado em também me incluir neste grupo com minha capacidade e motivação, agora, como anunciando durante o encontro de própria voz pelo Prefeito Peixoto, como Secretario de Meio Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ceará-Mirim. Parabéns também a todos e não posso esquecer que recebemos Fabio Goes como novo membro do Fórum, ex-diretor técnico do IDEMA, que agora assume a Secretaria de Meio Ambiente de Extremoz. Todos buscamos a consolidação das ações em nossas localidades e buscamos algo maior para dar o apoio necessário à melhoria dessa gestão.


Fabrício de Goianinha e Marcelo de Ceará-Mirim na direção da ANAMA-RN

Assim, formamos durante esse importante encontro a ANAMA-RN, em uma reunião de consenso unânime dos Secretários de Meio Ambiente do RN que elegeram a direção dessa entidade, com Fabrício de Goianinha como presidente e a minha pessoa como de vice-presidente. Deixo aqui esse registro, pois estamos fazendo história em termos de movimento ecológico. Convido todos a integrar e acompanhar de perto esse grupo e afirmo, como uma previsão otimista, que daqui, com todo esse amor e boa vontade, vão surgir muitos trabalhos importantes para que possamos atender a melhoria da qualidade de vida das comunidades em todo o Estado do Rio Grande do Norte.
(Por: Marcelo Alvim – Secretaria de Meio Ambiente de Ceara Mirim)
Algumas fotos do primeiro dia do encontro no http://juzagaglia.spaces.live.com.

Nenhum comentário: