quarta-feira, 4 de março de 2015

Qual a relação das abelhas e os Parques Eólicos?


Qual a relação das abelhas e os Parques Eólicos?
Com base na experiência e conhecimento da ecologia e comportamento das abelhas começam a surgir fortes preocupações relativamente aos potenciais impactes negativos que os parques eólicos possam causar nas populações de abelhas, em particular os decorrentes de vários efeitos como, por exemplo, o ruído e corrente eléctrica, as alterações de pressão do ar e os campos magnéticos causados pelos movimentos das pás das turbinas.
 
Alguns apicultores Americanos revelam preocupações com o ensombramento provocado pelas torres e o efeito dos flashes intermitentes dos aerogeradores, pois este efeito dura 2 a 3 horas por dia durante 2 a 3 semanas na primavera e outono após o nascer do sol. Outras preocupações estão relacionadas com o efeito do ruído e diferenças de voltagem geradas pelo movimento das pás dos aerogeradores. Estes receios referem-se, em particular, ao facto das abelhas poderem ficar desorientadas ou irritadas com estes efeitos.
 
As alterações na pressão atmosférica, turbulência e campo eletromagnético associadas aos aerogeradores podem produzir efeitos nas populações de abelhas, uma vez que estes animais conseguem detetar alterações na pressão atmosférica e tendem a permanecer no interior das colmeias quando a pressão atmosférica é baixa, uma vez que tal facto é um forte indicador de precipitação.
 
As abelhas podem também sofrer desorientação espacial devido à influência de ondas eletromagnéticas, como tal podem ser afetadas pelo campo eletromagnético originado em redor dos aerogeradores. Um estudo apresentado numa revista de apicultura, no qual foram efetuados testes sobre o efeito das ondas eletromagnéticas produzidas por telemóveis nas abelhas, mostra que o silvo produzido pelas ondas eletromagnéticas dos telemóveis pode levar à perda da colónia devido ao súbito abandono da abelha-rainha. Em condições normais, o silvo da abelha-obreira anuncia o processo criação de uma nova colónia que se inicia com a dispersão da abelha-rainha ou é um sinal de perturbação da colónia. Este estudo demonstrou, assim, então que as ondas eletromagnéticas têm, aparentemente, efeitos sobre o comportamento das abelhas. Assim, os potenciais efeitos dos campos eletromagnéticos gerados pelos aerogeradores sobre as abelhas não podem ser postos de parte.
 
Conclui-se deste modo que são necessários estudos dirigidos à determinação dos eventuais efeitos dos parques eólicos sobre as abelhas, de forma a aferir o sentido e significância dos potenciais impactes.
 
Autor: Bárbara Monteiro (Responsável de Projectos da Bio3)

Nenhum comentário: