sexta-feira, 1 de julho de 2011

Saúde na Escola beneficia professores e alunos de Caicó

O lançamento do projeto acontece nesta quinta-feira (30), às 19h, na Câmara Municipal.

 Estudantes e funcionários da rede municipal de ensino de Caicó agora poderão contar com avaliações periódicas de saúde visual, auditiva e vocal dentro das próprias instituições de ensino. O projeto Saúde na Escola, promovido pela Prefeitura de Caicó, em parceria com o Instituto Pedro Cavalcanti, tem como objetivo estimular um melhor desempenho, além de menor repetência e evasão escolar, por meio da promoção de uma maior saúde e qualidade de vida dos envolvidos no processo educacional. O lançamento será nesta quinta-feira (30), às 19h, na Câmara Municipal.


O projeto prevê ações curativas e preventivas de saúde, com a disponibilização de consultas e exames com especialistas, organização de palestras educativas e distribuição de material informativo, e também realização de cirurgias e acompanhamentos, quando necessário. Os atendimentos começam no dia 4 de julho, na Escola Municipal Professor Matheus Viana.   


Aos professores e equipe de apoio, serão oferecidas consultas com otorrinos e oftalmologistas e exames de laringoscopia e espectrografia vocal. E, aos alunos, consultas com oftalmologistas e otorrinolaringologistas, exames de audiometria, otoscopia, tonometria e teste de acuidade visual.  Em cada escola, serão atendidos em média 200 estudantes e 30 profissionais, sendo aproximadamente 500 pacientes beneficiados a cada mês de atividades.


A cada quinzena, uma escola diferente receberá, durante dois dias, a visita de uma equipe médica munida de toda a estrutura e equipamentos necessários para a realização de uma completa triagem no público alvo. Todas as crianças diagnosticadas com problemas visuais ou auditivos receberão óculos doados pela prefeitura e próteses auditivas pelo programa de saúde auditiva executado pela secretaria municipal de saúde de Caicó.            
  
A Saúde na Escola será desenvolvida através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Caicó e o Instituto Pedro Cavalcanti (IPC), escolhido através de um processo de licitação e com quem foi firmado um convênio.

“Achava muito interessante e percebia o potencial do trabalho de saúde que vinha sendo desenvolvido nas escolas de Natal, proporcionando melhores condições de aprendizagem para toda comunidade escolar pública. Então planejamos uma adaptação para a cidade de Caicó, fizemos o chamamento público, o IPC foi o único a se apresentar. E estamos colocando em prática uma iniciativa que, com certeza, só trará benefícios para a história do município”, ressalta a secretária municipal de saúde de Caicó, Lucia Batista.


Criado em 2007, o IPC é uma instituição sem fins lucrativos, que atua na oferta do diagnóstico e tratamento gratuito  de doenças à parcela da população que não tem acesso à rede privada de saúde no RN, como também na organização de campanhas, execução de programas sociais, qualificação profissional e levantamentos epidemiológicos.



Com experiência no desenvolvimento de campanhas sócio-educativas na área de saúde vocal e auditiva, o IPC já coordenou diversas iniciativas nacionais no estado, participando ativamente das 9°, 10° e 11 ° Campanhas Nacionais da Voz; das 6° e 7° Campanhas Nacionais da Saúde Auditiva; das 15° e 16° edições do projeto Ação Global do SESI e Rede Globo; além da execução do projeto Caravana da Saúde Escolar na cidade de Natal. 


“Estamos felizes por esta oportunidade de estarmos realizando o trabalho em mais um município. Isso demonstra  que o projeto  tem realmente atingido seu objetivo que é o de contribuir com o processo de educação e de aprendizagem, promovendo saúde dentro do espaço escolar”, destaca a vice-presidente do IPC e coordenadora operacional do projeto Saúde na Escola, Carmen Firmino.

--
-Assessoria de Imprensa IPC
Julianne Barreto 8867.0932
Anna Karinna Castro 8809.8428

Nenhum comentário: