sexta-feira, 30 de julho de 2010

PREFEITURA LANÇA O BLOG OFICIAL DO SELO UNICEF EDIÇAO 2009/2012.

A Prefeitura Criou Um Blog Especial, Trata-se do Blog do Selo Unicef edição 2009/2012. Confira ai

http://selounicefbodo.blogspot.com/

ACARÍ AMANHA TEM FESTA

Marcha da Maconha será hoje na praça do campus


Uma carta publicada há três semanas por quatro neurocientistas, entre eles Sidarta Ribeiro, diretor do Instituto Internacional de Neurociências de Natal e um dos principais nomes da área no Brasil e no mundo, colocou a polêmica discussão sobre a descriminalização da maconha sob um novo prisma. Não se trata “somente” da opinião de usuários, vistos de forma negativa por boa parte da sociedade. Trata-se de um renomado cientista, respeitado pela sociedade, evocando argumentos científicos para defender politicamente a viabilidade de retirar a maconha da lista de drogas proibidas.

Coincidência ou não, um grupo de alunos da UFRN, depois de discutir o assunto, resolveu criar o Coletivo Cannabis Ativa, que hoje, às 16h, realiza a Marcha da Maconha, com o intuito de protestar pela descriminalização da droga. A marcha sairá da Praça Cívica do Campus e interromperá, por pouco tempo, o trânsito da BR-101. Vista com desconfiança pela Polícia Militar e Civil, após a atuação do Ministério Público ficou decidido que a Marcha acontecerá sob o monitoramento da polícia.

Usar, portar, vender ou fazer apologia à droga será motivo de prisão durante a Marcha, por se tratar de atividades proibidas por lei. Contudo, os organizadores, Leilane Assunção, Álvaro Andrade e Isabele Bentes, todos estudantes da UFRN, afirmam não ser esse o objetivo do protesto. “Queremos que a sociedade discuta o assunto, de maneira equilibrada, racional e sem preconceitos”, afirma Álvaro. “Essa é uma discussão um pouco mais evoluída no Sudeste, que ainda é vista sob certo preconceito no Nordeste”, complementa o neurocientista Sidarta Ribeiro.

Entre os principais argumentos utilizados pelo neurocientista, e pelos organizadores da Marcha, para defender a descriminalização é o potencial de dano ou vício da maconha. Sidarta Ribeiro afirma que cientificamente não há evidências de males causados pelo consumo de maconha. “O nosso próprio cérebro tem substâncias chamadas endocanabinóides, muito parecidos com o que é encontrado na maconha”, afirma. E complementa: “Os males relacionados ao consumo de maconha provavelmente são devidos ao ato de fumar. Não há evidência científica de que, se fosse consumida através de inalação, por exemplo, existiria dano à saúde”. A carta aberta à sociedade, enviada por Sidarta e mais três neurocientistas, argumenta da mesma forma. Para eles, a política de repressão causa mais males que o consumo da substância.

Esse é o segundo ponto de articulação dos argumentos dos defensores. Descriminalizar, permitindo inclusive o cultivo, seria, nessa ótica, uma forma de diminuir o poder do tráfico. Aliás, a ilegalidade da maconha é o motivo alegado pelos defensores, inclusive Sidarta Ribeiro, para a famosa ligação entre o uso de maconha e a porta de entrada para outras drogas. “Torna-se uma porta de entrada porque quem vende a maconha é o mesmo cara que vende o crack. Além disso, cientificamente, comparar essas duas substâncias é a mesma coisa de comparar cerveja a veneno de rato”, garante Sidarta. E encerra: “Infelizmente, as pessoas em geral ainda não tem informação suficiente para diferenciar uma substância da outra. O “povão” mesmo não faz distinção entre maconha, cocaína ou crack”

Leilane Assunção, uma das organizadoras da Marcha da Maconha, acredita que o debate sobre o tema é o melhor caminho para vencer preconceitos. Ela, e outros organizadores, querem rechaçar o esteriótipo do usuário de maconha. “As pessoas chamam de vagabundo, de maconheiro, criminoso. Queremos mostrar que somos pessoas bem sucedidas e levamos nossa vida normalmente. O nosso movimento é antes de tudo político. É um direito nosso nos manifestar sobre o que acreditamos”, diz Leilane, que faz doutorado no curso de Ciências Sociais.

Posicionamentos contrários

Não precisa ser especialista em estatística para perceber que a proposta de descriminalizar, ou legalizar, a maconha não encontra maioria na sociedade. E não é somente no público leigo. Assim como Sidarta Ribeiro, outros acadêmicos respeitados se manifestam totalmente contrários ao “afrouxamento” da legislação no que diz respeito à substância. Os argumentos utilizados pelos defensores são replicados um a um, tornando essa uma das questões mais polêmicas em discussão na sociedade atualmente.

O professor de Serviço Social, João Dantas, um dos principais pesquisadores do tema álcool e drogadição na UFRN, se diz contrário à proposta defendida pelo Coletivo Cannabis Ativa. Ele prefere não entrar em questão no que diz respeito aos argumentos “neurocientíficos” evocados por Sidarta Ribeiro. “Não é a minha área, mas eu me amparo em uma série de pesquisadores reconhecidos até internacionalmente, como o professor Ronaldo Laranjeiras, que é psiquiatra e uma das maiores autoridades sobre o assunto”, diz.

Por esse segundo ponto de vista, a Cannabis passa a ser causadora de diversos problemas de saúde. “Dependência, bronquite crônica, insuficiência respiratória, problemas de memória e diminuição do rendimento acadêmico”, esses são os principais problemas citados pelo pelo professor João Dantas, baseado em pesquisas de Ronaldo Laranjeiras, pesquisador da Universidade Estadual de São Paulo (Unifesp). João Dantas rechaça também a idéia de “droga mais leve”. “Não existe droga mais leve. É impossível prever a reação das pessoas quanto a drogas”, afirma.

Que a maconha é “porta de entrada” para drogas mais pesadas é outro argumento evocado pelo professor João Dantas, assim como pela major Margarida Brandão, coordenadora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). “Cerca de 80% dos crimes estão relacionados às drogas e quase a totalidade das pessoas que usam drogas pesadas começaram pelo álcool, tabaco e maconha”, diz a major, frisando que, na opinião dela, uma vida sem droga alguma, lícita ou ilícita, é o melhor para a sociedade. “Já temos uma droga lícita bastante perigosa e muito usada, que é o álcool. Liberar mais uma não traria nenhum benefício para ninguém”, acrescenta.

Liberdade

Sempre que se fala em descriminalizar a maconha, uma palavra se faz presente nos discursos: liberdade. Os defensores pretendem a liberdade de escolher se fumam ou não. “O corpo é meu e eu tenho o direito de decidir ao que eu exponho ele. Se fizer mesmo mal, a vida é minha, a escolha é minha e quem vai pagar o preço sou eu”, argumenta Jota Mombaça, de 19 anos, artista plástico e usuário de maconha há dois anos. O próprio conceito de liberdade é bastante apelativo, mas isso não é suficiente para convencer quem discorda.

Para o professor João Dantas, não dá para tratar o tema sob essa perspectiva por um motivo: a sociedade brasileira e seu Estado não estariam preparados para lidar com uma possível descriminalização. “Falam que na Holanda é permitido, na Espanha ou em outros países. Mas a comparação não procede porque são realidades muito distintas”, avalia, lembrando que no Brasil o acompanhamento e controle do poder público é deficiente, em comparação com países europeus. Um exemplo: é proibido vender bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, todavia quem duvida da facilidade de um adolescente comprar qualquer bebida?

“Independente de ser contra ou a favor, é preciso respeitar as pessoas que defendem o seu ponto de vista. Sou contra proibir uma Marcha como essa. Eu não concordo com a descriminalização, mas se fosse fazer algo a respeito, faria uma marcha pela vida, daria a minha opinião. Assim é a democracia”, encerra o professor João Dantas. A falta de informação, de fato, é uma das mais perigosas “drogas” que existem.

Fonte: Tribuna do Norte

ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR SERÁ DIA 15 DE AGOSTO

A eleição do Conselho Tutelar vem ai. No próximo dia 15, teremos a eleição para escolha dos Cincos (5) membro deste importante órgão. E estão disputados 10 candidatos são eles.

Yslânia de Freitas

Simone Pereira

Arthur Alves

Cleide Macedo

Rosinaldo Adelino (Ró)

Cleiber Brito

Francisca Josiene

Marileuda (Branca)

Andréa Ymara

Carla Daniele

A eleição será das 08h00minh às 17h00minh, na Escola Estadual Sérvulo Pereira de Araujo.

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DISTRIBUI MUDAS


Mudas de árvores frutíferas como: a pinha, jaca e graviola foram entregues a população Bodoense nesta terça feira pelos funcionários da referida Secretaria. O objetivo foi priorizar as residências mais recentes e com espaços para plantios nos quintais, além de entregarem casa a casa os funcionários fizeram ainda o trabalho educativo frisando a importância dos cuidados necessários com as mudas.
Durante a semana as secretarias de Meio Ambiente e Obras em parceria plantarão algumas mudas de plantas nativas e de nin indiano em frente ao Estádio de Futebol e em outros pontos devidamente apropriados dentro da cidade.

TEM INICIO CALÇAMENTO PARA TRILHA RELIGIOSA DO MONTE DE SANTA LUZIA


Já está em construção o calçamento para a trilha religiosa de Santa Luzia em Bodó.

A obra que há algum tempo é aguardada por todos iniciou há pouco mais de 20 (vinte) dias, a previsão de conclusão é para 90 dias, mas o esperado mesmo pelos bodoenses é que a obra esteja pronta no final do ano em dezembro nas festividades em homenagem a Santa.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

O VICE PREFEITO DE BODÓ NILCINHO DEFINE SEUS CANDIDATOS PARA 2010



Este Blog Conversou com o Vice Prefeito da Cidade de Bodó, e possível Prefeitável em 2012, Jose Enilson Assunção de Melo Lula (Nilcinho) (DEM), sobre política, Segundo o vice-prefeito, ainda é sedo para falar sobre sucessão municipal, mas poderá ser o candidato a sucessão de Avamar Alves nas próximas eleições de 2012. Mas Claro se Antônio Assunção não for o candidato, e se o grupo situacionista chegar a o consenso de seu nome.

Sobre as eleições deste ano ele confirma que apóia os mesmos candidatos do Prefeito Avamar Alves e do ex. Prefeito Antonio Assunção e afirmou que na sua visão temos que eleger políticos comprometidos com nosso município, São eles quem traz bons projetos para nossa cidade.

_ não tenho nada contra os outros candidatos, só acho que devemos apoiar quem Sempre fez e faz pelo município de Bodó.

Em especial o Senador José Agripino Maia, que foi um dos que ajudaram a criar nosso município quando ainda era Governador do Rio Grande Norte. Afirmou Nilcinho

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Ajude a construir um programa para o futuro governo‏



Pela primeira no Brasil um candidato abriu o seu programa de governo à participação de todos os brasileiros.

Entre no Proposta Serra e ajude a escrever o programa de governo de José Serra.

Mais de 9 mil pessoas já se inscreveram e postaram quase 3 mil propostas.

Indique propostas que interessem a você ou a seu Estado nas 40 áreas temáticas - de Educação a Saúde, de Gestão Pública a Diversidade Sexual, de Meio Ambiente a Agricultura.

Todas as propostas são abertamente debatidas. Depois, são analisadas e mapeadas pela equipe do Programa de Governo.

Sua proposta vai integrar o Programa de Governo de Serra. E você vai ajudar a descobrir caminhos para o Brasil.

Inscreva-se agora.
Aguardamos você. Juntos, nós poderemos muito mais.


Um abraço,
Equipe Proposta Serra

Dr. Joanilson no Jornal 96


O advogado Joanilson de Paula Rego, candidato ao Senado Federal pelo RN, será entrevistado amanhã, terça-feira, 27 de julho, no JORNAL 96 (Rádio 96 FM), às 8 horas, pelo jornalista Diógenes Dantas.
Joanilson, presidente estadual do PSDC, é advogado, professor da UFRN, ex-presidente da OAB/RN, ex-procurador e ex-promotor de Justiça.
Será uma excelente oportunidade para que o candidato apresente suas propostas ao Rio Grande do Norte, como uma opção de representante que tem a justiça, a ética e a honestidade como pilares da sua vida.

Polícia vai coibir Marcha da Maconha em Natal



As Polícias Civil e Militar já anunciaram que vão coibir a Marcha da Maconha em Natal. O evento está marcado para começar às 16h, na praça cívica do campus da UFRN.

"Com certeza não iremos permitir que isso ocorra. Vamos colocar nosso pessoal lá e, caso alguém seja flagrado vendendo ou consumindo drogas será levado para a delegacia", antecipou o delegado de Narcóticos, Odilon Teodósio dos Santos Filho.

A PM também vai combater a Marcha. "Vamos dar total apoio ao pessoal da Polícia Civil. Vou entrar em contato com o delegado Odilon Teodósio o quanto antes para evitar que essa tal Marcha ocorra aqui em Natal. Além do tráfico e do consumo, também vamos deter quem por acaso esteja fazendo apologia ao crime", garantiu o comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé de Araújo.

A Marcha da Maconha em Natal já "anunciada" na página na internet http://blog.marchadamaconha.org/. Além disso, várias pessoas que estavam no show de abertura da SBPC viram uma faixa anunciando o evento.

Fonte: Tribuna do Norte

Com a campanha de rua, Iberê mostra fortalecimento e cresce, apesar de Rosalba continuar liderando

O Correio da Tarde vai circular nesta segunda-feira (26) com o resultado da primeira pesquisa encomendada ao Instituto Start, que realizou entrevista com 1.506 pessoas em 37 municípios do Rio Grande do Norte para o Governo do Estado. Os números divulgados, mostram o crescimento da reeleição do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), apesar da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) continuar liderando a disputa. O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) agora estar em terceiro. Confira:

Governador (a)/Estimulada

Rosalba (DEM) - 44%
Iberê (PSB) - 24%
Carlos Eduardo (PDT) - 12%
Sandro Pimentel (PSOL) - 0,7%
Bartô - 0,2%
Roberto Ronconi (PTC) - 0,1%
Simone Dutra (PSTU) - 0,1%

Leto - 0,1%


Fonte: Marcos Dantas

IBGE divulga lista de recenseadores corrigida

A lista com os nomes dos 611 recenseadores que vão trabalhar na coleta de dados do 12º Censo Demográfico foi divulgada ontem (24) com um errro na ordem de classificação, informou o IBGE nesta manhã (25).

A lista correta pode ser acessada aqui.

A partir de segunda-feira (26), eles devem comparecer à Faculdade Maurício de Nassau, na avenida Engenheiro Roberto Freire, para saber os locais onde vão trabalhar.

Para realizar o Censo 2010, o IBGE montou uma operação gigantesca. São mais de 230 mil pessoas envolvidas no trabalho, dos quais 190 mil são temporários. O planejamento começou em 2007, entretanto, os trabalhos foram intensificados no decorrer de 2008 e 2009. O custo previsto é de R$ 1,6 bilhão.

A coleta começará em 1º de agosto de 2010 e a divulgação dos primeiros resultados ocorrerá no fim do mesmo ano, sendo que as informações detalhadas serão divulgadas no decorrer de 2011.

Confira o cronograma de distribuição dos candidatos*, que deverão comparecer à faculdade Maurício de Nassau:

Dia 26/07:

Das 8h às 9h45 - de 001 a 100
Das 10h às 11h45 - de 101 a 200
Das 13h às 14h45 - de 201 a 300
Das 15h às 16h45 - de 301 a 400

Dia 27/07

Das 8h às 9h45 - de 401 a 500
Das 10hh às 11h45 - de 501 a 611


* O processo de escolha dos setores terá início decorridos 15 minutos do início de cada período acima listado. Após este período a escolha de setores se dará pela classificação dos presentes.

Serviço:

Telefone para esclarecimentos: 3203- 6156
Endereço para comparecimento (Faculdade Maurício de Nassau): avenida Engenheiro Roberto Freire, no. 1514, Capim Macio (próximo ao Supermercado Favorito).

sábado, 24 de julho de 2010

Confira a agenda dos candidatos a governador do RN para este sábado

Agenda dos candidatos

Simone Dutra (PSTU):

8h Seminário de Programa de Governo, Sindicato dos Bancários, em Natal

Iberê Ferreira (PSB):

6h30 Visita à Cobal em Mossoró
9h Visita ao comércio de Mossoró
14h Carreata no Oeste - Mossoró, Apodi, Itaú, Riacho da Cruz, Umarizal, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Antônio Martins, Alexandria e Rafael Fernandes

Rosalba Ciarlini (DEM):

14h Carreata do Agreste - Canguaretama, Pedro Velho, Montanhas, Nova Cruz e Santo Antônio

Sandro Pimentel (PSOL):

8h às 17h Participa de Seminário sobre Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra, no SINAI.
19h Participa de visitas domiciliares em Parnamirim, com os candidatos Tocha (federal), Irmão Ivanilson (estadual) e Tita Holanda

Carlos Eduardo (PDT):

7h30 Caminhada na feira livre de Parnamirim
9h Caminhada no comércio de Parnamirim
16h Caminhada em Parnamirim, concentração no bairro Nova Esperança

Da redação do DIARIODENATAL

Iberê demonstra satisfação com rumos da campanha e confiança em uma virada


Por onde tem passado o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) dá demonstrações de confiança numa virada, no que se refere ao cenário eleitoral no estado. Na tarde de ontem, durante uma caminhada no bairro Vale Dourado, Zona Norte de Natal, o governador fez referência a mudanças nas pesquisas eleitorais, mas não deu detalhes de números, tendo em vista que os levantamentos são para consumo interno da coligação, ou seja, não têm registro junto à Justiça Eleitoral. Durante a caminhada, Iberê esteve acompanhado da candidata ao Senado Federal, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) e da deputada federal Fátima Bezerra (PT).

Antes de iniciar a caminhada, o governador falou à reportagem do Diário de Natal que a rotina dividida, de candidato e administrador do estado, não tem prejudicado sua atuação em nenhum dos lados. "É fato que tenho trabalhado muito mais, mas uma coisa não atrapalha a outra", disse. Durante a caminhada, Iberê fez um discurso contundente em relação aos seus adversários políticos. "Quiseram evitar a minha candidatura de todas as maneiras. Primeiro disseram que Wilma não me apoiaria e ela está aqui. Depois, passei por um momento difícil, quando descobri um câncer no pulmão. Durante os três meses em que estive fazendo meu tratamento em São Paulo, disseram por aqui que eu não voltaria, que eu estava morto. Mas eu voltei curado e assim como, com a ajuda de Deus, venci a doença, com a ajuda do povo, vencerei a eleição", declarou.

O governador também falou sobre uma virada nas pesquisas e se mostrou confiante. "A virada já começou. Eles disseram que ganhariam no primeiro turno, mas agora estão todos calados. O discurso deles é para um segundo turno", disse. No plano nacional, Iberê falou da oposição feita pelos senadores potiguares ao presidente Lula. "Os três senadores do Rio Grande do Norte são contra Lula. Lá em Brasília falam mal dele, atrapalham seus projetos, mas quando chegam aqui no estado, percebem que o povo é louco por Lula e querem mudar o discurso.Vêm dizer ao povo que são 'Lula' desde criança. Mas nós somos transparentes. Somos Lula aqui e lá", disse.

Durante a caminhada, alguns policiais militares, recém nomeados, fizeram homenagens ao governador. A Juventude Guerreira, movimento de jovens do PSB, também esteve presente para acompanhar os candidatos do partido. "É bom ver jovens aqui, porque hoje em dia muitos preferem não se envolver com a política, acham que é ser careta. Mas isso é um erro. É preciso que a juventude conheça os candidatos, o passado de cada um. Porque só dessa maneira vão conseguir o desenvolvimento que gera empregos para essa geração", disse.

Por Jussara Correia, da redação do DIARIODENATAL

O vereador Vilânio Assunção sai do PP


Desde 22 de Dezembro de 2009, Vilanio, que será candidato a Prefeito em 2012, esta fora dos quadros do PP. Vilanio chegou a dizer que poderia ate renunciar a seu Mandato para disputar a prefeitura. Ele tem o aval do PR do Deputado João Maia. Vilanio tem um grande perfil político e isso ninguém pode negar, e ele segue agora atrás do seu objetivo.

Parte inferior do formulário

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Pesquisa aponta vantagem de 8% de Dilma para Serra

Uma pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi, encomendada pela Band e portal iG, apontou liderança da petista Dilma Rousseff na corrida presidencial. A candididata apresentou 41% das intenções de voto, seguida por José Serra (PSDB) com 33%, Marina Silva (PV) com 8% e José Maria Eymael (PSDC) com 1%, enquanto outros cinco candidatos não pontuaram, enquanto os votos brancos e nulos somam 4% e 13% dos entrevistados estão indecisos.

Dilma Roussef também tem o menor índice de rejeição, 17%. Serra tem 24% e Marina Silva tem 20%. A margem de erro é de 1,8%.

O Vox Populi ouviu 3.000 eleitores entre os dias 17 e 20 de julho. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 19.920/10.

No Brasil, pobre paga mais imposto do que rico, afirma Serra


A carga tributária no Brasil prejudica os mais pobres, que acabam pagando mais por causa de impostos embutidos nas mercadorias. A afirmação foi feita pelo candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, em entrevista que foi ao ar na noite de ontem (22) no Programa 3 a 1, da TV Brasil. Segundo Serra, isso coloca o Brasil entre os piores no ranking mundial em termos de impostos.

“Pobre no país paga o dobro em impostos em relação ao rico. Isso proporcionalmente. Por exemplo, a manteiga e uma série de produtos da alimentação têm impostos embutidos”, disse Serra, na entrevista, que tem duração de cerca de uma hora. Participaram do programa os jornalistas Tereza Cruvinel, diretora-presidente da EBC; João Bosco Rabello, diretor da sucursal de O Estado de S. Paulo em Brasília, e Luiz Carlos Azedo, colunista do Correio Braziliense.

Serra afirmou que é possível solucionar a desigualdade no pagamento de impostos embutidos por meio de uma legislação que não dependa de emendas à Constituição. Uma das alternativas que o candidato examina é a criação da “nota fiscal brasileira”, por meio da qual o consumidor terá de volta 30% do equivalente aos impostos pagos em uma determinada compra.

“[A carga tributária] poderia ser reduzida. Isso não precisa de Constituição. Não precisa onerar os investimentos”, disse Serra. “Vou criar a nota fiscal brasileira. O consumidor vai comprar no varejo e terá de volta 30% do imposto que o varejista pagou”, explicou o candidato, informando que o retorno pode ser por intermédio de crédito tributário ou em dinheiro. “Eu fiz isso em São Paulo [adoção da nota fiscal paulista], e diminuiu a sonegação.”

Desde ontem (21) a TV Brasil promove uma rodada de entrevistas com os três candidatos à Presidência da República mais bem colocados nas pesquisas eleitorais. A série foi aberta pela candidata do PT, cuja entrevista foi apresentada ontem. A de José Serra vai ao ar hoje e a de Marina Silva, do Partido Verde (PV), amanhã (23), conforme a ordem definida em sorteio.

Para Serra, a questão tributária no Brasil é urgente, mas o futuro governo deve “se antecipar” aos problemas e tentar solucionar os já existentes. Quanto à atual política econômica, o candidato tucano critica a falta de incentivos às exportações. De acordo com ele, o sistema vigente favorece as importações e acaba por prejudicar o que é produzido no país.

“Acho que a gente tem o dever de antecipar os problemas. Para continuar crescendo no futuro, é preciso ter mais investimentos. No Brasil está se importando demais e exportando de menos. Tem gente dentro do governo, em nível de ministério, que pensa como nós. Não é uma coisa isolada”, afirmou Serra.

Em seguida, o candidato acrescentou que: “É preciso fazer uma equipe homogênea. Hoje há diferenças [nas posições assumidas pelos responsáveis] entre o Banco Central e [os ministérios do] Planejamento e Fazenda. É preciso ter um time harmônico.”

Fonte: Agência Brasil